Como desenvolver sua marca pessoal no Google

Como desenvolver sua marca pessoal no Google

Como o Google é o maior canal de exposição na Internet, pelo menos em termos de marketing de buscas, por que não desenvolver sua marca pessoal no Google? O caminho parece lógico, mas muita gente na hora de elaborar um planejamento para sua marca pessoal parece simplesmente esquecer o Google.

O marketing de busca é atualmente uma das principais ferramentas para a divulgação de uma marca e por isso é item essencial em qualquer estratégia de marketing online. A verdade é que se você não conquista um lugar de destaque no Google, em termos de marketing digital, você praticamente não existe para a maioria dos usuários.

Algumas pessoas, por desconhecimento ou por um erro de estratégia ignoram o poder de uma marca pessoal no Google sólida, como fator de alavancagem para uma estratégia de marketing pessoal na Internet. Muitas vezes, ao elaborar o planejamento as pessoas focam demais em ferramentas voltadas para o relacionamento profissional, como por exemplo, o LinkedIn, e se esquecem que aquela não é a principal fonte de exposição no mundo online. O marketing pessoal em redes sociais é importante, mas ser encontrado no Google também é.

Um outro ponto a ser levado em consideração é que atualmente o Google é usado em muitos processos seletivos como ferramenta de busca sobre informações sobre o candidato. Portanto, não podemos esquecer desta parte ao planejarmos nossa presença digital.

Google como hub das ações de marketing pessoal na Internet

Queiram ou não os adeptos de teorias de que o Google concentraria poder demais em função da sua onipresença em nosso dia a dia digital, o fato é que qualquer profissional de marketing digital concorda que uma campanha de sucesso passa pelo Google, e em termos de marketing pessoal não é diferente. Se ao elaborarmos uma campanha de marketing digital para uma empresa colocamos o marketing no Google como uma das prioridades, por que ao criar uma marca pessoal na Internet deveríamos seguir um caminho diferente?

Pesquisas mostram que mais de 80% das pessoas que acessam a Internet, passam pela pesquisa no Google em algum momento da sua navegação. Logo, estar em evidência no Google é essencial para qualquer tipo de campanha, seja ela corporativa ou pessoal.

Qual a importância do marketing pessoal no Google

Como desenvolver sua marca pessoal no Google
A importância de desenvolver sua marca pessoal no Google

Existem inúmeras forma de se conseguir uma boa exposição pessoal no Google e muitas delas são gratuitas, o que faz delas opções ainda mais atraentes para o marketing pessoal, sempre amarrado em função do orçamento.

Boas colocações nas páginas de respostas, Google Groups, Google Places e até mesmo, por que não, o programa de links patrocinados Google Ads, são algumas dessas formas de exposição. Basta a você, decidir qual dos caminhos seguir e traçar uma estratégia consistente para esses canais.

  • Marca Pessoal no Google nas páginas de respostas das buscas
  • Marca Pessoal no Google através de seus aplicativos

No primeiro caso, o foco da estratégia para produção de conteúdo a ser publicado na Internet. Pela produção de conteúdo buscamos maior exposição nas páginas de respostas do Google geradas a partir de palavras-chave ligadas ao seu segmento de atuação.

Como criar uma marca pessoal no Google. Veja algumas dicas para desenvolver seu marketing pessoal no Google
Como criar uma marca pessoal no Google

O que o Google oferece para construção da sua marca pessoal

Na minha opinião, a criação de um blog pessoal é a maneira mais direta para se conseguir boas posições nas páginas de respostas do Google, quando os usuários fazem uma pesquisa sobre a área em que você é especializado. Você também conseguiria fazer isso através de seus perfis nas redes sociais, mas é bem mais difícil.

Meu conselho para você conseguir um bom posicionamento nas SERPs – Search Engine Response Pages é produzir conteúdo relevante na sua área de atuação e aplicar as técnicas de SEO em seu post e blog.

A segunda opção é usar os inúmeros APPs do Google, de forma a gerar conteúdo sobre você. Se você ainda não tem, um bom começo é criar um blog pessoal no Blogger. Depois, seria também conveniente criar um apontamento de endereço no Google Places para, literalmente colocar você no mapa.

Minha terceira sugestão imediata seria a criação de um perfil no Google+, a rede social do Google, que mesmo estando no princípio já promete muito em termos de marketing pessoal nas redes sociais.

A criação de uma marca pessoal no Google não é coisa que se faça da noite para o dia, mas certamente é um dos passos mais importantes para seu plano de marketing pessoal na Internet. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Publicado originalmente no site Marketing Pessoal

Artigos Relacionados

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal Nas Mídias Sociais

Marketing Pessoal nas Mídias Sociais - Como fazer o seu Em uma época em que todo mundo está conectado o marketing pessoal nas mídias sociais...

Mais Lidos em Marketing Pessoal

Buscar no Site

Últimas Publicações