Os principais erros de um e-commerce e o que fazer para evitá-los
Conhecer quais são os principais erros de um e-commerce é um ótimo caminho para evitar conhecidas armadilhas do comércio eletrônico.
Muitas lojas virtuais partem de uma boa ideia e focam em um mercado que realmente pode responder de forma bastante positiva a sua proposta de trabalho, mas em função de alguns pecados básicos, não conseguem atingir seu objetivos.
Analisando-se bem, percebesse que os principais erros de um e-commerce são na verdade simples de serem corrigidos quando o projeto é desenvolvido de forma planejada e metódica. O problema é que nem todos os projetos de e-commerce são conduzidos desta forma.
Falta de planejamento
Veja quais são os principais erros de um e-commerce
O maior dos erros de um e-commerce é a falta de planejamento. Muitos empreendedores acreditam que para montar um e-commerce de sucesso a única coisa a fazer é contratar uma plataforma de comércio eletrônico, cadastrar os produtos e pronto, o sucesso está garantido.
Um projeto de e-commerce é como um projeto físico, precisa ser minuciosamente planejado para que se consiga criar toda a estrutura necessária ao bom desenvolvimento do negócio, sem desperdício de recursos.
Questões como identificação do público-alvo, seleção do mix de produtos, determinação das estratégias de marketing a serem adotadas, formas de pagamento e logística são alguns dos pontos a serem estudados e detalhados nessa etapa. Sem esse planejamento inicial a coisa fica bastante difícil.
Plataforma de e-commerce inadequada
A escolha de uma plataforma de e-commerce inadequada é um outro fator que pode comprometer seriamente o desempenho de uma loja virtual a curto, médio e longo prazo. Um dos principais erros de um e-commerce é começar as operações com um sistema que não esteja de acordo com as necessidades futuras do negócio.
Invista o tempo que for necessário na escolha da plataforma de e-commerce sobre a qual você irá estruturar sua loja. Paute todas as suas necessidades presentes e futuras, para poder escolher uma plataforma que lhe proporcione estabilidade pelo menos durante um período de três anos.
Se depois de implementado o projeto, você tiver que partir para outra solução em termos de sistema, os prejuízos para o andamento do negócio são certos, pois não existe troca de plataforma de e-commerce que não seja traumática.
Erros estruturais de SEO
Ser encontrado é fundamental em se tratando de comércio eletrônico e por isso, planeje sua estratégia de SEO desde o início. Um dos principais erros de um e-commerce, por exemplo, é a criação de departamentos e seções da loja virtual, sem foco nas técnicas de SEO.
Faça uma boa pesquisa de palavras chave e estruture seus departamentos e seções de forma que as URLs amigáveis colaborem com a sua estratégia de SEO, desde a vitrine, passando pelos departamentos e finalmente concluindo com a página de detalhes do produto. O SEO no e-commerce começa da base.
Em nosso curso de SEO sempre alerto que se você não tratar da questão do SEO logo no início, consertar essa problema mais a frente custará muito mais caro de demandará um tempo muito maior para que sua loja consiga colocar seus produtos em posições de destaque no Google.
Fotos de baixa qualidade
Partido para a parte estética, um dos principais erros de uma loja virtual está em fotos de baixa qualidade. A primeira venda da sua loja são as fotos, e você não vai querer queimar as suas chances de venda logo na largada, concorda?
A importância das fotos no e-commerce vai muito além da questão estética. A segurança que as fotos de qualidade em uma loja virtual transmitem, afeta diretamente a taxa de conversão da loja e reduzem sensivelmente o índice de trocas e devoluções da loja.
Poucas opções de formas de pagamento
Outro item que merece destaque em nossa lista dos principais erros de um e-commerce é oferecer um número limitado de opções de formas de pagamento. Muitos empreendedores acreditam que reduzindo o número de meios de pagamento no e-commerce, estarão facilitando o dia a dia do negócio ou reduzindo os custos operacionais. Ledo engano.
As opções de sistemas de pagamento online atuais facilitam muito o trabalho de acompanhamento das compras, por isso, não há porque reduzir as opções para tentar cortar custos, basta escolher uma opção adequada ao seu negócio.
As pesquisas mostram que quanto maior o número de opções de formas de pagamento, menor o número de carrinhos de compra abandonados e consequentemente, maior será a taxa de conversão da loja virtual.
Marketing digital mal estruturado
O marketing digital é atualmente um dos grandes diferenciais do e-commerce e por isso precisa ser muito bem planejado e acompanhado. A divulgação de uma loja virtual precisa ser técnica e altamente profissional, caso contrário, você ao invés de fazer um investimento estará fazendo apenas um gasto.
Em primeiro lugar é preciso que em seu planejamento inicial você detalhe de forma clara quem é seu público-alvo e quais são suas características, para poder escolher quais são as melhores opções para divulgação da sua loja virtual.
O segundo passo é manter um monitoramento eficiente sobre todas as campanhas e seus resultados, valendo-se de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, para determinar quais são os canais de melhor conversão e quais são os produtos que fazem a diferença em seu negócio.
Frete caro
Outro dos maiores erros de um e-commerce é oferecer um frete caro, fator que comprovadamente aumenta o número de carrinhos de compra abandonados e baixa taxa de conversão. Isso pode simplesmente matar uma loja virtual.
A logística de entrega precisa ser analisada desde o momento da escolha dos produtos que você irá oferecer em sua loja virtual. O valor do frete tem um impacto profundo sobre o desempenho da sua loja, portanto é preciso avaliar com muita atenção esse aspecto do negócio.
Agora que você já conhece os principais erros de um e-commerce, o que acha de rever seu projeto ou então avaliar esses aspectos em sua loja virtual já em funcionamento?
Publicado originalmente no Guia de E-commerce