Como desenvolver sua marca pessoal no Google
Como o Google é o maior canal de exposição na Internet, pelo menos em termos de marketing de buscas, por que não desenvolver sua marca pessoal no Google? O caminho parece lógico, mas muita gente na hora de elaborar um planejamento para sua marca pessoal parece simplesmente esquecer o Google.
O marketing de busca é atualmente uma das principais ferramentas para a divulgação de uma marca e por isso é item essencial em qualquer estratégia de marketing online. A verdade é que se você não conquista um lugar de destaque no Google, em termos de marketing digital, você praticamente não existe para a maioria dos usuários.
Algumas pessoas, por desconhecimento ou por um erro de estratégia ignoram o poder de uma marca pessoal no Google sólida, como fator de alavancagem para uma estratégia de marketing pessoal na Internet. Muitas vezes, ao elaborar o planejamento as pessoas focam demais em ferramentas voltadas para o relacionamento profissional, como por exemplo, o LinkedIn, e se esquecem que aquela não é a principal fonte de exposição no mundo online. O marketing pessoal em redes sociais é importante, mas ser encontrado no Google também é.
Um outro ponto a ser levado em consideração é que atualmente o Google é usado em muitos processos seletivos como ferramenta de busca sobre informações sobre o candidato. Portanto, não podemos esquecer desta parte ao planejarmos nossa presença digital.
Google como hub das ações de marketing pessoal na Internet
Queiram ou não os adeptos de teorias de que o Google concentraria poder demais em função da sua onipresença em nosso dia a dia digital, o fato é que qualquer profissional de marketing digital concorda que uma campanha de sucesso passa pelo Google, e em termos de marketing pessoal não é diferente. Se ao elaborarmos uma campanha de marketing digital para uma empresa colocamos o marketing no Google como uma das prioridades, por que ao criar uma marca pessoal na Internet deveríamos seguir um caminho diferente?
Pesquisas mostram que mais de 80% das pessoas que acessam a Internet, passam pela pesquisa no Google em algum momento da sua navegação. Logo, estar em evidência no Google é essencial para qualquer tipo de campanha, seja ela corporativa ou pessoal.
Qual a importância do marketing pessoal no Google
Existem inúmeras forma de se conseguir uma boa exposição pessoal no Google e muitas delas são gratuitas, o que faz delas opções ainda mais atraentes para o marketing pessoal, sempre amarrado em função do orçamento.
Boas colocações nas páginas de respostas, Google Groups, Google Places e até mesmo, por que não, o programa de links patrocinados Google Ads, são algumas dessas formas de exposição. Basta a você, decidir qual dos caminhos seguir e traçar uma estratégia consistente para esses canais.
- Marca Pessoal no Google nas páginas de respostas das buscas
- Marca Pessoal no Google através de seus aplicativos
No primeiro caso, o foco da estratégia para produção de conteúdo a ser publicado na Internet. Pela produção de conteúdo buscamos maior exposição nas páginas de respostas do Google geradas a partir de palavras-chave ligadas ao seu segmento de atuação.
O que o Google oferece para construção da sua marca pessoal
Na minha opinião, a criação de um blog pessoal é a maneira mais direta para se conseguir boas posições nas páginas de respostas do Google, quando os usuários fazem uma pesquisa sobre a área em que você é especializado. Você também conseguiria fazer isso através de seus perfis nas redes sociais, mas é bem mais difícil.
Meu conselho para você conseguir um bom posicionamento nas SERPs – Search Engine Response Pages é produzir conteúdo relevante na sua área de atuação e aplicar as técnicas de SEO em seu post e blog.
A segunda opção é usar os inúmeros APPs do Google, de forma a gerar conteúdo sobre você. Se você ainda não tem, um bom começo é criar um blog pessoal no Blogger. Depois, seria também conveniente criar um apontamento de endereço no Google Places para, literalmente colocar você no mapa.
Minha terceira sugestão imediata seria a criação de um perfil no Google+, a rede social do Google, que mesmo estando no princípio já promete muito em termos de marketing pessoal nas redes sociais.
A criação de uma marca pessoal no Google não é coisa que se faça da noite para o dia, mas certamente é um dos passos mais importantes para seu plano de marketing pessoal na Internet. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
Publicado originalmente no site Marketing Pessoal