Qual a importância das cores no e-commerce

Qual a importância das cores no e-commerce

O tema da importância das cores no e-commerce é cada vez mais debatido e estudado em função da sua influência direta sobre a taxa de conversão de uma loja virtual. Em uma época em que temos por obrigação extrair o máximo de cada elemento de um comércio eletrônico, essa temática, ganha cada vez mais espaço.

Foi-se o tempo em que a discussão sobre a importância das cores no e-commerce se restringia a questões estéticas de layout. Atualmente sabemos que as cores de uma loja virtual afetam diretamente o comportamento do usuário e consequentemente a taxa de conversão de qualquer e-commerce.

É claro que um layout eficiente e atrativo são ferramentas de conquista dos Internautas, tanto é que já na elaboração da logo das lojas virtuais os designers tem uma grande preocupação de selecionar cores ideais para expressar a essência da loja.

A importância das cores no desempenho de uma loja virtual

O uso das cores no e-commerce e sua influências sobre os resultados de uma loja virtual
Qual a importância das cores no e-commerce

As “cores” são na verdade uma forma de comunicação visual inconsciente com a qual qualquer profissional de publicidade aprende a trabalhar logo nos primeiros momentos de sua formação, associando-as a sentimentos e sensações. No e-commerce não é diferente.

A importãncia das cores no desempenho de uma loja virtual é alvo de exaustivas seções de Testes A/B no ambiente do próprio e-commerce como também no layout das Landing Pages utilizadas em campanhas de marketing específicas. Todo esse trabalho tem uma motivação única: o aumento da taxa de conversão seja ela qual for, geração de leads ou vendas diretas.

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Um caso clássico de influência das cores no e-commerce é o do botão comprar na página de detalhes de produto. Sabemos que a cor desse botão influencia no desempenho da taxa de conversão da página de detalhamento do produto e inúmeros artigos sobre qual a melhor cor para o botão comprar já foram escritos. Aqui mesmo em nosso blog já publicamos um infográfico sobre a importância das cores no comércio eletrônico.

O papel das cores em um comércio eletrônico

Vejamos então alguns exemplo da aplicação de cores no e-commerce e sua percepção por parte dos visitantes.

  • Amarelo – É uma cor frequentemente associada à juventude e determinação e por isso é normalmente usada para chamar a atenção de destaques em lojas virtuais.
  • Azul – Essa é uma cor associada à segurança e garantia. Não é por outro motivo que é muito usada na logo de bancos e instituições financeiras. No e-commerce é a cor ideal para trabalhar áreas que digam respeito a segurança de compra na loja virtual.
  • Branco – Essa é outra cor que tem marca registrada, a paz e pureza. É também a cor ligada à limpeza  e simplicidade e por isso remete a um ambiente e produtos que refletem leveza e harmonia, principalmente quando usada em contraste com cores quentes.
  • Laranja – Essa cor também é muito usada em botões de compra e outros com a função de Call to Action. É uma cor afirmativa que incentiva a ação do usuário.
  • Preto – A função da cor preta no e-commerce é realçar sentimentos e sensações como estilo e dignidade. Uma boa opção para e-commerce de moda de alto luxo, por exemplo.
  • Rosa – Uma cor tradicionalmente associada à feminidade e por isso de uso quase obrigatório em lojas virtuais voltadas para o público. Escolha sem erro essa quando aplicada ao público feminino. No e-commerce gay, é simplesmente um estereotipo imperdoável.
  • Verde – Essa é uma cor que também transmite confiança como no caso do azul e funciona como indicativo de acerto numa escolha, como no sinal de trânsito. Não é por outra razão que é comumente utilizada no botão comprar.
  • Vermelho – Uma cor classicamente ligada à urgência e imediatismo. Também usada como expressão de amor e paixão, a cor do sangue e coração. Por isso é muito usada em ocasiões festivas como Dia das Mães e Namorados.

O uso das cores em sua loja virtual

Como você pode ver, a importância das cores no e-commerce vai muito além de preferências pessoais ou convenções. É um fator de comunicação entre a marca e seus clientes, que dependendo da situação, pode significar um volume maior ou menor de vendas.

É importante ter isso em mente, principalmente nas etapas iniciais de planejamento da sua loja virtual. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, sempre lembramos que as cores da sua loja não são as suas preferidas e sim as que passam a mensagem principal do seu negócio ou ocasião de venda.

Publicado originalmente no Blog do Curso de E-commerce

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