Com a proximidade de período eleitoral, muitos candidatos e coordenadores de campanhas de marketing político digital começam a ficar inquietos para publicar matérias nos sites e blogs dos candidatos visando conseguir exposição na mídia digital,
O problema é que muita gente fica preocupada com a possibilidade de serem acusados de propaganda eleitoral antecipada na Internet prevista na Lei das Eleições e em resoluções do TSE. É ai que a criatividade das equipes de marketing digital eleitoral entra com um forte apoio das técnicas de SEO – Search Engine Otimization.
Em nossos cursos de SEO digo sempre que a grande ferramenta do profissional de marketing de busca é a criatividade. Em termos de marketing político digital, usamos essa criatividade para contornar as restrições legais sobre propaganda eleitoral antes do período definido pela legislação que é 6 de julho. No curso de marketing político digital apresentamos alguns casos do uso das técnicas de SEO no blog do candidato e recentemente assisti a uma reportagem que me chamou atenção para o seu potencial para SEO no marketing político eleitoral.
Uma recente pesquisa do IBGE revelou que o carioca é quem gasta mais tempo no trânsito a caminho do trabalho. Imediatamente me veio a mente: Esse seria um ótimo tema para um blog de um candidato e prefeito ou vereador no Rio de Janeiro. O post teria o título “Soluções para o problema do trânsito no Rio de Janeiro”. E o que SEO tem a ver com isso? Simples, fazendo um bom trabalho de otimização para ferramentas de busca, seria fácil colocar essa matéria entre os primeiros lugares no Google em pouco tempo.
A estratégia de SEO no marketing político consiste não apenas de conseguir a melhor colocação possível em relação a buscas pelo nome do candidato, mas também, conseguir ótimas colocações para assuntos relacionados a área de atuação do candidato. Por isso mesmo, pensei em um candidato às minoritárias do Rio de Janeiro aproveitando essa notícia sobre transporte para conseguir uma boa exposição nas páginas de respostas do Google aplicando as técnicas de SEO.
Quando bem contextualizado, o SEO não pode ser encarado como propaganda antecipada. Se o conteúdo da página otimizada não tiver, antes do período permitido pela legislação eleitoral, menções a candidaturas e outros traços claros de campanha eleitoral, não será considerado como propaganda eleitoral antecipada. Se durante o período eleitoral você fizer algumas mudanças no texto de forma a transformá-lo em material de campanha…… não está previsto pelo TSE. Os milagres do SEO.
O que não se pode esquecer é que o trabalho de SEO é uma estratégia de médio e longo prazo e por isso só traz resultados se houver antecipação. Não se faz SEO em uma semana. No marketing político digital não é diferente.
Portanto, para ganhar ainda mais exposição nas ferramentas de busca, antecipe sim a sua campanha eleitoral, mas com muito cuidado para não ultrapassar a linha entre o permitido e o não permitido. O trabalho de SEO no marketing político a essa altura da campanha já deveria ter sido feito, mas… antes tarde do que nunca.
Publicado originalmente no site Eleitor Online
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…