A curiosidade sobre o que é programa de afiliados vem crescendo no Brasil, já que é cada vez maior o número de pessoas que percebem nesse mercado uma boa oportunidade para ganhar dinheiro na Internet, a partir de um investimento muito pequeno.
Na medida em que cada vez mais empresas aderem a estratégia de marketing de afiliados, o número de programas de afiliados vem crescendo muito, criando oportunidades de ganho bastante interessantes nessa área.
Se você quer saber o que é programa de afiliados e como ganhar dinheiro com isso, em primeiro lugar precisa entender exatamente como a coisa funciona. Muita gente acaba fracassando neste negócio, justamente por desconhecer a essência dos seus fundamentos.
Segundo a Wikipédia, a definição de programas de afiliados seria:
“Um serviço de publicidade prestado por uma pessoa ou empresa, que disponibiliza espaços publicitários na Internet, e é remunerada em função dos negócios gerados a partir dos acessos gerados por estes espaços publicitários.” – Wikipédia
Em um programa de afiliados, qualquer pessoas que tenha um site ou blog, ou empresa que possua um site de conteúdo, pode “alugar” determinados espaços no site, para que as empresas veiculem mensagens publicitários no formato de banners ou textos. Em troca, a pessoa ou empresa é remunerada em função dos resultados que a empresa anunciante tem com aqueles anúncios.
Por exemplo, o Google AdSense, um dos maiores programas de afiliados do mundo, remunera seus afiliados com um percentual do valor pago por seus anunciantes no programa Google Ads. A cada clique dado nos anúncios veiculados através do Google AdSense, o site que os exibe recebe 60% do valor pago pelo anunciante. Nada mau, não acha?
Para quem não sabe ainda o que é programa de afiliados, saiba que na verdade essa é a outra face da moeda do que chamamos de marketing de afiliados. Nessa modalidade do marketing digital, as empresas buscam a inserção de banners, vídeos e links em outros sites, em troca de uma remuneração.
Isso faz com que os canais de divulgação e vendas das empresas se multipliquem, transformando toda a sua rede de afiliados em vendedores virtuais dos seus produtos e serviços. É uma forma bastante inteligente de conquista de novos mercados e públicos.
Por outro lado, os programas de afiliados acabam se transformando em uma ótima oportunidade para quem deseja ganhar dinheiro online, através do que chamamos de monetização de sites. Com eles, blogs, sites de conteúdo, lojas virtuais e até mesmo redes sociais podem gerar um bom dinheiro para quem os administra.
Resumindo, com o marketing de afiliados e os programas de afiliados, todo mundo ganha. As empresas aumentam a venda de seus produtos e serviços e os donos de sites e blogs ganham com a remuneração paga por essa exposição.
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que a monetização de sites através de programas de afiliados é um verdadeiro negócio, e só dá dinheiro de verdade se for encarado dessa forma. De nada adianta criar um bloguinho qualquer, enchê-lo de anúncios e pensar que com isso você irá ganhar rios de dinheiro sem fazer nada.
A ideia de que quem ganha dinheiro com programas de afiliados vive na praia, de bermuda, apenas conferindo o dinheiro que está ganhando com seus anúncios, é só uma ilusão. Fazer dinheiro neste mercado exige muita técnica e dedicação. O resultado é ótimo, mas tem que ralar.
Para ganhar dinheiro com programas de afiliados, em primeiro lugar você precisará montar um blog ou site, de preferência em um nicho bem específico, e gerar conteúdo inédito e relevante para ele. Depois de pronto, você poderá começar a inserir seus anúncios.
Leia mais em Como Montar Um Negócio Com Programas de Afiliados
Agora que você já sabe o que é programa de afiliados, vamos ver então qual é o “caminho das pedras” para ganhar dinheiro com esse negócio.
O segredo do sucesso em programas de afiliados tem dois pontos básicos, a escolha de um nicho rentável e a geração de tráfego para o site. Sem um planejamento prévio, com a escolha de um nicho altamente lucrativo e sem um plano de marketing para divulgação do blog ou site, a coisa não funciona.
O nicho de mercado ideal é aquele que possui muitos anunciantes e consequentemente uma concorrência muito grande. Além disso é preciso que haja um bom número de programas de afiliados disponível. O setor de turismo é um exemplo disso. Sites como o Viagem a Orlando monetizam suas páginas com dezenas de programas de afiliados diferentes.
O outro segredo está na geração de tráfego. O tráfego de melhor conversão para programas de afiliados é o que vem dos resultados de busca orgânica do Google. Portanto, é preciso aplicar técnicas de SEO para que seu site consiga uma boa exposição no Google.
Além disso, outras ferramentas clássicas do marketing digital como mídias sociais e e-mail marketing sempre ajudam muito, mas devem ser usadas como forma de atração de tráfego e geração de relevância, e não como ferramentas de vendas, pois acabam “enchendo o saco” do seu público se forem usadas dessa forma.
Não se trata apenas de saber o que é programa de afiliados, é saber como estruturar o negócio e como divulga-lo, em um mercado cada vez mais competitivo e profissional. Ao contrário do que muita gente imagina, o negócio é muito lucrativo, mas precisa de dedicação e técnica.
Agora que você já sabe o que é programa de afiliados, pode colocar mais essa opção, tanto para aumentar as vendas da sua empresa quanto para montar seu próprio negócio online.
Publicado originalmente no blog da Academia do Marketing
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…