Mídias Sociais

O que são influenciadores digitais

O que são influenciadores digitais e como avaliar sua influência

Se você ainda não sabe o que são influenciadores digitais, não se preocupe. Muita gente também não tem a menor ideia do que seja isso, embora nos últimos tempos, este tenha se tornado um adjetivo muito usado, de forma muitas vezes errada.

Com o advento das mídias sociais e sua influência sobre a opinião das pessoas, muita gente passou a se auto denominar “influenciador digital” como forma de se destacar e de conseguir uma relevância, seja ela social ou profissional, que nem sempre lhe é devida.

Por falta de referências técnicas caímos então no dilema de o que são influenciadores digitais e quem na verdade só está o que chamo de “fazendo espuma” nas mídias sociais. Quem realmente influência o mercado e quem está apenas fazendo um show?

Quer saber então quem são os influenciadores digitais e quem são os fanfarrões? Existem critérios técnicos e lógicos para definir quem é quem no universo online e eu convido você a acompanhar o raciocínio.

Definindo o que são influenciadores digitais

Segundo definição da Wikipédia, um influenciador digital seria:

“Pessoas, personagens, marcas ou grupos que se popularizam em redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e outras, gerando conteúdo, gerando um público massivo que acompanha cada uma de suas publicações e eventualmente compartilham com outras pessoas” – Wikipédia

A definição é tecnicamente válida, mas é necessário avaliar e principalmente quantificar essa questão de ser ou não um influenciador digital.

  • Somos todos influenciadores digitais ou não?
  • O que é um influenciador digital do ponto de vista técnico?
  • Existe uma forma de medir o grau de influência digital de uma pessoa ou marca?
  • Como se tornar um influenciador digital de verdade?

Vamos então discutir esses pontos e definir exatamente o que é um influenciador digital e o que é simplesmente “espuma midiática” aproveitando a onda das redes sociais.

Todos nós somos influenciadores digitais

Uma das principais características da Internet é justamente ser um território livre, ou seja, qualquer pessoa com acesso à rede a partir de um computador ou dispositivo móvel conectado.

Junto com essa facilidade de comunicação, vieram as redes sociais, que hoje em dia proporcionam um grau de exposição muito grande a qualquer pessoa que tenha criado um perfil, página ou canal nas diversas opções de redes disponíveis nestas redes.

Como um dos objetivos destes perfis e outras ferramentas é justamente conquistar uma audiência cativa, é natural que em busca dessa audiência as pessoas acabem por atrair outras pessoas que compartilhem de suas ideias para este núcleo digital.

Sendo essa audiência, em sua grande maioria e de uma forma ou de outra conivente com as opiniões expressas por estes perfis, podemos então dizer que qualquer pessoa que possui um perfil nas redes sociais, é sim, de certa forma um influenciador digital.

O problema para definirmos quem são os influenciadores digitais é a amplitude dessa influência e de que forma ela se materializa e se quantifica. Por definição, todos nós somos influenciadores digitais.

Cai, portanto, um dos grandes argumentos daqueles que se auto qualificam como “influenciadores digitais”. Eles não são únicos e muito menos pessoas especiais. São apenas pessoas expressando suas opiniões e conceitos.

É claro que a audiência que possuem faz alguma diferença, mas o número desta audiência não significa necessariamente a concordância em relação às opiniões e conceitos emitidos e muito menos a capacidade de moldar opiniões.

Tecnicamente o que vem a ser um influenciador digital?

Passando para o ponto de vista técnico, um verdadeiro influenciador digital é aquela pessoa ou marca, que através de seu conteúdo consegue influenciar de alguma forma a maneira que seus seguidores nos meios digitais encaram e consideram determinadas questões ou conceitos.

Tomando-se este conceito como base, alguns dos argumentos destes supostos influenciadores digitais caem por terra. Será que o fato de terem muitos seguidores ou fãs significa que estas pessoas são realmente influenciadas pelas opiniões divulgadas?

Será que esse elevado número de “Seguidores” ou “Fãs” não são apenas espectadores de um show, muitas vezes até mesmo bizarro? Como avaliar esta influência? Haveria um número indicador da real influência destes perfis?

Como avaliar um influenciador digital?

É claro que uma avaliação de quem são os influenciadores digitais não pode ser preciso. Afinal de contas, estamos falando de pessoas e não apenas de curtidas, número de fãs ou seguidores. Você conhece coisa mais imprecisa do que o ser humano?

O problema é que quando trabalhamos com marketing nas mídias sociais, por uma questão de coerência e avaliação de resultados, precisamos sim de um indicador técnico para avaliar os milhões de perfis existentes hoje em dia nos diversos canais.

No caso do Facebook, podemos analisar o grau de engajamento de uma determinada página. No caso do Instagram isso também é possível. No caso do Twitter, uma simples regra de três também define o verdadeiro grau de influência de um perfil.

E como fazemos para avaliar de uma forma mais ampla quem são os verdadeiros influenciadores digitais? Quem realmente “faz a terra tremer” quando publica alguma coisa em suas redes sociais e que na verdade só “faz espuma” em seus posts?

Um dos principais indicadores sobre a influência nas redes sociais é o Klout, um algoritmo desenvolvido justamente para avaliar o grau de influência gerado por um conjunto de canais nas mídias sociais.

Então o Klout é o verdadeiro indicador de quem é um influenciador digital? Claro que não. Em um universo onde temos que avaliar sentimentos e intenções, como o das mídias sociais, um único indicador não pode expressar a verdadeira força de um perfil.

O Klout é um dos parâmetros dos quais o analista de mídias sociais se vale na hora de avaliar uma determinada presença nas mídias sociais, mas é claro que existem outros sinais que confirmam essa força do perfil ou marca.

Uma das máximas da web análise é justamente não confiar em uma única métrica, mas sim, confronta-la com outros indicadores para se obter a validação da informação. Em temos de métricas, podemos garantir que não existe verdade absoluta.

Como se tornar um influenciador digital de verdade?

Definido o que é um influenciador digital, podemos então falar sobre como se transformar em uma verdadeira referência nas redes sociais e outras plataformas online, o sonho de muita gente e marcas nos dias de hoje.

Em primeiro lugar, para se transformar em um verdadeiro formador de opinião na Internet você precisa trabalhar a base do seu conhecimento, expondo não apenas opiniões, mas principalmente os conceitos que as fundamentam.

Comece este trabalho criando um site ou blog pessoal onde você exponha as suas ideias, conceitos e princípios. O blog no marketing pessoal exerce uma função importantíssima na criação da sua imagem online.

Obviamente o conteúdo publicado precisa ser bem estruturado e baseado em uma estratégia macro de marketing pessoal na Internet. Criar um blog para não agregar valor a seus visitantes é pura perda de tempo.

O segundo passo é ter uma boa estratégia de marketing nas mídias sociais que respalde e amplifique o conteúdo publicado em seu site ou blog. É o que chamamos de trabalho de construção de autoridade, tanto do ponto de vista de conteúdo como também de marketing de relacionamento nas redes sociais.

Acredito que o verdadeiro caminho para quem deseja saber como ser um influenciador digital seja pensar na noz antes de pensar na casca. O conteúdo será sempre mais importante que a forma.

Agora que você já sabe o que são influenciadores digitais, poderá distinguir mais facilmente quem realmente faz a diferença em seu mercado de atuação e quem está por aí só fazendo espuma. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Publicado originalmente no blog da Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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