O que é EdgeRank do Facebook e qual sua importância
Para ter sucesso em Facebook Marketing, saber o que é EdgeRank é fundamental, pois esse índice afeta diversos fatores da sua estratégia, como o alcance de suas publicações e relevância da sua página.
Para quem ainda não conhece, o Edge Rank é o algoritmo usado pelo Facebook para determinar qual o alcance que as publicações de uma Fan Page terão em função do histórico do conteúdo publicado na página e da interação gerada por eles.
Saber o que é EdgeRank é importante, pois ele é o critério usado para avaliar tudo que é publicado em uma Fan Page e o impacto que esse conteúdo teve sobre a base de fãs da página.
É baseado neste indicador, por exemplo, que o Facebook determina o que será ou não ser exibido, de forma orgânica, ou seja, sem o pagamento de qualquer valor para impulsionar a publicação, no Feed de Notícias dos fãs da página.
Através do EdgeRank, cada publicação recebe uma pontuação que irá determinar qual será o seu grau de exposição. Se a pontuação é baixa, o alcance orgânico da publicação será restrito.
De maneira contrária, se o Edgerank é alto, maior será a distribuição da publicação e consequentemente, maior será o seu alcance.
Podemos dizer que o Edge Rank funciona como um verdadeiro termômetro das publicações e interações feitas em uma página. Quanto maior o engajamento na sua Fan PAge, maior será o seu EdgeRank e consequente o seu alcance orgânico.
Esse conceito é tão importante que em nosso Curso de Facebook Marketing dedicamos um módulo inteiro à sua discussão e análise, pois compreender seu funcionamento é fundamental para para o sucesso no Facebook Marketing.
Entendendo a distribuição das publicações no Facebook
Para entender corretamente o que é EdgeRank, é necessário antes de tudo entender como o Facebook distribui as publicações feitas em sua Página de Fãs.
O fato de você fazer uma publicação em sua página, não significa que ela será exibida para todos os seus fãs. É o EdgeRank que determina quais as mensagens que serão mostradas, e a quem serão mostradas no Feed de Notícias.
É por este motivo que o EdgeRank é considerado o mais importante indicador de qualquer atividade referente a Facebook Marketing. Fazendo uma analogia com o Google, podemos afirmar que o EdgeRank está para o Facebook assim como o Page Rank está para o Google.
Agora que você já tem uma boa noção sobre o que é EdgeRank, é bem provável que esteja curioso para saber qual é o seu, correto? Bem, infelizmente o Facebook não informa o valor deste indicador, mas existem alguns serviços como o EdgeRank Checker que podem lhe fornecer essa informação.
Como é calculado o EdgeRank do Facebook
Na imagem abaixo temos a fórmula de cálculo do EdgeRank. Embora possa parecer complicado inicialmente, a fórmula não é tão difícil de entender, pois não envolve tanta matemática assim. O cálculo do EdgeRank leva em consideração basicamente três fatores.
O importante, é assimilar o conceito de cada variável para que você possa moldar seu conteúdo de forma a conseguir o maior EdgeRank possível e com isso possibilitar um maior alcance para suas publicações no Facebook.
O cálculo do EdgeRank é feito baseado em três parâmetros chave:
1 – Fator Afinidade
O Fator Afinidade determina o grau de interações anteriores entre o fã e a página. O EdgeRank leva em consideração, na hora de exibir organicamente uma publicação em um determinado perfil, a quantidade e qualidade das interações anteriores entre o perfil e a página em questão.
Os perfis que possuem um histórico de interações com a página terão maior possibilidade de terem as publicações da página exibidas em seu timeline, já que pelo histórico, o EdgeRank entende que as publicações daquela página agradam ao perfil.
2 – Fator Relevância
O Fator Relevância é calculado através do número e tipo de interações dos fãs com o conteúdo publicado. Publicações que recebem um elevado número de interações tem seu alcance aumentado e maior exposição orgânica.
Por experiência, sabemos que o formato das publicações influencia nesse comportamento, portanto, vídeos e fotos tendem a ter maior relevância, e consequentemente um EdgeRank maior, seguidos de links e textos.
3 – Fator Decaimento
Uma das principais preocupações do Facebook é a constante atualização de conteúdo e através do Fator Decaimento do EdgeRank, a rede estimula as páginas a estarem continuamente publicando novas atualizações.
Por isso, é de se compreender que o EdgeRank leve em consideração e dê maior peso a publicações mais recentes, dando-as maior exposição orgânica e consequentemente atribuindo-as um valor maior.
Com essas diretrizes, já podemos ter uma ideia do tipo de conteúdo que produzirá um EdgeRank maior e consequentemente trará um maior prestígio para sua página ou perfil.
O que é EdgeRank? Relevância e Engajamento
Diante de tudo o que foi exposto, chegamos a conclusão que o EdgeRank, de uma forma simplificada, significa relevância de conteúdo e engajamento.
Não se trata de “postar para o Facebook” e não para os seus leitores, como já está sendo discutido em algumas rodas. Trata-se de gerar conteúdo que seja relevante para os seus amigos ou fãs.
O EdgeRank simplesmente qualifica o conteúdo em função do que é mais interessante para os usuários do Facebook, e portanto, você deve ter um conteúdo que se encaixe nesse perfil, caso contrário, sua atuação não terá o impacto que se espera.
Agora que você já sabe o que é EdgeRank e tem um boa ideia de como ele funciona, talvez fosse bom você rever sua estratégia de conteúdo para ver se esse parâmetro tem sido levado em consideração. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
Valeu pelas dicas Alberto. Não tinha a menor ideia de como a coisa funcionava e muito menos que se chamava EdgeRank. Vou dar uma estudada melhor e começar a alinhar meu conteúdo em função dessas novas diretrizes.
Olá Sérgio
Infelizmente muita gente, como você, não sabe o que é EdgeRank, e com isso, acaba não alinhando seus conteúdos publicados no Facebook, com as diretrizes do algoritmo.