Uma atividade comercial pela internet pode pode ser estruturada com base em diversos modelos de negócios no e-commerce, em função principalmente do tipo de relação entre as partes compradora e vendedora.
É importante conhecer detalhes sobre os modelos de e-commerce para que você possa estruturar o seu planejamento em função das características próprias de cada um desses modelos.
O modelo de comércio eletrônico Business to Business ou B2B como também é conhecido, tem como principal característica a relação comercial entre duas empresas. Um volume bastante significativo do comércio eletrônico mundial é feito nesta modalidade.
As transações no modelo B2B, em sua grande maioria, se dão através de redes privadas partilhadas entre duas empresas ou mais empresas. É uma prática que possibilita ganhos de produtividade e elimina intermediadores.
O modelo de e-commerce Business to Consumer, também conhecido como B2C, é o mais conhecido do grande público e envolve a venda direta dos fabricantes e distribuidores ao consumidor final.
As grandes lojas virtuais como Submarino, Netshoes, Extra e outras são exemplos clássicos desse modelo de e-commerce. No Brasil é o segmento que cresce de forma mais acelerada em função do ingressos de pequenos e médios empresários
Por último, temos o modelo Business to Employee, onde as empresas criam plataformas de e-commerce, geralmente no formato intranet, para oferecer produtos e serviços para seus funcionários com preços diferenciados.
No Brasil temos um modelo de B2E muito interessante criado pela PREVI, fundação dos funcionários do Banco do Brasil. O Clube de Benefícios da PREVI, através de uma rede de parcerias, oferece diversos produtos e serviços ao seu corpo de funcionários com preços significativamente menores do que os praticados no mercado aberto.
O segundo grupo de modelos de e-commerce é o que tem como origem do interesse de venda o próprio consumidor.
Esse modelo de e-commerce é justamente o contrário do modelo B2C. No modelo C2B, são os consumidores que ofertam seus produtos e serviços para as empresas. Ainda é um modelo pouco utilizado no Brasil, mas em outros países é um grande mercado.
Por aqui, o destaque para ecommerce no modelo Consumer to Business fica por conta dos sites de oferta de serviços freelancer como o Freela e o We Do Logos.
Neste modelo de comércio eletrônico a relação comercial se dá entre duas pessoas, geralmente através de uma plataforma de e-commerce que promove a intermediação da operação.
No Brasil, o pioneiro no modelo Consumer to Consumer foi o Mercado Livre e mais recentemente o Olx e Bom Negócio.
Agora que você já conhece os principais modelos de e-commerce e suas características, já pode escolher o seu e começar a elaboração do plano de negócios para seu e-commerce.
Publicado originalmente no Guia de E-commerce
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…