SEO

Os Erros Mais Comuns Em SEO

Conheça os erros mais comuns em SEO e saiba como evitá-los

Muitos dos erros mais comuns em SEO são ao mesmo tempo básicos e de fácil solução. O grande problema é que quando esses erros acontecem, eles acabam causando um grave problema em termos de posicionamento das páginas de um site ou blog, nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

O trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é um verdadeiro trabalho de formiguinha, pois não existe um único fator de SEO que possa definir tudo.

SEO é o resultado de uma série de ações e por isso, até mesmo para facilitar, é que em nosso curso de SEO sempre sugiro que cada um desenvolva seu roteiro de SEO.

Um bom SEO repousa sobre três fatores distintos, que constituem os Pilares do SEO: Estrutura, Otimização On-page e Otimização Off-page. Pela nossa experiência, os erros mais comuns em SEO acontecem na estrutura e na otimização on-page. Por isso, vamos mostrar alguns desses erros e como resolvê-los.

Falta de otimização na estrutura do site

O SEO de estrutura é fundamental para que um site seja bem posicionado nas páginas de respostas dos grandes buscadores, e justamente por isso esse é o primeiro ponto que abordamos durante o processo de otimização de um site, blog ou loja virtual.

Esse é sem dúvida um dos principais erros de SEO que você pode cometer. Não sai por ai criando seu site sem um planejamento de SEO prévio. Faça com que categorias e seções “se conversem” em termos de SEO para garantir boas posições nas SERPs.

Ausência de URLs amigáveis

Esse é um dos erros mais comuns em SEO e por incrível que pareça não é nada difícil de se encontrar por ai. Pior ainda, é facilmente corrigido, principalmente se você estiver trabalhando com uma plataforma de gerenciamento de conteúdo com bons recursos de SEO, como WordPress ou Magento.

A URL de uma página é a primeira coisa que o Google lê, portanto, nada mais lógico do que inserir suas palavras-chave na estrutura do endereço web da página. Sem esse recurso, você perde muito em termos de otimização. Esse inclusive é um dos erros mais comuns de SEO no e-commerce.

Conteúdo copiado

Se você quer chegar a lugar nenhum em termos de visibilidade nas páginas de respostas do Google, o melhor caminho é sair por ai copiando o conteúdo dos outros e colocando em seu site ou blog, sem o link para a publicação original e sem a Tag Canonical para tudo tecnicamente correto.

Conteúdo original é uma das chaves do sucesso em SEO, por isso esqueça essa história de CTRL-C e CTRL-V. Além de não atribuir Autoridade ao Domínio, ainda acaba correndo o risco de sofrer uma denúncia por violação de direitos autorais no Google, o que certamente acabará com outro dos pilares do SEO, a Reputação do site. Em resumo, uma visão do inferno!

Conteúdo duplicado

Dependendo da forma como seu site é estruturado, o Google ao visita-lo, pode, através de caminhos diferentes, ter a mesma visão de conteúdo, o que será interpretado como Black Hat, uma prática não ética no processo de SEO, uma tentativa de enganar o Google. Isso gera, na melhor das hipóteses, um rebaixamento do posicionamento do site.

Esse erro é muito comum quando se trabalha com o WordPress e não se dá o devido tratamento a Categorias e Tags. Nestes casos é preciso usar a atribuição NoIndex em conjunto com a Tag Canonical, para deixar cada coisa em seu devido lugar.

Conteúdo de baixa qualidade

Outro campeão da lista de erros mais comuns em SEO é o conteúdo de baixa qualidade. O momento do SEO moderno é de valorização do conteúdo, portanto, se você desenvolver um conteúdo fraco, com poucas palavras, sem imagens e outros recursos informacionais como mapas, vídeos e outros, dificilmente conquistará boas posições nas SERPs.

A informação precisa ser concisa e abrangente. Esse é um erro muito comum entre as acessórias de imprensa, que distribuem releases em massa, sem qualquer cuidado com a estrutura do texto e a verdadeira qualidade informacional. O resultado é que gestores de conteúdo conscienciosos, simplesmente não publicam esse tipo de release.

Falta de linkagem interna e externa

Outro campeão da nossa lista dos erros mais comuns em SEO é a falta de linkagem interna e externa. Isso prejudica bastante o seu posicionamento nas páginas de respostas, pois é um critério que tem sido levado cada vez mais em consideração no algoritmo do Google.

Busque criar relacionamentos internos com conteúdos afins, para enriquecer a informação. Para o Google, a complementação da informação através de links internos e externos é de extrema importância e por isso faz parte de todo checklist de SEO.

Como você pode ver os erros mais comuns de SEO são facilmente resolvidos, portanto tenha essas diretrizes em mente na próxima vez que for otimizar uma página em seu site, blog ou loja virtual. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Publicado originalmente no blog da Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

View Comments

  • Acho que o principal erro em SEO é não ter uma estratégia definida para os resultados do processo e otimização. Tem muita gente que trabalha com SEO, mas de forma isolada, sem integrá-lo ao planejamento macro.

    • Olá Manassés

      Concordo plenamente com você. Um dos principais erros de SEO é não ter uma estratégia muito bem definida. Por isso um bom planejamento de SEO, com metas bem definidas e funis de conversão claros é fundamental.

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Alberto Valle

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