Projeto de SEO – Como elaborar o seu de maneira correta
Tentar implantar uma estratégia de SEO – Search Engine Optimization, sem um verdadeiro projeto de SEO é um dos erro mais comuns para quem está iniciando na área.
É o tipo de erro que torna o trabalho não só diversos, como também impossível e improdutivo.
Esse é um ponto que faço questão de salientar em nosso Curso de SEO, pois sem um bom planejamento, muito do trabalho é perdido ou então as técnicas e ferramentas de trabalho são inadequadas.
Um projeto de SEO é na verdade a construção de um caminho para alcançar um determinado objetivo, então é preciso detalhar exatamente onde queremos chegar para que possamos ter sucesso nesse trabalho.
As principais etapas de um projeto de SEO profissional
Um projeto de SEO consistente pode ser dividido nas seguintes etapas:
1 – Análise da Situação
É nessa etapa do projeto de SEO que tomamos ciência sobre o ambiente em que iremos trabalhar, necessidades, objetivos e orçamento disponível. É uma etapa de avaliação do projeto e as implicações envolvidas.
Devemos entender em que cenário iremos atual, quais são os recursos disponíveis para o processo de otimização para ferramentas de busca e as possíveis limitações.
Estudar a viabilidade de implantação da estratégia de SEO é fundamental, pois muitas vezes nos deparamos com situações em que se fazem necessárias alterações que muitas vezes não são identificadas em uma primeira abordagem.
Um exemplo disso, são plataformas que não possuem os recursos necessários para a implementação de uma estratégia de SEO.
Nesses casos, por exemplo, as mudanças necessárias podem extrapolar em muito as previsões iniciais, com consequências diretas no orçamento do projeto de SEO.
É por isso que em meu artigo Como não ser enganado em SEO falo do concerto de carro a preço fixo.
2 – Pesquisa de Palavras-Chave
É na etapa de pesquisa de palavras-chave de um projeto de SEO que buscamos encontrar as palavras que serão o alvo principal de nossas publicações para posicionarmos ao site em posições de destaque no Google a outros buscadores.
Neste momento determinamos quais são as palavras-chave para as quais iremos otimizar o site, quais serão as Landing Pages, que tipo de estrutura será necessária para uma boa otimização das diversas páginas e quais os recursos de SEO serão empregados.
No caso do SEO para e-commerce, observamos também a estrutura de categorias das lojas virtuais e algumas características especiais deste tipo de site.
É na fase de pesquisa que travamos conhecimento com o negócio e suas peculiaridades. Devemos fazer pesquisas para identificar hábitos e costumes dos usuários que pretendemos atingir, e também o momento de busca em que eles se encontram.
Com isso, podermos moldar o conteúdo do site de forma a ser facilmente encontrado pelos visitantes nas páginas de respostas dos buscadores. É como foi dito no artigo que publiquei aqui mesmo em meu site, que fala sobre o conceito do Funil de AIDA no processo de SEO.
3 – Implementação Técnica
É quando realmente colocamos a mão na massa e aplicamos todas as técnicas que se fazem necessárias para a execução do projeto de SEO profissional.
Começamos pelo SEO Estrutural, base de todas as outras etapas, onde aplicamos as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca, na própria estrutura do sites, afinal, SEO começa na base do projeto.
É nesse momento que fazemos a otimização dos fatores On Page como meta tags e outros recursos aplicados ao corpo do site e seu conteúdo e também dos fatores Off Page do site como propagação e link building.
É também nessa etapa do projeto de SEO, quando se trata de um trabalho inicial, que faremos a implementação de códigos de autenticação, arquivos acessórios como Sitemaps e dos protocolos de exclusão do site (Robots.TXT).
Em um projeto de SEO devemos tomar bastante cuidado com essa fase, porque ela será a responsável direta pelas próximas ações e portanto qualquer falha pode comprometer seriamente o desenvolvimento do trabalho.
4 – Monitoramento dos Resultados
Nesta fase, fazemos o acompanhamento dos resultados das técnicas aplicadas para avaliar a eficácia das ações e o posicionamento de nossas páginas na busca orgânica dos grandes motores de busca, sempre buscando os melhores resultados.
Vamos verificar o posicionamento das diversas palavras-chave otimizadas nas páginas de respostas dos buscadores e sua evolução em termos de posicionamento e estratégia de marketing.
É uma etapa onde o Google Analytics e o Google Search Console ajudam muito, pois revelam os padrões de utilização dos usuários e também outros aspectos das buscas que geraram acessos ao site.
5 – Ajustes e Correções no Projeto
É a fase de retroalimentação do processo, quando, identificadas melhorias a serem feitas em nosso projeto de SEO inicial, partimos para os ajustes necessários.
O processo de SEO é contínuo e deve ser periodicamente verificado, já que normas são mudadas durante o tempo e além do mais, cada vez mais participantes chegam ao mercado, acirrando assim a disputa pelas melhores posições nas páginas de respostas dos buscadores.
Em minha mentoria de SEO que realizo no SEO MasterClass, costumo dizer que uma posição nas SERPs – Search Engine Results Page, não é sua, ela está com você.
É nessa etapa que verificamos se os objetivos do projeto foram alcançados e caso não, o que podemos fazer para melhorar o desempenho do site.
Partir do princípio de que o que você imaginou, vai efetivamente acontecer é um grande erro, pois nem sempre funciona assim.
Definidas as etapas é hora de colocar em prática o projeto de SEO
Agora que já temos todas as etapas do projeto de SEO bem definidas é hora de colocá-lo em ação. É importante nesse momento que toda a equipe envolvida no projeto esteja a par dos objetivos.
Em função da diversidade de ações que deverão ser executadas, que abrangem áreas tão distintas como web design, arquitetura da informação e até mesmo as mídias sociais, é necessário que todos os envolvidos na administração e manutenção do site sejam participantes ativos do processo.
Uma abordagem fragmentada pode resultar em atrasos e desperdício de tempo e recursos. Não se esqueça que o trabalho de SEO deve ser posicionado dentro de um contexto de marketing digital.
Outra questão a ser considerada na execução do seu projeto de SEO é o que diz respeito ao cronograma.
Cada etapa deve ter um prazo determinado para sua execução, pois em termos de SEO, existem prazos que devem ser compatibilizados para que a estratégia crie uma sinergia entre as diversas etapas.
Sem um cronograma definido, podemos perder o potencial de algumas das ações dentro de um projeto de SEO e esse é um problema sério em especial nessa dimentão do marketing digital.
Um bom trabalho de SEO exige uma coordenação muito grande, para que se possa alinhar todos os fatores envolvidos. Portanto, ter um planejamento bem definido é fundamental.
Perguntas frequentes sobre projeto de SEO – FAQ
Confira abaixo algumas das perguntas frequente sobre a elaboração de um projeto de SEO e outros tópicos relacionados a esse tema.
O que é projeto de SEO?
O que é um projeto de SEO? Um projeto para otimização de sites para ferramentas de busca SEO, a expressão Search Engine Optimization em inglês, consiste no planejamento e implementação de estratégias e técnicas de SEO para destacar um site, loja virtual ou blog, nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google.
Como fazer um plano de SEO?
Como fazer um plano de SEO? Em primeiro lugar determine quais são os principais objetivos da estratégia de marketing de busca da empresa. Feito isso, faça uma auditoria de SEO para conhecer o ambiente onde será feiro o trabalho. Depois, determine as palavras-chave a serem utilizadas, a otimização on-page e off-page.
Quanto cobrar por um projeto de SEO?
As agências em média cobrar de R$ 3 mil a R$ 8 mil para a elaboração do projeto especificamente. Uma vez aceiro e levado à execução, é cobrado um valor entre R$ 2mil a R$ 5 mil por mês, dependendo do nível de trabalho exigido e possíveis extensões do serviço a ser prestado no processo de otimização de sites para ferramentas de busca.
Se você tiver alguma outra dúvida sobre como elaborar um projeto de SEO, deixe o seu comentário abaixo e terei imenso prazer em responder.
Como se pode ver, um projeto de SEO é muito mais que apenas a aplicação das técnicas de otimização de sites. É um projeto longo e que por isso precisa ser muito bem detalhado. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
Por Alberto Valle