Se você está interessado em saber quanto custa montar uma loja virtual, posso lhe adiantar que, ao contrário do que muita gente pensa, o investimento é bem menor do que você imagina. Parte do crescimento do e-commerce nos últimos anos no Brasil, se deve ao fato de que o avanço das tecnologias empregadas na criação de lojas virtuais vem destruindo gradativamente as barreiras de entrada no segmento reduzindo custos. Isso tem feito com que cada vez mais, pequenos e médios empresários busquem o comércio eletrônico como alternativa para expansão de seus negócios.
É compreensível a preocupação em descobrir quanto custa montar uma loja virtual, já que como em qualquer outro negócios, os custos são fundamentais não só para a avaliação de viabilidade do projeto quanto para a análise dos riscos envolvidos. No passado, seria impossível pensar em criar uma loja virtual sem um investimento inicial expressivo, principalmente o que diz respeito a softwares e sistemas acessórios. Hoje em dia a realidade do comércio eletrônico brasileiro é bem diferente, e principalmente, animadora.
Muitas vezes em nosso curso sobre montagem de lojas virtuais vemos empresários e empreendedores se surpreenderem ao descobrirem que atualmente o investimento para montar uma loja virtual é bem menor do que eles imaginavam. Existem dois pontos distintos a serem analisados:
Não se pode pensar em montar um e-commerce sem analisar esse dois aspectos, já que um projeto de comércio eletrônico não se limita única e exclusivamente a criação da loja virtual em si, mas também na divulgação do negócio como em qualquer outra área. Não é pelo simples fato de você ter montado a loja virtual que milhares de pessoas aparecerão de uma hora par outra para comprar em sua loja.
Para ter uma loja virtual você precisará, antes de tudo, do que chamamos de plataformas de e-commerce, que é o sistema encarregado da criação do site e também da parte administrativa. Antigamente esse era o grande obstáculo para quem queria montar uma loja virtual, mas hoje em dia existem diversas opções de fornecedores de plataformas de e-commerce. Muita gente me pergunta quanto custa montar uma loja virtual e fica impressionada com a resposta. Você encontra ótimas soluções no mercado a partir de R$ 80,00 ao mês.
Para o pequeno e médio empresário, a melhor opção é o aluguel de uma plataforma de e-commerce pronta. Além de deixar todo o processo bem mais rápido e menos tortuoso, o investimento inicial também cai sensivelmente. O custo varia conforme os recursos oferecidos e atualmente temos diversas opções no mercado. Em nosso curso criamos uma planilha para que você possa avaliar as opções disponíveis e identificar a que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.
Uma das grandes vantagens do e-commerce é justamente o fato de você poder começar seu negócio com uma solução de menor custo e, aos poucos, à medida em que o negócio vai crescendo, passar para sistemas mais sofisticados. Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce, uma dos fatores a serem levados em consideração é justamente o de escalabilidade, ou seja, possibilidade de expansão do sistema para acompanhar a evolução do negócio.
A segunda parte da resposta para a pergunta quanto custa montar uma loja virtual, nem sempre está bem nítida para os novos empresários; o custo de divulgação de uma loja virtual. Atualmente, o grande diferencial entre lojas virtuais está justamente na divulgação. Como você pode perceber, a criação de uma loja virtual, em termos técnicos, não é nenhum bicho de sete cabeças, mas sem marketing a coisa simplesmente não funciona.
O marketing digital deve ser muito bem planejado em seu projeto e o capital alocado para essa parte do negócio deve girar entre 70% a 80% do valor total do investimento. Isso mesmo, um dos maiores mitos dos negócios online é que o marketing digital é baratinho ou até mesmo gratuito. É claro que a estrutura da loja virtual é importante, mas o marketing digital é que promove as vendas e gera fluxo de caixa. Portanto, é inconcebível pensar em projeto de e-commerce sem uma boa estratégia de marketing digital, como também o seria no mundo físico.
O caminho para uma loja virtual de sucesso para por investimentos em marketing de busca – SEO e links patrocinados, email marketing e redes sociais. Todas estas ações devem estar muito bem articuladas para garantir que você esteja obtendo o máximo do potencial que cada uma dela pode proporcionar. Se ou seus colaboradores não têm domínio das técnicas dessa área, pode optar pelo treinamento e especialização em marketing digital da sua equipe ou então terceirizar esta parte do negócio através de uma agência digital.
Nós não apresentamos muitos números nesta matéria porque o valor vai depender das características do seu negócio, mas já dá para ter uma ideia em termos de grandeza. Eu até mesmo arriscaria dizer que a partir de R$ 5.000 já é possível criar uma loja virtual com uma boa chance de sucesso, mesmo sendo um micro empresário. Em nosso curso também fornecemos uma planilha para apuração detalhada dos custos para que você tenha este valor da forma que deve ser; na ponta do lápis.
Pronto, agora que você já sabe quanto custa montar uma loja virtual, que tal deixar apenas de sonhar e começar a colocar no papel suas ideias? Precisando de ajuda, pode contar com a equipe do Curso de E-commerce e nossos treinamentos para vencer este desafio.
Publicado originalmente no Blog do Curso de E-commerce
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…