O que é Google Meu Negócio e como funciona
Se você ainda não sabe o que é Google Meu Negócio, pode estar perdendo uma excepcional oportunidade para conseguir exposição gratuita nas páginas de respostas do Google, principalmente se você tiver um pequeno negócio local.
Criada a pouco mais de cinco anos, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita onde uma empresa pode se cadastrar e com isso conseguir uma ótima exposição nos resultados de pesquisas do buscador e também no Google Maps.
Ter uma presença online nesta ferramenta ajuda as pessoas a encontrarem sua empresa em diversas situações de pesquisa, como pelo nome da empresa, produtos e serviços que você oferece, e em buscas por localização geográfica.
Para que você possa ter uma boa ideia sobre oque é Google Meu Negócio e como ele funciona, dividimos este artigo nos seguintes tópicos:
1 – Como funciona o Google Meu Negócio
2 – As vantagens do Google Meu Negócio
3 – Gerando oportunidades e atraindo clientes
4 – Conversando com seus clientes
5 – Obtendo informações com o Google Meu Negócio
6 – Criando uma estratégia de marketing
Vejamos então cada item destes e como usar esta ferramenta para gerar mais negócios para sua empresa.
1 – Como funciona o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é na verdade um gigantesco diretório de empresas criado pelo Google, que vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing digital, principalmente naquelas voltadas para pequenos negócios locais.
O serviço é gratuito, o que sem sombra de dúvida já é um forte motivo para você cadastrar a sua empresa na ferramenta, e conseguir com isso anunciar de graça no Google em situações como páginas de pesquisa e no Google Maps, como dissemos anteriormente.
Ao criar uma Ficha, como é chamado o perfil de uma empresa no Google Meu Negócio, você poderá cadastrar informações como:
- Nome comercial da empresa
- Endereço do negócio
- Número de telefone
- Horário de funcionamento
- Formas de pagamento
- Outras informações sobre o negócio
Um dos segredos para conquistar relevância para uma ficha no Google Meu Negócio e com isso, ter sua empresa mais destacada nas pesquisas é preencher todas as informações disponíveis nos diversos formulários e campos oferecidos pela plataforma.
2 – As vantagens do Google Meu Negócio
Agora que você já sabe o que é Google Meu Negócio, é hora de analisarmos as suas vantagens e importância em uma estratégia de marketing digital, muitas delas que passam desapercebidas do olhar leigo dos pequenos empreendedores.
A primeira vantagem é justamente conseguir uma exposição super privilegiada logo na primeira página do Google.
Se estar em primeiro lugar nas páginas de respostas do Google já é um ótimo negócio, conseguir uma posição de destaque através da ficha no Google Meu Negócio, é o máximo em termos de exposição.
Além disso, em termos de marketing de busca, ter uma presença digital na forma de ficha de empresa, certamente ajudará você a conquistar posições de destaque para outras páginas do seu site, caso você tenha um.
Se não tiver um site, isso também não será um problema, pois a ferramenta oferece a oportunidade de criar um, bem simples, é verdade, mas melhor que nada.
Além disso, outra das grandes vantagens do Google Meu Negócio é que através dele você poderá criar um canal direto de comunicação entre a sua empresa e seus clientes que estão seguindo a sua empresa em sua ficha.
Para saber ainda mais sobre o que é Google Meu Negócio e o que o diferencia de outras ferramentas de marketing digital, sugerimos que você leia o nosso artigo Vantagens do Google Meu Negócio.
3 – Gerando oportunidades e atraindo clientes
A exposição da sua empresa em destaque logo na primeira página das pesquisas realizadas no Google, já é por si só uma oportunidade e tanto para a geração de novas oportunidades de negócios.
Quando bem trabalhado do ponto de vista técnico, e com as novas ferramentas que estão sendo lançadas, o Google Meu Negócio vai muito além disso. Ele cria oportunidades para praticamente qualquer tipo de negócio.
Não se trata apenas de saber o que é Google Meu Negócio. Se trata de saber como ele pode acabar gerando resultados reais para a sua empresa, além de simplesmente colocar a sua empresa em destaque nas buscas.
Por exemplo. A ferramenta de criação de uma área para a inserção dos seus produtos, dá a você a oportunidade de criar uma dinâmica de atualizações na sua Ficha, que irá transformá-la em uma verdadeira loja online.
Se você trabalha com serviços é a mesma coisa. No GMN você encontrará uma ferramenta que permite a você criar uma verdadeira vitrine de serviços, que certamente ajudará você a conquistar novos clientes.
Um dos grandes segredos dessa ferramenta é justamente identificar todas as oportunidades para geração de negócios que ela oferece e colocá-las para trabalhar de forma coordenada para gerar cada vez mais relevância para sua empresa na plataforma.
4 – Conversando com seus clientes
Muitas vezes, quando, por curiosidade de pesquisa, eu pergunto para alguns empresários o que é Google Meu Negócio, a grande maioria afirma que ele é um lugar onde você pode cadastrar uma empresa para aparecer no Google.
Bem, errada a resposta não é, o problema é que está incompleta. O GMN é muito mais que uma ferramenta de cadastramento de empresas. Com os recursos que ele oferecer hoje em dia, ele na verdade vem se transformando em um verdadeiro canal de comunicação entre a empresa e seus clientes.
Recentemente o Google criou a possibilidade das pessoas seguirem as fichas de empresas e com isso, criar um canal direto entre essas empresas e as pessoas que as seguem. Resultado, ele criou uma verdadeira rede social das empresas com seus clientes.
Resultado, o Google Meu Negócio é hoje em dia um canal de comunicação direta da empresa, que pode através de postagens e atualizações, estar sempre em contato com seus clientes. Postar fotos e atualizações, como nas redes sociais vira uma rotina nesta ferramenta.
5 – Obtendo informações com o Google Meu Negócio
Outra dimensão bastante interessante do Google Meu negócio é que ele possui uma ferramenta de análise de informações de desempenho da sua ficha, tipo um Google My Business Analytics, que oferece diversas métricas sobre a ficha da empresa.
Analisando estes dados, você pode extrair informações bastante valiosas sobre o seu público e o que ele realmente está buscando, da mesma forma que fazemos no Google Analytics com outras ferramentas do marketing de busca como Google Ads e SEO.
De posse destas informações podemos otimizar o Google Meu Negócio para que sejamos visíveis em buscas e situações que nos proporcionem mais oportunidades de geração de leads e negócios finais.
6 – Criando uma estratégia de marketing
Não basta saber o que é Google Meu Negócio. O importante é saber como incorporá-lo à sua estratégia de marketing digital. Por isso, é necessário conhecer muito bem a ferramenta e seus recursos, para poder criar uma estratégia específica para ela.
Se aliarmos as formas como o Google Meu Negócio pode ajudar à sua empresa a outras estratégias de marketing de busca, podemos potencializar em muito estas dimensões do marketing digital e obter cada vez mais exposição para as empresas.
Por Alberto Valle na Academia do Marketing