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As melhores estratégias de marketing digital no comércio eletrônico

As melhores estratégias de marketing digital no comércio eletrônico

Em uma situação de mercado cada vez mais competitiva verificamos que as estratégias de marketing digital no comércio eletrônico ocupam uma posição de cada vez maior destaque para o sucesso de um e-commerce.

A maioria dos novos empreendedores do comércio eletrônico tende a ligar esse segmento única e exclusivamente à tecnologia em termos de plataforma de e-commerce e sistemas de gerenciamento, mas nos dias de hoje, o sucesso de uma loja virtual depende cada vez mais do marketing digital criado para divulgar o empreendimento.

Um dos principais erros dos novos empreendedores do varejo virtual é achar que a criação de estratégias de marketing digital para uma loja virtual começam a ser estruturadas depois da etapa de implementação da plataforma de e-commerce.

Na verdade, os dois processos deve ser desenvolvido simultaneamente de forma a podermos extrair o máximo de benefícios de suas estruturas.

Em nosso Curso de Marketing Digital deixamos isso muito evidente quando falamos a respeito do planejamento de SEO para um e-commerce.

Criando um ambiente de marketing digital para o e-commerce desde o planejamento

Hoje em dia o gestor de um e-commerce possui um vasto arsenal de ferramentas para a divulgação de uma loja virtual,e justamente por isso, o planejamento se torna fundamental para que possamos alinhar todas essas ferramentas em uma ação conjunta de marketing.

Precisamos mais do que nunca coordenar todas as ações de marketing online para que elas possamos chegar a uma situação que resulte na tão perseguida sinergia em marketing digital, capaz de potencializar o impacto de cada uma individualmente.

As estratégias de marketing digital no comércio eletrônico bem estruturadas começam já na etapa de planejamento da loja virtual. É o caso, por exemplo, da estratégia de SEO para e-commerce.

Já no momento de definição de departamentos e seções da loja, precisamos ter, no mínimo, uma ideia das palavras-chave pelas quais queremos ser encontrados. Elas serão fundamentais para a denominação de cada departamento, pois no caso da construção de URLs amigáveis, precisamos encaixá-las de forma a potencializar o SEO das páginas de produtos.

As melhores estratégias de marketing digital no comércio eletrônico

Quando falamos em marketing digital para e-commerce estamos nos referindo a um grupo de quatro áreas básicas para a divulgação de produtos de uma loja virtual:

  • Marketing de Busca – SEM

Basicamente o uso de programas de links patrocinados como o Google Ads e processos de SEO – Otimização para ferramentas de busca, além de ações em sites de comparação de preços que também entram nesta categoria.

  • Marketing de Display

Estratégia de exibição de banners em blogs e portais através da rede de display do Google Ads, Facebook Ads e outras ações como a contratação de banners em blogs e sites de nicho. Outra estratégia bem interessante é a de criação de Programas de Afiliados.

  • Marketing de Relacionamento

Uma das estratégias de marketing digital no comércio eletrônico que mais cresce no mundo inteiro. Nelas lançamos mão de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest, dependendo do setor e o bom e velho e-mail marketing, que recuperou seu poder de venda e é peça indispensável no web marketing.

  • Marketing de Conteúdo

Criação de conteúdo de qualidade para publicação em um blog bem estruturado que funciona não só como ferramenta de exposição nos buscadores como fideliza os acessos de clientes em potencial para sua loja virtual.

O custo de uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais

Um dos maiores mitos sobre negócios online é de que o marketing digital é barato. É claro que todas estas estratégias de marketing digital para comércio eletrônico possuem custos e por isso, em primeiro lugar devemos levar em consideração o orçamento disponível para o marketing digital de forma que possamos alocá-lo de maneira apropriada ao longo do tempo, visando garantir a sustentação das campanhas durante tempo o suficiente até que elas comecem a gerar um retorno.

No curso sobre criação de lojas virtuais oferecido pela equipe do Curso de E-commerce existe uma recomendação clara de que orçamento para a criação de uma loja virtual seja dividido em uma proporção de 30% para a plataforma de e-commerce e outros sistemas envolvidos no gerenciamento das funções de uma loja virtual e uma parcela de 70% seja aplicada no marketing digital da operação.

Colocando a mão na massa para divulgação da sua loja virtual

A resposta para esta questão vai depender muito do ponto em que se encontra seu projeto de e-commerce. No caso de lojas virtuais que estão iniciando suas operações, o caminho mais indicado é começar por links patrocinados, dando tempo para que o processo de SEO comece a trazer seus primeiros resultados.

Ainda na área do SEM – Search Engine Marketing, a criação de um blog, também faria parte dessa etapa inicial, já que ele aumenta nossa exposição nas páginas de respostas dos buscadores e cria um tráfego indireto para a loja virtual.

Todo empreendedor precisa ter consciência de que cada modalidade dessas tem um prazo de maturação diferente. No caso dos Links Patrocinados o retorno é quase imediato, embora seja uma estratégia mais cara que as outras.

Já as estratégias de SEO e marketing de relacionamento, como redes sociais, tem um retorno a médio e longo prazo, mas com um custo bem menor do que a de links patrocinados de forma geral.

Como você pode ver, ter um bom conjunto de estratégias de marketing digital no comércio eletrônico é fundamental para o sucesso de qualquer loja virtual, mas você somente conseguirá bons resultados se planejar todo o processo de forma a alinhas as diversas ações.

Publicado originalmente no Blog da Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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