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Como Montar Um E-commerce de Sucesso

Saiba como montar um e-commerce de sucesso

Quando me perguntam como montar um e-commerce de sucesso a minha resposta é sempre a mesma: Prepare-se para o seu negócio. Planejamento, capacitação e conhecimento do mercado são etapas essenciais para o sucesso no comércio eletrônico.

O empreendedor que deseja montar um e-commerce deve ter em mente que uma loja virtual ou qualquer outro modelo de negócio deve ter em mente que não é porque o negócio tem como base a Internet, que não vai precisar de dedicação, muito trabalho e conhecimento das ferramentas envolvidas no processo.

Para facilitar a vida de quem está pretendendo ingressar no universo do comércio eletrônico, elaborei neste artigo um pequeno roteiro com o passo a passo para quem deseja abrir um e-commerce de sucesso.

Um e-commerce de sucesso começa pelo profissionalismo

No atual momento do comércio eletrônico não há espaço para amadorismo ou qualquer tipo de improviso. Temos um mercado extremamente profissionalizado.

Se mesmo depois desse aviso de um humilde consultor com mais de 16 anos de atuação nesse mercado você quiser continuar insistindo nesse caminho, pode ficar tranquilo. O fracasso certamente irá bater á sua porta.

Esqueça soluções como loja grátis, criação da loja pelo “sobrinho que mexe com Internet” ou administração da loja virtual feita pela “menina da contabilidade que sabe tudo de MSN”. Isso simplesmente não funciona.

Planeje a montagem da sua loja virtual em detalhes

Um projeto de e-commerce é muito mais que simplesmente abrir uma loja virtual e pronto. Mais de 60% das lojas virtuais fecham em menos de 1 ano, por isso, organize-se.

Como montar um e-commerce de sucesso é como qualquer outro tipo de negócio, faça um planejamento detalhado do seu projeto, analise o mercado em que vai entrar e coloque tudo isso no papel na forma de um plano de negócios para seu e-commerce.

Faça uma programação para a execução das etapas do projeto com data, recursos técnicos envolvidos e valor a ser investido. Desenhe o cenário em que você espera que vá se desenvolver o seu projeto.

Analise o segmento de atuação e seus concorrentes

Se você está interessado em saber como montar um e-commerce de sucesso, minha principal dica é que você trabalhe em um nicho de mercado específico, pois eles são as melhores portas de entrada para a sua loja virtual.

As vantagens do e-commerce de nicho são inúmeras, como por exemplo, ter uma segmentação muito bem definida do seu público e a criação de um diferencial em relação as outras lojas virtuais.

Ao montar um e-commerce com foco em um nicho de mercado, você evita a concorrências com os grandes players de mercado e ainda tem a oportunidade de atuar em setores muitas vezes inexplorados.

As chances de obter sucesso no comércio eletrônico atualmente estão intimamente relacionadas à escolha de um nicho de mercado promissor e não são poucos os disponíveis no mercado.

Familiarize-se com as tecnologia envolvidas no projeto

Você não precisa se transformar em um programador para montar um e-commerce, mas deve conhecer as tecnologias disponíveis para fazer a escolha que mais se adapta ao seu projeto de loja online.

Existem diversas opções de plataformas de e-commerce que podem ser adotadas para criação de lojas virtuais.

Para outros modelos de negócio no e-commerce, como sites que envolvam a venda de algum tipo de produto ou serviço, também existem soluções prontas ou que podem ser facilmente adaptadas para se encaixarem dentro das suas necessidades.

Como montar um e-commerce de sucesso não envolve necessariamente criar uma loja virtual no formato clássico, as opções são muito variadas.

Pesquise opções de formas de pagamento

A grande maioria das pessoas que estão interessadas em saber como montar um e-commerce, tem um especial interesse em saber como se dará o processamento das formas de pagamento em sua loja virtual.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais esse é um dos módulos que mais desperta interesse entre os participantes, principalmente porque as fraudes no e-commerce são uma realidade assustadora.

Atualmente o mercado oferece diversas soluções para a implantação de formas de pagamento online. É necessário que seus clientes tenham total confiança na hora de efetuarem pagamentos, em sua loja virtual.

Dependendo do momento e do tipo do seu negócio, você pode implantar soluções de pagamento bem seguras e sem muita burocracia.

Ao montar um e-commerce você deve ter em mente que a segurança nas operações online deve ser tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Elabore um bom apoio logístico

Se for montar um e-commerce ou vender algum tipo de produto não se esqueça de tomar todo o cuidado possível com a questão da logística.

Um dos erros mais comuns no comércio eletrônico , seja ele um pequeno e-commerce ou uma grande operação é justamente problemas com a entrega dos produtos vendidos.

A maioria das reclamações registradas no Reclame Aqui, giram em torno de problemas com o prazo de entrega que não é cumprido por parte da loja virtual.

Esteja certo de ter uma estrutura que possa garantir que os produtos vendidos em seu site serão entregues dentro do prazo estipulado em sua política de entregas.

Defina sua estratégia de marketing digital

O fundados do Yahoo já dizia que um site sem promoção é como um outdoor no porão. Por isso mesmo, atualmente, mais do que nunca é importante ter um planejamento bem definido sobre a ações de marketing digital que você irá implantar em seu e-commerce.

A divulgação de lojas virtuais é uma etapa do planejamento que deve ser tratada logo de início, porque envolve até mesmo a definição da plataforma de e-commerce que você irá adotar.

O grande diferencial no e-commerce moderno está justamente na parte do marketing digital. Não se trata mais de saber apenas como montar um e-commerce e sim como divulgá-lo.

Se você pretende montar um e-commerce, não se esqueça de separar um bom percentual dos recursos para as campanhas de marketing digital, porque sem elas as suas chances de sucesso são bastante reduzidas.

Para saber mais detalhes sobre a estrutura para divulgar um e-commerce de forma profissional, não deixe de ler meu artigo sobre Estratégia de Marketing Para Lojas Virtuais.

Crie um monitoramento de todas as sua atividades online

Uma das grandes vantagens do mundo virtual é que tudo que acontece pode ser monitorado.

Você sabia que todo o tráfego e comportamento dos clientes de um e-commerce pode ser monitorado e detalhado para que você possa analisar o que está ocorrendo no seu negócio e utilizar essas informações para a tomada de decisões futuras?

Melhor, isso pode ser feito de graça com uma ferramenta chamada Google Analytics. Sem um monitoramento você estará navegando na escuridão, tendo como conselheiro o Eu Acho.

Como montar um e-commerce envolve a constante coleta de informações como atividade no site, envio de e-mails, atuação nas redes sociais, taxa de conversão, essa é uma ferramenta indispensável para o gerenciamento de uma loja virtual.

Capacitação é fundamental em qualquer negócio

Para montar um e-commerce é necessário investir em capacitação. O empreendedor digital deve estar consciente que é necessário investimento em capacitação tanto no que diz respeito à gestão de e-commerce quanto para colaboradores que irão controlar o sistema.

Como montar um e-commerce exige método e conhecimento de ferramentas necessárias para isso, uma boa dica é começar por fazer um bom curso de e-commerce para conhecer todo o processo.

Para complementar, como montar um e-commerce envolve também sua divulgação, fazer um curso de marketing digital também é recomendável, pois lhe dará uma ótima visão sobre o assunto.

O comércio eletrônico está cada vez mais técnico e por isso precisa de profissionais que tenham conhecimento nas mais diversas áreas envolvidas no ambiente do comércio virtual.

O empreendedorismo de sucesso no e-commerce depende das técnicas utilizadas por quem gerencia e trabalha com ele.

Atualize-se sempre

O comércio eletrônico é muito dinâmico e está em constante evolução. Em nossos cursos sobre e-commerce, costumo dizer que nenhuma loja virtual está terminada, elas estão no máximo prontas para operar.

Por isso, mantenha-se atualizado com as novas tendências e tecnologias. Assine feeds de notícias e newsletters de sites especializados no assunto, compre revistas especializadas e acompanhe as discussões em redes sociais.

O processo de criação de um e-commerce é extenso e cheio de detalhes. Em um único artigo, seria praticamente impossível abordar todos os aspectos técnicos e estratégicos da criação de uma loja virtual.

Se você quer saber como montar um e-commerce a grande dica é bem simples, colete o máximo de informação possível antes de dar o primeiro passo. Para se manter em dia com este e outros assuntos envolvendo o comércio eletrônico, assine a minha Newsletter.

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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