Você já ouviu falar em SEO Básico? Pois é, eu estava em um congresso um dia desses e um cara me perguntou como é que ele poderia fazer um “SEO básico” para oferecer aos clientes dele.
A minha resposta certamente não o agradou muito, pois não encontrei outra resposta possível a não ser – Como fazer um SEO básico? Não sei do que você está falando.
Acredite, eu realmente não sei o que diabos venha a ser um SEO básico. Para mim, ou existe um trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca ou então não existe.
Essa coisa de SEO meia-boca ou é peça de ficção ou então má fé. Seja como for, simplesmente não existe.
Meio intrigado com a pergunta sobre o tal SEO Básico, pedi a ele que me explicasse o que afinal de contas ele estava querendo e a resposta dele foi que o objetivo era otimizar rapidamente as páginas das lojas virtuais dos clientes. A coisa não funciona assim.
O processo de otimização de sites é composto de um conjunto de técnicas que vão desde a etapa de planejamento até a manutenção da página no dia a dia.
Como mencionei em meu artigo sobre etapas de SEO no e-commerce, um bom trabalho de otimização começa pela própria estrutura do site, no caso uma loja virtual.
Feito isso, passamos para a otimização onpage e depois de publicada a página, o trabalho de otimização offpage, ou link building.
Mas o processo não acaba ai. Depois de realizado esse ritual técnico de otimização, temos que nos debruçar sobre ferramentas como Google Analytics e a Central do Web Master do Google para analisar os dados de acesso e colher informações para refinar o trabalho inicial.
Um projeto de SEO pode ter início, mas determinar o meio é difícil e o fim é impossível de ser determinado, pois este é um processo contínuo, portanto não tem fim.
A cada revisão do Google, como a Panda, Pinguim, Hummingbird, Pigeon, e diversas outras pelas quais já passamos, somos obrigados a rever toda a estratégia de otimização para adequá-la às novas diretrizes.
Por isso que o tal de SEO básico ao qual ele se referia, para mim era completamente desconhecido.
O problema é que por desconhecimento técnico, muita gente acaba caindo nesta cilada e além de gastar dinheiro com um serviço que não atinge os objetivos propostos, pode até mesmo ficar fora das páginas de respostas do Google.
Infelizmente, é assim que muita gente é enganada em SEO. Existem pessoas e “empresas” que oferecem um serviço de SEO para leigos, se aproveitando do desconhecimento nessa área.
Algumas mais audaciosas chegam até mesmo a garantir o primeiro lugar no Google, promessa que no curso de SEO que ministro, provo ser matematicamente impossível.
Na hora de escolher uma agência digital especializada em e-commerce para realizar o trabalho de otimização da sua loja virtual, é necessário verificar o que realmente está incluído neste pacote.
Peça alguns exemplos de trabalhos de otimização e verifique você mesmo o posicionamento das palavras-chave indicadas.
No fim da história fiquei até mesmo triste, pois ao saber que ele queria vender o tal do SEO básico para seus clientes, continuei a respeitá-lo como amigo, mas não mais como profissional de Search. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…
View Comments
Olá mais uma vez passando por aqui... resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado... tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar... forte abraço!
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog. Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito. Realmente, SEO básico não existe mesmo!