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Programas de Afiliados Para Blogs

Programas de Afiliados Para Blogs – Como escolher?

Pensar em programas de afiliados para blogs, é um dos primeiros passos para quem deseja monetizar sua presença online, usando uma estratégia de venda de espaços publicitários.

Afinal de contas, se você construiu um blog de qualidade, que está gerando um bom número de acessos, por que não ganhar dinheiro com ele?

Vários sites de conteúdo de destaque hoje em dia, começaram justamente pela iniciativa de uma pessoa começar a blogar a respeito de uma paixão pessoal.

Como o conteúdo era genuinamente apaixonado, o resultado foi um blog de altíssima qualidade, que começou a gerar um elevado número de acessos. Um bom exemplo disso, é o Melhores Destinos.

Começou pequeno e em função da qualidade do seu conteúdo, acabou se tornando uma verdadeira referência na área de turismo no Brasil, e transformado em um portal de produtos e serviços.

Onde os programas de afiliados para blogs entram nisso? Simples, eles são uma das diversas alternativas que você tem para monetizar o seu blog.

A questão é: Como escolher os programas de afiliados para blogs? Será que vale a pena colocar qualquer programa de afiliados em meu blog, só porque ele tem um número elevado de acesso?

Esse é um assunto bastante delicado e ao mesmo tempo técnico. Por isso, vamos analisar alguns aspectos dessa opção de monetização de blogs e sites.

Como escolher programas de afiliados para blogs

Como dito anteriormente, alinhar programas de afiliados para blogs, é um desafio que precisa levar em consideração diversos aspectos, tanto em relação a os programas em si, quanto à forma de fazer isso.

Vamos então alguns pontos a serem analisados na hora de avaliar a escolha dos programas de afiliados para monetizar o seu blog.

1 – Quem é o público-alvo do seu blog?

A primeira coisa que você deve pensar em termo de programas de afiliados para blogs, é analisar se o anunciante, no caso de programas independentes, ou anunciantes de uma plataforma de afiliados, têm a ver com o público do seu blog.

Entre os diversos tipos de afiliados, temos, por exemplo, o Afiliado Autoridade, que se posiciona como uma referência em sua área. Este afiliado, precisa analisar muito bem os produtos que divulga.

Não adianta de nada você fazer a divulgação de links de afiliados, de produtos que não têm nada a ver com os interesses, anseios e dores do público-alvo que o seu blog alcança.

A taxa de conversão dos seus links de afiliados é diretamente proporcional à aderência dos produtos de afiliados inseridos em seus blog e interesses do seu público.

2 – Qual o poder aquisitivo do seu público?

Esse é outro ponto interessante na hora de escolher programas d afiliados para blogs, tanto que em nosso Curso de Programas de Afiliados Avançado, destacamos essa questão no módulo de escolha de programas de afiliados.

Se o valor de compra médio cabível para o público que o seu blog atinge, está em torno de R$ 300, não faz o menor sentido, oferecer produtos acima deste valor.

É claro que existem programas de afiliados que oferecem comissões de vendas muito maiores que R$ 300, mas será que o público que você atinge tem poder aquisitivo para comprar produtos ou serviços com preços de R$ 1,5 mil ou mais?

Trabalhar com programas de afiliados para blogs é acima de tudo entender o seu público-alvo, para levar para essas pessoas as informações e ofertas que mais se alinham com suas necessidades.

3 – Qual a qualidade dos afiliados que você divulga?

Promover programas de afiliados para blogs ou sites de conteúdo especializado é um compromisso de qualidade.

Quando o seu blog indica um produto de afiliado, ele está de forma direta ou indireta, referenciando este produto ou serviço. Ou seja, você está emprestando a autoridade e credibilidade do seu blog a este produto.

Por isso, é importante saber como escolher um programa de afiliados, para não cair na armadilha tão comum, de oferecer produtos ou serviços de baixa qualidade ou que não correspondam às expectativas do seu público.

4 – Programas de afiliados segmentados

A divulgação de programas de afiliados para blogs, por mais que sejam segmentados, precisam sofrer uma segmentação ainda mais fina, para que se tenha uma taxa de conversão mais elevada.

Uma estratégia de marketing para programas de afiliados extremamente eficiente, é segmentar anúncios em função de interesses específicos.

Ao utilizar anúncios, como Facebook Ads ou Google Ads, é importante que você tenha públicos personalizados para direcionar estes anúncios, para conseguir um retorno maior em termos de conversões.

5 – Melhores programas de afiliados para blogs

Talvez você esteja, depois destas abordagens iniciais, se perguntando quais são os melhores programas de afiliados para blogs.

Seguido a linha de raciocínio que traçamos, os melhores programas seriam:

  • Programas que orientam os anúncios pelo conteúdo da página, como por exemplo o Google AdSense;
  • Produtos de afiliados que sejam extremamente alinhados com a temática do seu blog;
  • Programas de afiliados que possam ser citados, de maneira espontânea e contextualizada em vários artigos do seu blog;
  • Produtos de programas de afiliados que tenham um baixo valor agregado, ou seja, produtos baratos, que têm maior chance de venda.

Para julgar quais os tipos de produtos mais indicados para divulgar em seu blog, e as plataformas, ou programas independentes a serem adotados, sugerimos que você leia o nosso artigo sobre os Melhores Programas de Afiliados.

6 – Analisando resultados

Para quem deseja ganhar dinheiro com programas de afiliados, e construir um negócio online em bases profissionais, é fundamental que você analise o retorno de cada produto de afiliado ao qual você se afilia.

Por vezes, acreditamos que um determinado programa da afiliados é altamente lucrativo, mas será que na hora H, ele realmente vai fazer seu blog ganhar dinheiro?

Bem, só tem uma forma de avaliar isso, é saber qual o retorno de cada um deles. Para isso, você deverá contar com duas fontes de informações:

  • Google Analytics – A plataforma gratuita de monitoramento de tráfego que pode e deve ser integrada ao seu blog;
  • Relatórios de Plataformas – As plataformas de afiliados oferecem relatórios de desempenhos de seus links de afiliados;
  • Relatórios Próprios – Criar relatórios próprios de desempenho para cada programa de afiliados que você participa, é uma ótima fonte para este tipo de análise.

Você deve ter em mente, que os espaços publicitários disponíveis quando estamos trabalhando com programas de afiliados para blogs, são limitados, caso contrário você acabará criando um site de classificados e não de conteúdo.

Quando você se compromete a selecionar os melhores programas de afiliados para blogs que você administra, você consegue melhorar a performance de conversão das suas páginas e conteúdos que buscam divulgar estes produtos.

Não se ganha dinheiro online, sem avaliar muito bem como todo o sistema funciona. Por isso, não tenha o menor remorso em investir o tempo que for necessário na hora de escolher os programas de afiliados para blogs que você deseja monetizar neste modelo.

Para se manter em dia em relação a programas de afiliados para blogs e outros assuntos relacionados à monetização de blogs através de programas de afiliados, assine a minha Newsletter.

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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