Estratégia de Marketing Digital Para Lojas Virtuais
A criação de uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais é um dos passos mais importantes para quem está montando agora o seu e-commerce, pois sem ela suas chances de sucesso serão bastante reduzidas.
É curioso quando percebemos em nossos treinamentos no Curso de E-commerce e na Academia do Marketing, como os novos empreendedores do varejo eletrônico tendem a colocar essa questão em segundo plano.
Na maioria das vezes, a principal preocupação de quem está iniciando é a escolha da plataforma de e-commerce, que obviamente é importante, mas sem uma boa estratégia de marketing digital para lojas virtuais, não adianta adotar o melhor sistema do mundo, que a coisa não funciona.
Para deixarmos este artigo mais didático e objetivo, dividimos os principais pontos de uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais em sete itens principais:
Vejamos então como trabalhar cada uma dessas dimensões do marketing digital na divulgação do seu e-commerce.
Como montar uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais
Confira abaixo quais são os principais pontos a serem observados na hora de montar uma estratégia de marketing digital para e-commerce e comece hoje mesmo a montar ou então revisar a sua.
1 – Escolha da Plataforma de E-commerce
Eu falei anteriormente que a preocupação de muitos dos nossos alunos do Curso de E-commerce é com a plataforma, o que como disse, faz todo o sentido, pois ela é o coração da sua loja virtual.
Por isso mesmo, na hora de escolher uma plataforma de e-commerce, além de questões técnicas relacionadas ao e-commerce em si, como recursos da plataforma e outros, é necessário também, que você leve em consideração os recursos para o marketing digital.
Atualmente as ferramentas de marketing digital se comunicam a todo momento com o site, e para que isso aconteça de uma forma eficiente na sua estratégia de marketing digital para lojas virtuais, a plataforma de e-commerce precisa oferecer alguns recursos fundamentais.
Estre estes recursos eu destaco:
- Recursos para implementação de uma estratégia de SEO – Search Engine Optimization, voltada para comércio eletrônico;
- Integração com os sistemas de acompanhamento de acessos e conversões das principais mídias sociais utilizadas no Brasil como o pixel do Facebook e Instagram;
- Sistema para integração dos códigos de acompanhamento de conversão na área de links patrocinados, como o Google Ads;
- Possibilidade de integração do Google Tag Manager, para administrar e atualizar com facilidade os códigos de monitoramento citados anteriormente;
- Recursos para a integração em tempo real da plataforma com os principais marketplace do mercado brasileiro;
- Opção para criação de Landing Pages específicas para serem utilizadas em campanhas mais pontuais e segmentadas;
- Integração do sistema de e-commerce com as plataformas de email marketing mais utilizadas no Brasil;
- Possibilidade de criação de um blog dentro da própria plataforma para que você possa criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo;
- Integração plena com o Google Analytics para poder acompanham o tráfego na loja e também os resultados de suas ações de marketing digital.
Para a criação de uma estratégia de marketing para lojas virtuais de forma profissional, essas ferramentas são indispensáveis, não só no caso do e-commerce como também para sites corporativos e outros.
2 – Plano de Marketing Digital
Uma vez resolvida a questão técnica da plataforma, vamos ao que interessa que é justamente os principais pontos para você montar uma estratégia de marketing para lojas virtuais.
O primeiríssimo passo nesta área é criar um plano de marketing digital, elemento sem o qual você dificilmente conseguirá otimizar o investimento em marketing digital e divulgar o seu e-commerce, extraindo o máximo de cada ferramenta.
Um dos piores erros em marketing digital é sair por aí fazendo anúncios nos mais variados canais sem um planejamento prévio, que ajude a criar uma sinergia entre as ações de marketing digital. É como navegar em um mar revolto sem uma bússola.
Neste planejamento inicial você deverá definir questões como:
- Quais são os objetivos da marca em termos de marketing online;
- O público-alvo e Persona de marketing que você deseja atingir com suas ações;
- Como será definido o funil de vendas de suas ações;
- O mix de canais de marketing mais adequado para o seu tipo de negócio;
- O orçamento disponível para as ações de marketing digital;
- Sistema de acompanhamento de tráfego e mensuração de resultados.
Para saber mais sobre a criação deste programa inicial de divulgação, para orientar a sua estratégia de marketing digital para lojas virtuais, recomendo que você leia o meu artigo Como Fazer Um Plano de Marketing Digital.
3 – Marketing de Busca
Entre as diversas dimensões do marketing digital, uma das que se destaca é o marketing de busca, ou seja, conseguir uma boa exposição nas páginas de respostas dos grandes mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.
Por isso digo que a estratégia de marketing digital para lojas virtuais que não pode ficar fora de qualquer planejamento, é justamente conquistar posições de destaque nas páginas de resultados de busca.
Para atingir este objetivo, você tem duas opções:
- Resultados de Busca Orgânica – São os resultados de busca que são destacados sem que você não tenha que gastar um único tostão por isso. São os resultados naturais do Google onde você aparece em função da relevância da sua página para o termo pesquisado;
- Resultados Pagos – São aquelas posições de destaque que você conquista nas ferramentas de busca, por ter investido em anúncios pagos, como por exemplo, os que você pode fazer anunciando os produtos da sua loja virtual no Google Ads.
As duas opções não são excludentes, muito pelo contrário. Em uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais você precisa dosar os recursos que são direcionados a cada uma dessas opções em termos de marketing online.
A escolha da palavra-chave certa para ser otimizada para cada uma destas dimensões do marketing de busca é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais nestas duas áreas.
Um cuidado especial deve ser tomado com o processo de Otimização de Sites – SEO, que precisa ser pensado logo no início, quando você estiver estruturando a sua loja virtual.
Como o SEO para e-commerce irá exigir, no que chamamos de SEO Estrutural, uma estrutura adequada, não é o tipo de coisa que a gente deixa para depois.
Além disso, as lojas físicas, que também operam no mercado online, podem agregar à sua estratégia de marketing para lojas virtuais, uma presença no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google para negócios locais.
Para que você possa entender melhor como funciona essa dimensão do marketing digital, sugiro que você leia o meu o meu artigo, onde mostro como funciona o marketing de busca.
4 – Marketing nas Redes Sociais
Outra estratégia de marketing digital que traz um bom retorno, principalmente no e-
e acessórios, turismo, gastronomia estática e outros, são as ações em redes sociais.
No caso de uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais, essa questão vem ficando cada vez mais interessante, pois muitas plataformas de mídias sociais já estão entrando firme na era do Social Commerce.
Hoje em dia temos, por exemplo as lojas virtuais no Facebook, ou Facebook Stores como são conhecidas. Para completar o leque de opções, temos também o Instagram Shopping.
Divulgar uma loja virtual no Instagram, dependendo do segmento onde você atua, é fundamental, e uma das estratégias de marketing digital para lojas virtuais nesta área e replicar o seu e-commerce no Facebook e Instagram.
Esse é o motivo para que eu tenha incluído a integração com as mídias sociais na lista de requisitos na hora de escolher uma plataforma de e-commerce anteriormente. É sem dúvida uma ferramenta de alto potencial de vendas.
Voltando para a questão da estratégia de marketing digital para lojas virtuais, as redes sociais podem contribuir em muito para a exposição da sua marca, produtos e serviços.
Crie um plano de marketing nas redes sociais que seja envolvente, ou seja, não utilize o seu perfil unicamente para divulgar seus produtos, mas busque antes de tudo se envolver com os seus clientes em potencial. Conteúdo é a chave nesta área.
Para reforçar a exposição da marca, não se esqueça de promover também um bom trabalho de Social Media Optimization – SMO, para que também seus perfis nas redes sociais sejam listados no Google, em pesquisas feitas pelo nome da marca.
5 – Marketing de Conteúdo
Outra recomendação que sempre faço em nossos cursos na Academia do Marketing e nas mentorias que realizo, é a incorporação do marketing de conteúdo em qualquer estratégia de marketing digital para lojas virtuais.
As mídias sociais são indiscutivelmente um ótimo ambiente para a divulgação de conteúdo, mas infelizmente o espaço de argumentação e explanação é bastante restrito.
Qual a opção para superar essa limitação? Simples, crie um blog associado à loja virtual e publique conteúdo mais denso, falando sobre assuntos relacionados aos seus produtos ou serviços e obviamente, aproveitando as oportunidades para divulga-los.
Esta é uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais que apresenta inúmeras vantagens. Além de criar mais um canal de relacionamento com seus clientes em potencial, ajuda, e muito, na estratégia de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO.
Um dos benefícios, além de aumentar o número de páginas da sua loja virtual listadas no Google, é o reforço na Autoridade do Domínio, um parâmetro de referência no algoritmo do Google.
6 – E-mail Marketing
Falar na criação de uma estratégia de marketing para lojas virtuais sem mencionar o e-mail marketing seria uma temeridade.
Embora muita gente acredite que o e-mail seja uma ferramenta morta, na verdade, no que diz respeito a comércio eletrônico, essa é uma ferramenta fundamenta, pois além de promover o relacionamento com seus clientes, é uma poderosa ferramenta de vendas.
Crie listas segmentadas por produtos e interesses, e faça campanhas pontuais sobre estes públicos. Mais uma vez, o grande segredo para o sucesso de uma estratégia de marketing digital, para lojas virtuais é trabalhar com públicos segmentados.
7 – Monitoramento de Resultados
De nada adianta você montar uma excelente estratégia de marketing digital para lojas virtuais se você não consegue avaliar o resultado, não só desta estratégia como um todo, como também cada um dos canais envolvidos, você não concorda?
A conhecida frase de William Deming se aplica perfeitamente, entre outras áreas, ao marketing digital para e-commerce.
“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.” W. E. Deming
Uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais onde você não consegue identificar o retorno específico de cada um dos canais é um tremendo tiro no escuro, porque você fica simplesmente sem saber onde vale a pena investir ou não.
A solução neste caso é lançar mão do Google Analytics, ferramenta gratuita do Google que permite a você monitorar praticamente tudo o que acontece em sua loja virtual, seja em termos de tráfego ou conversão.
Uma estratégia de marketing para lojas virtuais não é algo estático. Ela está sempre sendo aperfeiçoada, e os dados fornecidos pelo Google Analytics são uma ótima fonte para você poder aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.
Quer saber mais sobre a criação de uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais? Então assine a minha Newsletter e mantenha-se informado.