Os erros de SEO no e-commerce são muito mais comuns do que se imagina e inevitavelmente trazem sérios problemas em termos de desempenho no marketing de busca de uma loja virtual. Isso pode representar um verdadeiro desastre em termos de search marketing já que sabemos que os usuários provenientes das páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google são os que apresentam as melhores taxas de conversão para uma loja virtual.
O mais interessante em relação aos principais erros de SEO no e-commerce é que eles poderiam ser facilmente evitados com a implementação de rotinas de cadastramento de produtos e a criação de um roteiro de otimização visando a unificação da otimização onpage na página de detalhes de produtos principalmente.
Como sabemos, o trabalho de SEO não é simples e envolve diversos fatores, mas tentaremos neste artigo sintetizar os erros mais comuns na otimização de lojas virtuais para ferramentas de busca e o que pode ser feito para evitá-los.
Uma das principais etapas do SEO no e-commerce é a organização do site e um dos erros mais comuns do SEO em lojas virtuais é justamente não aproveitar o potencial de otimização dessa etapa. A estrutura da loja virtual, com seus departamentos e tags de produtos deve estar integrada ao processo de otimização e não ser relegada a um papel secundário.
A URL de uma página é o primeiro contato dos usuários e buscadores com o conteúdo apresentado, portanto, é importante que a loja virtual tenha uma boa estrutura para atingir colocações de destaque nas páginas de respostas dos buscadores. Uma URL amigável é um endereço web que apresenta palavras-chave em sua estrutura:
Esse fator de SEO importantíssimo e por isso o incluímos em nosso roteiro para criação de lojas virtuais que distribuímos em nosso curso de e-commerce, no que diz respeito ao processo de escolha de uma plataforma de e-commerce. A plataforma de e-commerce escolhida deve conter o máximo possível de recursos de SEO para uma loja virtual. Um e-commerce sem URLs amigáveis tem poucas chances de conseguir uma boa colocação no Google.
A meta tag Title, que corresponde ao título da página é um dos fatores mais importantes na otimização onpage de uma loja virtual e também um dos erros de SEO no comércio eletrônico mais comuns. Cada página deve ter um título único e exclusivo para que seu site possa obter uma posição de destaque no Google.
Mantenha um controle rígido dos títulos atribuídos às diversas páginas de detalhes de produtos da sua loja virtual para não sofrer qualquer tipo de penalização. Confira periodicamente Central Para Webmasters do Google a incidência de títulos duplicados e resolva o problema o mais rápido possível, mesmo que para isso tenha que dar NOINDEX na página.
Esse talvez seja o erro de SEO no e-commerce mais grave de todos. Se tem uma coisa que o Google simplesmente abomina é a duplicidade de conteúdo, não só no que se refere ao próprio site como também em relação a outros sites. Por isso, o primeiro ensinamento em termos de descrição de produtos em lojas virtuais é: Nunca copie a descrição de outras lojas ou a fornecida pelo fabricante.
A otimização onpage é uma das principais etapas do processo de otimização de lojas virtuais, por isso é importante tratar todos seus fatores de forma adequada e extraindo o máximo possível de cada recurso. As meta tags Title e Description devem ser bem otimizadas além é claro das tags de HTML. As palavras-chave de maior relevância para o seu produto devem estar na heading H1, na tag title e também tags de ênfase como negritos e itálicos.
Um dos principais erros de SEO no e-commerce, principalmente em lojas que estão começando é a escolha errada de palavras-chave. Além de uma escolha criteriosa das palavras-chave, é necessário também das prioridade para palavras-chave de Long Tail por serem mais fáceis de rankear.
Entre os erros de SEO no e-commerce esse talvez seja um dos campeões. As imagens de são importantes fatores de otimização onpage e por isso não devemos nunca disperdiçar seu potencial. O nome dos arquivos de imagem devem incluir a palavra-chave em sua estrutura – produto-tal.jpg – para auxiliar no processo de otimização. Não podemos esquece também da metatag Alt com as palavras palavras as quais desejamos rankear.
Os erros de SEO no comércio eletrônico são facilmente evitados quando se cria uma rotina ou desenvolve-se um verdadeiro projeto de SEO. No curso de SEO que nossa equipe ministra, uma de nossas sugestões é justamenta a de criação de uma rotina de SEO para a página de detalhes de produtos.
Publicado originalmente no Blog do Curso de E-commerce
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