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Social Media Optimization – O Que é SMO

Você sabe o que é Social Media Optimization – SMO? Se não, leia este artigo onde vou mostrar a você como funciona o processo de SMO e como ele pode ajudar a destacar seus canais em mídias sociais nas páginas de respostas do Google e também se destacarem em pesquisas internas nas diversas redes sociais.

Social Media Optimization – SMO

O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em um conjunto de técnicas de SEO aplicadas a perfis em mídias sociais.

Neste artigo vou mostrar qual sua importância e como conduzir tecnicamente a aplicação destas técnicas.

Se você ainda não sabe o que é Social Media Optimization – SMO, pode estar perdendo uma ótima oportunidade de destacar os perfis da sua marca nos grandes buscadores, como o Google e outros.

É curioso constatar que muitas marcas ficam, e com razão, obcecadas em colocar o seu site em primeiro lufar nas pesquisas realizadas no Google e outros grandes buscadores.

O problema é que a grande maioria ignora que existem também o segundo, terceiro, quarto e outros lugares, quando fazemos uma pesquisa no Google.

Bem, se o seu desafio é promover a sua marca, é claro que colocar a principal página, a de apresentação da sua marca, em primeiro lugar no Google, é importante, e porque não dizer, essencial em termos de marketing de busca.

A questão que discutimos no processo de Social Media Optimization é que é possível, e também essencial em termos de exposição da marca, colocar os seus canais em mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, em destaque para expor a marca de uma maneira ainda maior.

Como funciona o processo de Social Media Optimization

A minha proposta inicial é justamente mostrar qual a importância e como fazer o trabalho de Social Media Optimization, que tratamos, em termos de marketing de busca, uma das mais importantes dimensões do marketing digital, pela sigla SMO.

Social Media Optimization

A importância do processo de Social Media Optimization

Ser encontrado em pesquisas realizadas no Google e outros importantes motores de busca é fundamental para a exposição de uma marca.

Além, é importante que você esteja listado logo nos primeiros resultados para se destacar de outros sites.

Para estar entre os primeiros lugares das páginas de respostas do Google é necessário que as páginas do seu site passem por um processo de otimização de sites para ferramentas de busca, uma das principais dimensões do marketing digital.

É claro que colocar o seu site na primeira posição do Google, é importante, principalmente nas pesquisas realizadas pela marca que você representa.

Mesmo assim, existem outras nove posições que poderiam estar contribuindo para exposição da sua marca.

A importância do processo de Social Media Optimization é justamente essa. É um processo que pode colocar os seus perfis e páginas nas redes sociais, ocupando algumas dessas outras posições, gerando maior exposição para o seu site.

Levando em consideração que qualquer exposição orgânica, ou seja, não paga, como a que conseguimos na página de resultados de buscas no Google é bem-vinda, é essencial que você use o processo de Social Media Optimization no seu processo de gestão de redes sociais.

Não por outro motivo que em nossos cursos nesta área, como o Curso de Redes Sociais, Curso de Instagram Para Negócios, Curso de Facebook Marketing e no próprio Curso de SEO, fazemos questão de incluir este tópico.

Como fazer o processo de SMO em suas redes sociais

No processo de SMO, nosso objetivo principal é destacarmos os nossos perfis nas diversas mídias sociais quando as pessoas pesquisam pela nossa marca, ou pelo nosso nome, no caso do marketing pessoal nas mídias sociais.

Por isso, a palavra-chave a ser otimizada é justamente o nome da marca, como no caso da Academia do Marketing, onde fazemos toda a otimização de mídias sociais em cima do nome do nosso site.

O processo de SEO nas redes sociais é hoje em dia uma ferramenta fundamental para quem deseja conquistar alcance, dentro e fora das redes sociais.

Nosso desafio está em fazer o Google entender que aquele perfil pertence a uma determinada marca e de preferência fazer menção sobre o assunto principal que aquele perfil aborda.

Para isso você deve observar as seguintes regras na hora de preencher os dados do perfil:

    • Coloque o nome da marca logo no início da descrição do perfil ou página, geralmente no Sobre do perfil;
    • Coloque o nome da marca nos campos que irão compor as meta tags do seu perfil ou página;
    • Insira, sempre que possível, um link para a home do seu site para linkar o perfil ao site em si;
    • Se a mídia social em questão tiver um campo sobre localização da empresa, não deixe de preenche-lo, pois isso ajuda no que chamamos de SEO Local;
    • Na imagem principal do perfil, coloque o nome da marca no arquivo de imagem;
    • Se a rede social admitir algum tipo de tag, coloque o tema principal do seu site e sinônimos entre elas;
    • Preencha todos os campos de formulário existentes no perfil, para dar densidade a ele e consequentemente relevância.

Estas são algumas das regras para o trabalho de Social Media Optimization aplicadas ao perfil ou página, mas existem outras ações que precisam ser executadas para garantir uma boa experiência do usuário nas buscas e um bom posicionamento nas páginas de respostas.Social Media Optimization - SMO

Aplicando as técnicas de Social media Optimization em outros ambientes

Entre as quatro dimensões de SEO, temos uma que é muito importante, que é justamente o SEO Off Page, ou estratégia de Link Building.

Essa estratégia consiste em criação de links para uma determinada página. No nosso caso aqui, criação de links externos à plataforma de mídia social, para o seu perfil ou página neste ambiente.

O site é o ponto de partida. Nele você deverá criar links para suas redes sociais, como forma de, em primeiro lugar estabelecer uma correlação recíproca e também por ser um link fácil de ser criado e totalmente sob seu controle.

O site é o ponto de partida. Nele você deverá criar links para suas redes sociais, como forma de, em primeiro lugar estabelecer uma correlação recíproca e também por ser um link fácil de ser criado e totalmente sob seu controle.

O conteúdo é outra fonte para link building. Em seus artigos publicados no blog associado à sua marca, você pode fazer menção às suas redes sociais inserindo links para a sua página ou perfil.

Além disso, sempre que possível, tente criar links em outros ambientes, apontados para as suas redes sociais. Essa é uma ferramenta poderosa para conseguir relevância para seus canais.

Outras formas de Social Media Optimization

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Como as postagens de algumas redes sociais são indexadas no Google, Como artigos publicados no LinkedIn e algumas postagens no Facebook, outra opção de Social Media Optimization é no próprio conteúdo que você publica em suas redes sociais.

Neste caso você deverá utilizar as técnicas de SEO no próprio conteúdo que você publica, e também fazer um bom trabalho de link building nestas publicações.

As opções de Social Media Optimization são inúmeras e em um mercado tão competitivo quanto o que vivemos atualmente, quanto mais exposição, melhor.

Por isso, na hora de fazer um plano de marketing nas redes sociais, não se esqueça de incluir o processo de Social Media Optimization entre as tarefas prioritárias na criação de perfis e páginas.

Agora que você já conhece o conceito e processo de Social Media Optimization, é apenas uma questão de incorporar esta dimensão do marketing online em sua estratégia. Mantenha-se em dia com este e outros assuntos relacionados ao marketing digital, assinando a minha Newsletter.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Alberto!

    Gostei muito das suas explicações sobre o que é SMO, mas gostaria de saber uma coisa. Essas técnicas também podes ser aplicadas a perfis no Instagram?

    • Olá Beatriz

      Fiquei muito satisfeito em saber que você gostou do meu artigo sobre Social Media Optimization. Sobre a aplicação das técnicas de SMO no Instagram, não só viável como super recomendado. Trabalhar estas técnicas na sua página de Perfil é fundamental para que você consiga uma maior exposição para ele, nas buscas realizadas pela marca, ou nome da pessoa nos grandes buscadores, como o Google, por exemplo.

      Um grande abraço e sucesso!

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