SEO básico não existe – Ou de faz um trabalho de SEO ou não se faz
Você já ouviu falar em SEO Básico? Pois é, eu estava em um congresso um dia desses e um cara me perguntou como é que ele poderia fazer um “SEO básico” para oferecer aos clientes dele.
A minha resposta certamente não o agradou muito, pois não encontrei outra resposta possível a não ser – Como fazer um SEO básico? Não sei do que você está falando.
Acredite, eu realmente não sei o que diabos venha a ser um SEO básico. Para mim, ou existe um trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca ou então não existe.
Essa coisa de SEO meia-boca ou é peça de ficção ou então má fé. Seja como for, simplesmente não existe.
O que era afinal o SEO básico ao qual ele se referia
Meio intrigado com a pergunta sobre o tal SEO Básico, pedi a ele que me explicasse o que afinal de contas ele estava querendo e a resposta dele foi que o objetivo era otimizar rapidamente as páginas das lojas virtuais dos clientes. A coisa não funciona assim.
O processo de otimização de sites é composto de um conjunto de técnicas que vão desde a etapa de planejamento até a manutenção da página no dia a dia.
Como mencionei em meu artigo sobre etapas de SEO no e-commerce, um bom trabalho de otimização começa pela própria estrutura do site, no caso uma loja virtual.
Feito isso, passamos para a otimização onpage e depois de publicada a página, o trabalho de otimização offpage, ou link building.
Mas o processo não acaba ai. Depois de realizado esse ritual técnico de otimização, temos que nos debruçar sobre ferramentas como Google Analytics e a Central do Web Master do Google para analisar os dados de acesso e colher informações para refinar o trabalho inicial.
O trabalho de SEO não tem fim
Um projeto de SEO pode ter início, mas determinar o meio é difícil e o fim é impossível de ser determinado, pois este é um processo contínuo, portanto não tem fim.
A cada revisão do Google, como a Panda, Pinguim, Hummingbird, Pigeon, e diversas outras pelas quais já passamos, somos obrigados a rever toda a estratégia de otimização para adequá-la às novas diretrizes.
Por isso que o tal de SEO básico ao qual ele se referia, para mim era completamente desconhecido.
O problema é que por desconhecimento técnico, muita gente acaba caindo nesta cilada e além de gastar dinheiro com um serviço que não atinge os objetivos propostos, pode até mesmo ficar fora das páginas de respostas do Google.
Infelizmente, é assim que muita gente é enganada em SEO. Existem pessoas e “empresas” que oferecem um serviço de SEO para leigos, se aproveitando do desconhecimento nessa área.
Algumas mais audaciosas chegam até mesmo a garantir o primeiro lugar no Google, promessa que no curso de SEO que ministro, provo ser matematicamente impossível.
Na hora de escolher uma agência digital especializada em e-commerce para realizar o trabalho de otimização da sua loja virtual, é necessário verificar o que realmente está incluído neste pacote.
Peça alguns exemplos de trabalhos de otimização e verifique você mesmo o posicionamento das palavras-chave indicadas.
No fim da história fiquei até mesmo triste, pois ao saber que ele queria vender o tal do SEO básico para seus clientes, continuei a respeitá-lo como amigo, mas não mais como profissional de Search. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog. Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito. Realmente, SEO básico não existe mesmo!