O que é Inbound Marketing
Se você ainda não sabe o que é Inbound Marketing, prepare-se, pois este ano essa será uma expressão recorrente nas discussões sobre marketing online aqui no Brasil, pois lá fora já está bombando há algum tempo.
O Inbound Marketing é uma estratégia composta por uma série de ações online que têm como objetivo atrair tráfego para um site e trabalhar este tráfego de forma a se converter em Leads ou consumidores efetivos dos seus produtos ou serviços.
Saber o que é Inblound Marketing e como ele funciona é importante para qualquer empreendedor digital e profissional de marketing, porque ele vem se revelando uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital da atualidade.
Por que Inbound Marketing
Estamos passando por um momento em que o marketing direto convencional dá lugar ao marketing de relacionamento, onde ao invés de oferecermos diretamente produtos e serviços, o objetivo é criar pontos de relacionamento, para então divulgar nossa proposta de valor. É o que está sendo conhecido como Novo Marketing.
Uma das vantagens do Inbound Marketing é a sua segmentação. Por ser composto por uma série de ações que buscam despertar o interesse do público para a marca, seus produtos ou serviços, o público resultante destas ações é extremamente segmentado. Isso facilita em muito o trabalho de inserção deste público em um funil de conversão.
Outro grande argumento de defesa do Inbound Marketing é sua elevada taxa de conversão. As ações de Inbound Marketing tendem a apresentar um ROI muitíssimo superior ao obtido em campanhas online convencionais. Isso por si só já seria argumento suficiente para você cair de cabeça no Novo Marketing, mas existe outro que é definitivo.
Em tempos de mídias pagar ficando cada vez mais caras, com os preços do Google Ads indo as nuvens e Facebook Ads idem, as táticas de Inbound Marketing custam 60% menos que as ações do marketing convencional. Em tempos difíceis como os que estamos vivendo no Brasil em 2015, esse é o argumento final.
Como funciona o Inbound Marketing
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, vamos ver como ele funciona e quais são suas principais ferramentas de trabalho, porque eu sei que depois do que você leu até aqui, deve estar louco para saber como implementá-lo.
No Outbound Marketing, a estratégia é uma abordagem direta do cliente para oferecer produtos ou serviços, ou seja, a marca vai em busca do cliente. No Inbound Marketing a coisa funciona exatamente ao contrário, desenvolvemos conteúdo gratuito e fazemos com que o cliente é que venha ao encontro da marca.
O Inbound Marketing é uma consequência direta da evolução da própria Internet. No momento atual, seja através de ferramentas de busca ou redes sociais, as pessoas assumiram o controle das coisas. São elas que decidem o que querem receber e como vão receber. O resultado é que a porta está sendo fechada para as ações de Outbound Marketing.
Uma estratégia de Inbound marketing é baseada na produção de conteúdo de relevante que é oferecido de forma gratuita através de canais como:
- Blogs associados ao site da marca
- Mídias sociais como Facebook e Twitter
- SEO – Search Engine Optimization
- E-mail marketing
- Landing Pages
Uma característica interessante do Inbound Marketing é que ele trabalha de forma extremamente integrada, buscando sempre a criação de uma sinergia no marketing digital que potencializa suas ações.
Um erro comum que temos visto ultimamente é confundir o Inbound Marketing com Marketing de Conteúdo. O segundo na verdade é apenas uma das ferramentas do Inbound e trabalha alinhado com diversas outras ferramentas.
[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo A Diferença Entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo
A função de cada canal no Inbound Marketing
Você agora já sabe o que é inbound marketing e como ele funciona, mas vamos ver como estes canais trabalham e se conectam para atingir os objetivos de conversão.
Blog – O blog associado ao site da marca é o início de todo o trabalho. Nele oferecemos conteúdo de qualidade, produzido especialmente para impactar de forma positiva a persona de marketing que desenhamos na etapa de criação da nossa estratégia de marketing digital.
Mídias Sociais – Em uma ação complementar a publicação de conteúdo no blog da empresa, usamos as mídias sociais como Twitter, Facebook, LinkedIn e outras, para potencializar o alcance das publicações e buscar engajamento com o público-alvo de nossas campanhas.
SEO – O trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é essencial no Inbound Marketing. O conteúdo produzido deve passar por um trabalho intensivo de SEO para que conquiste posições de destaque nas páginas de respostas dos buscadores como o Google, para reforçar seu trabalho de marketing de busca.
Landing Pages – Esse é o momento decisivo de toda estratégia de Inbound Marketing. É nela que se dá a argumentação final para inserção do visitante no funil de conversão. Ela precisa ser muito bem elaborada para que se dê início ao processo de conversão da campanha.
Uma poderosa ferramenta de geração de Leads
O objetivo do Inbound Marketing não é apenas o da conversão imediata. Ele funciona muito bem como estratégia para a captação de Leads para o seu negócio, ou seja, chamar para o seu site, lista de e-mails ou rede social, um grupo de pessoas que esteja realmente interessado em seu produto ou serviço.
Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é Inbound Marketing, o que acha de começar a traçar a sua estratégia?
Publicado originalmente no blog da Academia do Marketing