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Otimização de Landing Pages – Como Funciona

Otimização de Landing Pages – O que é e como funciona

O processo de Otimização de Landing Pages no marketing de digital é um trabalho que envolve muita técnica e planejamento, pois elas são fundamentais para um bom resultado tanto nas campanhas.

Esteja você criando campanhas baseadas em links patrocinados ou então campanhas que têm como base as técnicas de SEO, a otimização de landing pages é etapa decisiva para que você obtenha bons resultados.

Se você ainda não está familiarizado com o termo Landing Pages, vamos a uma breve explicação, para que você possa compreender a importância deste elemento do marketing digital.

A Landing Page ou Página de Entrada, é a página por onde o internauta chega ao seu site através de links inseridos nas mais diversas ações de marketing digital. Ou seja, é o link que você coloca em seus anúncios e links que são criados para promover seus produtos ou serviços.

É por isso que o processo de otimização de landing pages é tão importante. Nos cursos de marketing digital que ministro e em minha mentoria de marketing digital, costumo dizer que o anúncio é apenas o ponto de ligação entre o ambiente em que é exibido e a sua página de vendas.

No processo de conversão de uma determinada campanha de marketing digital, as landing pages funcionam como o elo de ligação entre o anúncio ou link e a conversão em si.

Por isso, submeter a página de destino de seus anúncios e links é tão importante. É ela quem vai desempenhar o papel de argumentação dentro da Jornada de Compra do Consumidor, e para que funcione, precisa ser muito vem elaborada.

Principais pontos a serem observados no processo de otimização de Landing Pages

Abaixo vou apresentar a você aqueles que considero os principais pontos de um processo de otimização de landing pages e como você pode implementar estes recursos em seu site ou loja virtual.

1 – Defina o objetivo da sua Landing Page

O primeiro passo de um processo de otimização de landing pages é definir qual é o seu objetivo.  Exitem diversos tipos de Landing Pages, como por exemplo:

    • Captação de leads, informações sobre clientes em potencial;
    • Compra de um determinado produto ou serviço;
    • Reconhecimento de marca;
    • Geração de tráfego e retenção do visitante no site.

Para cada um destes objetivos, teremos uma landing page com uma determinada estrutura. Por isso, determinar seu objetivo é um passo fundamental para a criação da página.

Como menciona Tim Ash, uma das referências mundiais em termos de otimização de landing page, em seu livro Otimização da Página de Entrada, na hora de criar uma landing page de alta conversão, é preciso começar com o fim em mente.

2 – Faça uma avaliação inicial do processo de otimização de landing pages

O objetivo do processo de otimização de landing pages é conseguir a melhor taxa de conversão possível. Através do Google Analytics podemos ter esse número com uma boa margem de precisão.

Uma vez estabelecido esse número, a próxima etapa dentro do processo de otimização de landing pages é se certificar que as necessidades básicas de quem clicou no link de origem ou encontrou o seu site em uma busca no Google sejam satisfeitas.

3 – Facilite a navegação e principalmente a conversão

O processo de otimização de landing pages começa por criar um ambiente fácil e confiável onde o visitante se sinta à vontade para prosseguir a navegação e cumprir a meta determinada por você.

Além disso, um dos pilares de otimização de landing pages é justamente criar uma página de fácil navegação, que facilite a leitura dos seus argumentos, seja para os usuários que acessam esta página através de desktops quanto de dispositivos móveis.

Além disso, a conversão deve ser o foco principal da ação nesta página, mas sobre isso iremos falar detalhadamente mais adiante.

4 – Crie uma sequência lógica de argumentação

Um dos segredos do processo de otimização de landing pages é apresentar as informações que você apresentou em seu anúncio, banner ou link publicado em um anúncio, logo no primeiro parágrafo da sua página de destino.

Por isso, ao otimizar sua landing page, certifique-se que as principais informações previamente informadas em anúncios, estejam antes da primeira dobra da página, ou seja, logo no topo e antes da primeira rolagem da página.

Não obrigue ao usuário a paginação, caso contrário você poderá perder uma boa parte das conversões pelo que chamamos de “preguiça de navegação”. Uma landing page deve ser fácil de entender e navegar.

Na otimização de uma landing page uma das tarefas mais importantes é apresentar o conteúdo de maneira lógica e dentro de uma progressão de ações.

Isso além de facilitar a navegação nas landing pages, supre de informações quem as visita. A qualidade do conteúdo é importante em todos os tipos de campanhas.

5 – Crie uma estrutura de navegação eficiente

Faça com que o usuário atinja o seu objetivo com o menor número possível de cliques, uma das regras básicas do conceito de usabilidade de um site.

Uma landing page otimizada oferece todas as informações possíveis para o atingimento da meta para a qual foi projetada, de forma bem clara e rápida.

Reduza ao máximo a necessidade de navegação. Seja qual for a origem, links patrocinados ou busca orgânica, o usuário tem pressa de chegar à informação. Uma landing page precisa ser objetiva.

6 – Não deixe a Landing Page poluída

Uma landing page clean geralmente surte muito mais efeito do que uma página de destino cheia de elementos desnecessários.

Concentre os elementos e peças que realmente agreguem conteúdo a landing page no sentido de complementar a informação.

Diante do excesso de informação, o usuário muitas vezes simplesmente abandona o site e procura o que precisa em outro lugar, gerando uma taxa de rejeição que não interessa a ninguém.

7 – Otimize os elementos de busca

Se você estiver trabalhando em uma landing page cujo objetivo é ser bem ranqueada no Google, o processo de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO é fundamental.

No trabalho de SEO para landing pages, saber escolher a palavra-chave correta para a intenção de busca dos usuários, para posicioná-la nos resultados de busca certos é fundamental no processo de otimização de landing pages desenhadas para essa função.

8 – Transmita segurança aos seus visitantes

Credibilidade e segurança é o primeiro passo para que você consiga atingir a sua meta de conversão, principalmente nas landing pages projetadas para vendas.

Venha o usuário de ações de links patrocinados no Google Ads, e-mail marketing, redes sociais, ou outras estratégias de marketing digital, se ele não se sentir seguro para prosseguir no processo de compra, é trabalho jogado fora.

Por isso, além de todos os itens de otimização de landing pages que listamos anteriormente, ter uma página instalada em um ambiente com SSL e outras medidas de segurança á fundamental.

9 – Coloque o Call to Action no momento certo

Um erro muito comum em otimização de landing pages é se precipitar na colocação do Call to Action, a chamada para a ação que toda página de aterrissagem precisa ter.

Raciocine comigo, não faz muito sentido você colocar a chamada para ação, antes de apresentar completamente a sua proposta de valor, você não concorda comigo?

Por isso, não caia em uma das principais armadilha em otimização de landing pages que é justamente se precipitar na hora de posicionar o seu Call to Action.

10 – Seja previsível em seu conteúdo

Quando se trata de otimização de landing pages, ser previsível, ao contrário do que possa parecer, é um ponto a favor. A maioria das pessoas está acostumada com ações em um determinado momento da navegação.

Coloque botões e Call to Action onde o usuário está acostumado a encontrar. Utilize processos de otimização como o Google Optimizer e promova testes A/B envolvendo os diversos componentes da sua página, para descobrir qual a disposição de elementos que oferece a melhor taxa d conversão.

Seja em uma página de captura de leads ou uma página de conversão, sempre existe alguma coisa que pode ser melhorada.

Em nosso curso de marketing digital , no módulo sobre landing pages, sempre fazemos questão ressaltar a importância do processo de otimização de landing pages, porque muitas vezes a taxa de conversão do anúncio é baixa, e no final das contas a culpa acaba recaindo sobre o anúncio em si.

Muitas das vezes o anúncio está ótimo, mas a landing page não está cumprindo com a sua missão, que é justamente levar à conversão.

Agora que você já tem uma boa ideia do processo de otimização de landing pages, é só uma questão de analisar as páginas de destino dos seus anúncios e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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