E-commerce para pequenas empresas

E-commerce para pequenas empresas é viável sim

Temos assistido um crescimento acelerado do e-commerce para pequenas empresas nos últimos anos no Brasil, principalmente em função da derrubada de diversas barreiras de entrada, notadamente nas áreas de TI e marketing digital, que durante muito tempo tornaram o segmento praticamente exclusivo das grandes empresas. Os tempos mudaram e atualmente já é possível montar uma loja virtual com um investimento relativamente baixo e disputar o mercado .

Até a algum tempo atrás, quando falávamos em e-commerce para pequenas empresas, a realidade eram plataformas de e-commerce improvisadas e soluções em marketing digital primitivas, que em termos de retorno efetivo eram simplesmente nulas. Este quadro mudou, e atualmente as PMEs podem disputar de igual para igual um mercado que apresenta uma taxa de crescimento média de 25% nos últimos cinco anos, segundo os relatórios da Webshoppers, e não apresenta qualquer sinal de esgotamento, muito pelo contrário.

O espaço das PMEs no e-commerce brasileiro

O e-commerce para pequenas empresas surge como uma alternativa atraente para empreendedores pressionados pelos elevados valores de locação de imóveis e o caos urbano que tem transformado uma simples saída para compras nos shopping centers e outros centros comerciais em uma verdadeira aventura.

Como o custo de uma loja virtual é bem menor que o de instalação de uma unidade física, as pequenas empresas têm no comércio eletrônico uma opção para expansão de seus negócios, que une baixos custos e oportunidade de conquista de novos mercados. Isso tem feito com que cada vez mais, pequenos e micro empresários vejam no varejo eletrônico uma grande oportunidade de crescimento de seus negócios.

E-commerce para pequenas empresas
E-commerce para pequenas empresas é viável mas exige cuidados

 

Os novos caminhos para as PMEs no e-commerce

Uma das grandes vantagens do e-commerce para pequenas empresas é a expansão do mercado. Ao romper com as barreiras geográficas, o e-commerce, abre para as pequenas empresas um novo mercado, onde elas podem oferecer seus produtos para um público, que muitas vezes não tem acesso físico a eles, mas que pela Internet passa a fazer parte do rol de clientes, a um custo infinitamente menor do que o que representaria o mesmo investimento no mundo físico.

A expansão da banda larga no país é outro fator que estimula o ingresso das pequenas empresas no e-commerce. Na medida em que cada vez mais lares brasileiros têm acesso a Internet através de conexões de banda larga, cresce o universo de consumidores em potencial. Isso cria um mercado praticamente virgem para as pequenas empresas, que por limitações orçamentárias não poderiam ter acesso a esses consumidores se não houvesse a opção do comércio eletrônico.

Capacitação profissional e tecnologia não são mais problema para a s PMEs

Como a tecnologia aplicada ao e-commerce não é mais uma barreira de entrada para os pequenos empresários, que hoje dispõem de diversas opções para a criação de uma loja virtual de sucesso, criou-se um novo cenário para o crescimento.

A capacitação profissional também não é mais obstáculo já que é possível capacitar a equipe de colaboradores em qualquer lugar do Brasil, graças à educação a distância, área inclusive, que o Curso de E-commerce foi pioneiro, oferecendo cursos nas áreas de gestão de e-commerce e marketing digital de qualidade e atualizados. Quando criamos nosso curso de e-commerce para pequenas empresas ficamos surpresos com a demanda que superou em muito nossas espectativas, o que mostrou a forma desse mercado.

O projeto de e-commerce deve ter uma visão realista

Dizer que criar uma presença comercial na Internet é fácil, é vender ilusões. Em nosso curso de e-commerce dimensionamos o comércio eletrônico para pequenas empresas de forma realista, para que ninguém seja induzido ao erro. O mercado é promissor, mas exige planejamento, investimento e dedicação. A criação de um projeto de comércio eletrônico precisa partir de premissas realistas e não de promessas de um negócio fácil.

Não se trata mais de saber o que vender pela Internet, já que atualmente vende-se de tudo na web, desde carros e apartamentos até ingressos para shows. Trate-se de saber como vender com eficiência, ou seja, como o e-commerce para pequenas empresas pode criar um diferencial em relação aos grandes players do mercado e com isso garantir um Market Share para as PMEs que entram agora.

A economia brasileira passa por um ótimo momento em termos de e-commerce para pequenas empresas, e essa é uma chance de conquista de novos mercados que não deve ser desprezada pelo pequeno e médio empresário.

Publicado originalmente no Blog do Curso de E-commerce

Artigos Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

E-commerce

Fraudes Com Cartões de Crédito em Lojas Virtuais

As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais são um dos maiores riscos para...

Mais Lidos em E-commerce

Últimas Publicações

Buscar no Site