Marketing Pessoal

Marketing Pessoal no Instagram

Marketing pessoal no Instagram

No cenário atual, o marketing pessoal no Instagram ganha cada vez mais destaque já que essa é uma das redes que mais cresce no mundo inteiro.

O Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo inteiro, e só no Brasil são mais de 99 milhões de contas ativas por mês.

Um ambiente online dessa magnitude, obviamente se transforma em um ambiente digital com imensas oportunidades para a divulgação de uma marca pessoal.

Por isso, o marketing pessoal no Instagram vem ganhando cada vez mais adeptos e despertando o interesse de quem deseja iniciar um projeto de marketing pessoal nas redes sociais.

As características do público no Instagram

O público feminino é maioria no Instagram, mais de 60% dos usuários são mulheres. Portanto seus maiores exemplos também:

Blogueiras, empresárias, atletas, artistas e profissionais das mais diversas áreas, compartilham fotos e vídeos diariamente sobre sua rotina de trabalho, treinos, lazer, etc. E que se tornaram referências por isso.

Se você está no Instagram com certeza tem conhecimento disso. Quantas dessas pessoas já não criaram novas oportunidades profissionais em função da visibilidade que alcançaram na rede?

Convites para novos trabalhos, novos clientes, aumentaram suas vendas, fecharam novos patrocínios e muitas outras opções. O marketing pessoal no Instagram vem alavancando carreiras e negócios.

Engana-se se está achando que isso acontece apenas com que é famoso. Se conquistaram certa fama, foi porque em determinado momento no passado, esses profissionais se deram conta das oportunidades que podem surgir de uma presença forte no Instagram e começaram a trabalhar seu marketing pessoal por lá.

Lembre-se que o seu trabalho de marketing pessoal na Internet envolve colocar a sua marca em todo lugar! Quanto antes ter a consciência disso, melhor.

Dicas de marketing pessoal no Instagram

Queremos que você também utilize todo potencial do Instagram em benefício da sua marca pessoal e profissional.

Por isso, listamos dez práticas simples de marketing pessoal no Instagram, para que você possa começar a utilizar hoje mesmo para gerar visibilidade para sua marca pessoal e assim atrair novas oportunidades.

1 – Complete todos os dados do seu perfil no Instagram

Escolha adequadamente seu nome de usuário. Pode ser seu nome e sobrenome, como a maioria. Ou você pode ir além, e criar um Username criativo e que relacione sua marca ao posicionamento que deseja criar para a mesma.

Por exemplo, se for uma dentista e se chama Ana, no Instagram você pode ser a @Ana_Dentista ou @AnaDentista e por aí vai. Seja criativo e lembre-se do posicionamento da sua marca na mente do seu público. Como quer ser reconhecido e lembrado.

Capriche na Biografia do seu perfil. Resuma quem você é, o que você faz e o que seus seguidores ganharão por segui-lo.

Pode também deixar suas informações de contato, como e-mail e outros perfis sociais. E se tiver um blog, site pessoal ou uma página no Facebook, insira o endereço no espaço designado para tal.

2 – Crie suas legendas

Mais do que apenas descrever suas fotos e vídeos, faça da sua legenda um complemento à sua publicação. Seja criativo de maneira que induza seus seguidores a comentar, questionar e até elogiar seus textos.

Apesar de ser considerada uma rede social exclusivamente de fotos e vídeos, você pode incrementar suas postagens com suas legendas e gerar um maior engajamento do seu público com sua marca.

3 – Use Hashtags do seu mercado

Outra dica de marketing pessoal no Instagram é trabalhar bem suas hashtags. Seja você um arquiteto, fisioterapeuta, administrador ou empreendedor do ramo da moda, utilize hashtags próprias do seu mercado. É um excelente caminho para ser notado por um público mais específico.

As pessoas procuram por todo tipo de hashtag que você pode imaginar. Quanto mais termos relacionados com sua área de atuação puder inserir, melhor! Mas não exagere na quantidade, já que marketing pessoal também é qualidade.

4 – Crie uma hashtag para sua marca pessoal

O posicionamento de uma marca é dado a partir dos diferenciais que ela apresenta ao seu público. Voltando ao exemplo da Ana fisioterapeuta, ela poderá criar hashtags únicas para suas postagens.

Por exemplo: #DentistaAna #DentAna entre outras. Identifique as principais da sua área de atuação e crie suas próprias hashtags.

Adicione também esses termos em sua biografia, assim seus novos seguidores e visitantes já saberão como identifica-lo.

5 – Não manipule as Hashtags

Sabemos que existem diversas listas por aí, com as principais hashtags do Instagram. As mais usadas que são única e exclusivamente utilizadas para gerar mais “likes” nas fotos e vídeos. Evite usar esses termos, a menos que estejam relacionadas com suas publicações.

Alguns destes termos que estão no Top 10 dos mais utilizados para apenas ganhar mais curtidas e seguidores: #follow #followback #like #me #like4like.

Os usuários percebem quando alguém ou uma marca utiliza as hashtags sem sentido apenas para conseguir mais “likes” em suas imagens e vídeos. E não é uma prática vista com bons olhos. Seja autêntico e fiel à sua marca.

6 – Qualidade no conteúdo publicado

Pense sempre na qualidade das suas fotos e vídeos. Torne suas publicações atrativas e convidativas. Sua marca será associada a essas fotos e vídeos. Procure utilizar os filtros e efeitos da própria rede para melhorar suas publicações.

Se isso for novidade pra você, faça uma rápida pesquisa no Instagram e verá que muitos profissionais já trabalham suas marcas por lá com maestria, praticando as ações listadas aqui. E se já utilizava seu perfil com essas práticas, ótimo! Continue com o bom trabalho.

Pesquise quais são as publicações que geram mais engajamento no Instagram e concentre sua produção nesses temas e formatos para fortalecer a sua presença junto ao algoritmo do Instagram, e com isso conseguir maior alcance orgânico.

7 – Geolocalização

Por onde anda sua marca? Comunique os locais onde suas fotos e vídeos foram capturados para posicioná-las em termos de geolocalização.

Quando visitar um evento profissional da sua área, uma feira, um congresso ou até uma visita à alguma grande empresa da área, registre os momentos e adicione onde as imagens e vídeos foram feitas.

Interaja com outros perfis

Siga profissionais da sua área, marcas, empresas e seus clientes. Curta aquelas publicações que julga pertinentes e comente sempre que achar que valha a pena.

Se estiver fazendo um bom trabalho em seu marketing pessoal, receberá muitos seguidores, comentários e curtidas de volta. Um dos maiores erros de marketing pessoal na Internet é justamente não interagir com outras pessoas e marcas.

8 – Integração com outras redes sociais

Outra boa dica de marketing pessoal no Instagram é conectar o seu perfil com outras redes sociais como sua conta no Twitter, Facebook, e outras.

Dessa maneira, sempre que publicar uma foto ou vídeo, a publicação será automaticamente compartilhada também nas outras redes sociais.

Atraindo novos seguidores e ainda aumenta a visibilidade e envolvimento da sua marca, fortalecendo sua estratégia de marketing digital nas redes sociais.

9 – Divulgue suas publicações em outras redes

Utilize o Instagram para divulgar suas novas publicações caso tenha um blog ou até uma página no Facebook, afinal de contas, seu marketing pessoal no Instagram também pode ajudar à sua estratégia em outras redes.

Pode utilizar alguma imagem da publicação com o título do seu texto e ainda colocar o link para seu blog. E incentive seus seguidores a visitarem seu endereço virtual e a interagir em seus posts.

Aqui novamente vale relembrar de utilizar as hashtags relacionadas com o assunto da postagem, para gerar um alcance maior para seu blog, além dos seus seguidores.

10 – Mantenha o equilíbrio

Se seus principais objetivos através do marketing pessoal no Instagram são estritamente profissionais, entenda a importância de equilibrar suas postagens no Instagram. Você não é um robô.

O Instagram ainda é usado pela maioria como uma rede social de lazer e com um clima mais pessoal. Portanto, compartilhe fotos fora do contexto profissional, do seu dia a dia, seus hobbies e quando possível, adicione pequenas doses de humor, afinal, nem só de trabalho vive o homem, correto?

O importante para fazer o seu Instagram bombar é justamente encontrar o equilíbrio entre a questão técnica e a espontaneidade. É isso que dá aquele toque especial em um perfil, que faz com que todo mundo o acompanhe.

Mantenha-se atualizado sobre o marketing pessoal no Instagram e outras técnicas de marketing pessoal nas redes sociais assinando a nossa Newsletter.

Publicado originalmente no site Marketing Pessoal

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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