Marketing Digital

O Que É Página De Captura

O que é página de captura – Squeeze Page

Se você ainda não sabe o que é página de captura, ou Squeeze Page, como também é conhecida, pode estar perdendo uma ótima oportunidade de negócio na área do marketing digital.

A coisa não tem nada a ver com fórmulas milagrosas de se ganhar dinheiro na Internet ou então métodos infalíveis para se montar um negócio online. Uma página de captura nada mais é do que uma peça de uma estratégia de marketing digital, que contempla também diversas outras ferramentas.

O primeiro conceito que os empreendedores digitais que buscam informação sobre o que é página de captura precisam entender é que uma Squeeze Page é apenas uma parte de todo um conjunto de ações digitais que precisam ser implementadas para levar um negócio digital ao sucesso.

A armadilha de confiar apenas na página de captura

Se você basear o seu negócio online única e exclusivamente em uma página de captura, estará com o que nós, profissionais de marketing chamamos de estratégia “manca”, pois ela não estará respaldada por diversas outras ações que precisam ser acionadas após a captura do e-mail ou curtida na página do Facebook, por exemplo.

A verdade é que o foco dos vendedores de “potes de ouro” que vem aparecendo no mercado ultimamente, se concentra nas páginas de captura, porque é mais fácil de vender. As pessoas acreditam que apenas criando aquela página, já serão verdadeiros “Empreendedores Digitais” e que vão ganhar muito dinheiro com isso.

Os tais “gurus” só se esquecem de dizer que sem as outras ações, como marketing de busca, marketing em redes sociais, marketing de conteúdo e tudo mais, a estratégia não se sustenta a médio e longo prazo. O resultado é alguma receita no início, principalmente quando a bolha está em formação, mas a longo prazo essa receita desaparece.

Uma página de captura precisa ter seus resultados monitorados

Uma página de captura sem o devido monitoramento através do Google Analytics não serve para absolutamente nada, pois equivale a pegar os acessos ao seu site, jogar para cima e entregar para Deus. Venhamos e convenhamos; ele tem coisas bem mais importantes para fazer além de cuidar da sua Squeeze Page, não concorda?

Se você não sabe como o processo de conversão de visitantes em leads se dá, você obviamente não tem dados para aperfeiçoar esse processo. Ou seja, sua uma Squeeze Page se transformará em uma verdadeira loteria.

A página de captura é apenas o meio

Muitos dos “pastores da prosperidade online” focam seus sermões na importância das páginas de captura, sem lembrar que elas na verdade, são apenas o meio. O resultado final, as vendas em si, ou avanços no funil de conversão, vêm das ações subsequentes.

Muitos dos candidatos a empreendedores online que vêm se aventurando no caminho dos infoprodutos estão se esquecendo de trabalhar outras estratégias de marketing, como a construção de uma reputação no segmento através de um blog bem estruturado e ações nas mídias sociais, e focando apenas nas Squeeze Pages.

Para ganhar dinheiro com infoprodutos é preciso saber muito mais do que apenas o que é página de captura. É preciso conhecer o processo como um todo.

  Leia o artigo Como Ganhar Dinheiro com Infoprodutos

Diferença entre Página de Captura e Landing Page

Embora muita gente ainda acredite que uma página de captura seja a mesma coisa que uma Landing Page, existe uma diferença muito sutil entre as duas, pelo menos, do ponto de vista conceitual. Por isso, se você quer saber exatamente o que é página de captura, preste atenção a essa diferença.

Uma Página de Captura tem como único objetivo, como o nome mesmo diz, conseguir o contato de um visitante, seja ele um endereço de e-mail, perfil em rede social, ou até mesmo, em estratégias mais sofisticada, uma marcação para fins de remarketing.

Depois dessa captura, segue-se uma etapa complementar de argumentação para venda de um determinado produto ou serviço, que pode ser feita através de e-mail marketing ou outros canais.

Já uma Landing Page, pelo menos conceitualmente, é uma página para desenvolvimento de argumentação de vendas, é o que eu chamo em nosso curso de marketing digital na Academia do Marketing, de ponte entre o anúncio e a conversão.

A Landing Page pode até mesmo ter um elemento de captura como um vídeo ou outro presente digital como um e-book, mas este elemento não é obrigatório. O foco da Landing page é a argumentação de venda e não a captura de dados.

Em nossos cursos sempre recomendo a leitura de um livro do verdadeiro guru das Landing Pages, Tim Ash que discute exaustivamente o assunto em Otimização da Página de Entrada, da editora Alta Books na versão em português.

Agora que você já sabe o que é página de captura e de que forma ela deve ser encarada em seu negócio online, faça uma revisão da sua estratégia ou planejamento e mãos a obra!

Publicado originalmente no portal Empreendedores Web

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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