A etapa de planejamento no e-commerce é uma das principais para quem deseja montar um e-commerce de sucesso. A realidade é que o e-commerce no mundo todo vem se tornando cada vez mais profissional e por isso é essencial que qualquer empreitada nesse segmento seja precedida de muita pesquisa e planejamento estratégico.
Algumas pesquisas revelam que mais de 60% das operações de e-commerce no Brasil fecham antes de completar um ano, como resultado, basicamente da falta de planejamento inicial. Fica claro que planejamento é uma etapa fundamental para qem deseja montar um e-commerce de sucesso.
Durante nosso curso sobre criação de lojas virtuais chamamos atenção sobre a etapa do planejamento no e-commerce por entendermos que sem isso, a possibilidade de sucesso de uma loja virtual é praticamente nulo.
Muita gente acredita que a etapa de planejamento seja muito complexa, mas efetivamente, uma vez que se tenha um bom roteiro para criação de lojas virtuais isso fica bem mais fácil. Esse roteiro pode ser um plano de negócios simples, mas que reflita a realidade do mercado e dos recursos envolvidos.
Não estamos falando em um plano de negócios sofisticado e digno de um grande pleito de financiamento junto aos orgãos de financiemento governamental, mas uma estudo que seja realista e exequível, inclusive porque estamos passando por tempos turbulentos e os investimentos no e-commerce precisam ser bem pensados.
Um plano de negócios para e-commerce nada mais é que um documento onde as principais variáveis do empreendimento são apresentadas de forma detalhada e organizada. Não é nenhum bicho de sete cabeças.
Existem diversos modelos de planos de negócios disponíveis na Internet que podem ser adaptados para o seu processo de planejamento de e-commerce. O importante é que o plano de negócios tenha ao menos as estruturas básicas como as que se seguem:
Um bom projeto de e-commerce começa justamente no planejamento. É essencial que você tenha um plano de atuação para a empresa para que o projeto tenha foco e os recursos possam ser aplicados de forma eficiente.
Chamo atenção especialmente para a parte do Marketing que em função da sua importância dentro de um planejamento para e-commerce e sua diversidade de opções, necessita de um detalhamento mais criterioso para que não ocorram desperdícios em investimentos com ferramentas que não produzem um resultado satisfatório. Em termos de planejamento do e-commerce, tudo deve ser levado em consideração.
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…