Em uma época em que todo mundo está conectado o marketing pessoal nas mídias sociais passou a ser uma obrigação e não mais apenas uma opção de promoção pessoal.
Atualmente, grande parte das referências do mundo moderno passa pelas mídias sociais e é nesse cenário que o marketing pessoal nas mídias sociais ganha cada vez mais importância, principalmente entre empreendedores e no mundo corporativo.
Porém, ter uma presença séria nas redes sociais é muito mais do que simplesmente criar um perfil. É trabalhar esse perfil como um verdadeiro cartão de visitas digital.
As mídias sociais passaram a ser, em muitas das vezes, seu primeiro ponto de contato profissional ou comercial na web, além do ponto de partida para a inserção no mercado de trabalho.
Em qualquer área de atuação, a pesquisa por referências profissionais passa obrigatoriamente pelas mídias sociais como Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.
Por isso o marketing pessoal nas redes sociais é tão importante nos dias de hoje, seja qual for a área de atuação do profissional.
Vale a pena dedicar um tempo para essa tarefa, pois o retorno é garantido, se você fizer a coisa certa, com planejamento e método.
Tudo começa, como sempre, pelo planejamento. Como em qualquer campanha de marketing nas mídias sociais, também o marketing pessoal exige planejamento estratégico digital para que você consiga atingir os resultados esperados.
Essa abordagem leva algumas pessoas a acharem que a aplicação de um método tira a espontaneidade do perfil nas redes sociais e distorce as verdadeiras informações sobre a pessoa, mas não é bem assim.
A proposta é fazer um perfil relevante e bem organizado, com foco na promoção pessoal, e para isso é necessário ser verdadeiro, pois as pessoas percebem facilmente quando você está fingindo ser quem não é.
Uma ação de marketing pessoal nas redes sociais precisa ser estruturada por um único motivo: ela também possui uma meta a ser alcançada, que é a promoção pessoal, e para se atingir este objetivo é necessário um planejamento prévio.
Pronto, estamos diante de uma situação de planejamento estratégico digital para o marketing pessoal nas redes sociais.
Não se trata de forjar um perfil, mas adequá-lo à proposta, meios e ferramentas disponíveis para a criação de uma marca pessoal de impacto.
O planejamento de uma campanha de marketing pessoal na Internet é bem mais fácil que uma campanha de marketing nas redes sociais voltado para empresas por ter relativamente menos canais e metas do que uma campanha corporativa.
Recentemente publiquei um artigo bastante completo sobre isso no portal Marketing Pessoal .Net, sob o título Como Criar Um Plano de Marketing Pessoal nas Mídias Sociais, que vale a pena conferir.
O objetivo básico de uma ação de marketing pessoal nas mídias sociais é divulgar a sua marca pessoal, expondo quem é você, suas habilidades, expertises, aspirações profissionais e o trabalho que vem sendo feito para atingi-las.
Portanto, basicamente, os objetivos de uma campanha de marketing pessoal nas redes sociais são:
Fica então a questão de como atingir estes três objetivos e a resposta está na criação de conteúdo de qualidade e oferecer informações que coloque seu perfil ou página em uma determinada rede social, em posição de relevância em sua área de atuação.
Se você identificou nestes comentários alguns dos traços típicos de um Influenciador Digital, não de espante, pois é por aí mesmo.
O Marketing de Autoridade, ou seja o marketing conseguido pela percepção de que uma pessoa ou empresa é uma autoridade em sua área de atuação, é um dos pilares do marketing pessoal nas mídias sociais.
Não saia por ai criando blogs e perfis sem um objetivo e caminho claro. Faça um detalhamento de como será a sua campanha de marketing pessoal na Internet antes de colocar suas mão no teclado.
Comece por detalhar a sua estratégia de marketing pessoal nas mídias sociais. Minha sugestão para quem está começando é:
Para quem é um profissional de marketing digital isso soa como algo bem comum, você não concorda? Pois é, marketing pessoal é isso ai, promover a marca Você.
Por isso, leve muito a sério esse planejamento, já que, ele é quem definirá o sucesso ou não da sua campanha.
De maneira geral, as estratégias de marketing pessoal nas redes sociais segue uma linha de marketing de conteúdo, onde você vai desenvolver publicações com o objetivo de agregar valor ao dia a dia das pessoas.
Não porque se trata de uma campanha de marketing pessoal que ela não merece sofisticação em termos de tecnologia. Usar, por exemplo, o Google Analytics no blog pessoal não é exagero, muito pelo contrário.
O essencial é a campanha estar bem estruturada para poder ser facilmente administrada, evitando tropeços na sua campanha de marketing pessoal na Internet. Ter um conjunto de diretrizes é essencial, volto a dizer.
Lembre-se sempre que o marketing pessoal nas mídias sociais corresponde a um currículo social, ou seja, uma vitrine pessoal nas redes sociais e portanto, todo cuidado é pouco. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
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Olá Alberto! Em primeiro lugar parabéns pelo artigo. O marketing pessoal nas mídias sociais é realmente muito importante nos dias de hoje, mas o problema é que fazer toda essa rotina consome bastante tempo.
Olá Alberto
Valiosas as suas dicas sobre marketing pessoal nas redes sociais. Nos dias de hoje, um profissional precisa investir em Personal Branding para se distinguir no mercado.
Olá Reginaldo
Realmente, em um mundo tão conectado como o que vivemos nos dias de hoje, o marketing pessoal nas mídias sociais é fundamental.