Marketing no Facebook para pequenas empresas
Quando falamos em marketing no Facebook para pequenas empresas, muitas pessoas imediatamente associam a ideia a uma série de publicações promovendo os produtos da empresa em sua Fan Page.
Esse talvez seja o grande e maior erro das empresas nessa área, achar que uma Fan Page deve ser vista como um outdoor publicitário no Facebook. Se existe um caminho certo para o insucesso em termos de marketing no Facebook, certamente esse seria o mais indicado.
Uma estratégia de marketing no Facebook para pequenas e médias empresas passa obrigatoriamente pelo desenvolvimento de pontos de contato e relacionamento através da publicação de conteúdo relevante e um constante processo de interação da página com seus fãs.
É claro que a publicação de conteúdo promocional sobre os produtos oferecidos pela empresa é importante, mas uma campanha de marketing no Facebook vais muito além disso. Ela passa por um planejamento prévio e análise de resultados através de relatórios específicos sobre conversões e desempenho da página.
O indiscutível poder do Facebook no Brasil
O Facebook como ferramenta de marketing nas mídias sociais é indiscutivelmente uma unanimidade entre os profissionais do marketing online. A rede caiu nas graças dos brasileiros, como já aconteceu em diversos outros países.
É difícil encontrar alguém que mesmo não sendo tão ativo na rede, não tenha criado um perfil por lá. O resultado disso é que o Facebook se tornou um dos principais canais de comunicação dos dias de hoje no Brasil.
Movimentos políticos brotam das páginas do Facebook, tendências nascem e se espalham pela rede, produtos se transformam em sonho de consumo de uma hora para outra, graças ao alcance dessa rede e seu poder como ferramenta de formação de opinião.
Se para as pessoas essa força significa mais uma facilidade em termos de comunicação entre amigos e familiares, para as empresas, essa força é vista como uma excelente oportunidade para exposição de suas marcas e até mesmo realização de vendas online.
O grande problema, principalmente para as pequenas e médias empresas é justamente como aproveitar essa oportunidade. Como criar uma presença no Facebook que seja realmente relevante sob o ponto de vista de divulgação de seus produtos e serviços e realização de negócios.
A realidade é que o marketing no Facebook para pequenas e médias empresas ainda é uma realidade distante. Muitas empresas até já possuem uma página no Facebook, mas não conseguem transformar essa presença em uma ferramenta de negócios.
Facebook como ferramenta de marketing pare pequenas e médias empresas
O grande problema do marketing no Facebook para pequenas empresas é que em sua grande maioria, os empreendedores possuem uma visão distorcida dessa ferramenta de promoção online.
Muitos empresários enxergam o Facebook, unicamente como um canal para anunciar seus produtos e serviços.
É claro que essa também é uma de suas funções, mas para chegar a este ponto de uma campanha, é necessário antes de tudo estabelecer um relacionamento com o público.
Se a empresa não cria previamente, um relacionamento com o público que ela deseja atingir, sua página no Facebook se transforma em um mero mural de anúncios, o que dificilmente resultará em vendas por este canal.
Estratégia de marketing no Facebook para pequenas e médias empresas
Em um artigo anterior, ressaltei a importância de se ter uma estratégia de marketing no Facebook como ponto de partida para transformá-lo em um canal de divulgação de produtos, serviços, promoções e criação de pontos de contato com clientes em potencial, assim como ferramenta de relacionamento e atendimento no pós venda.
Sem esse planejamento, a presença da marca no Facebook fica “solta”. Como essa rede é caracteristicamente um ambiente de entretenimento e atualização, se a empresa a utiliza somente para divulgar seus produtos, fica alheia à verdadeira essência desse canal.
A criação desse relacionamento é essencial em qualquer campanha de marketing no Facebook. Publicação de conteúdo que acrescente algo ao dia a dia das pessoas, informações sobre questões do momento e um engajamento eficiente com os fãs, são essenciais para quem deseja ter sucesso em termos de marketing no Facebook.
Para que isso aconteça, é preciso, antes de tudo elaborar um projeto de Facebook Marketing, que defina as diretrizes a serem seguidas pela empresa. A importância dessa etapa é tal, que em nosso curso de Facebook Marketing esse é logo o primeiro assunto abordado.
De nada adiantará ficar fazendo publicações aleatória, investir dinheiro em impulsionamento de publicações e outras formas de mídia paga no Facebook, se essas ações não estiverem devidamente alinhadas a uma estratégia macro de uma presença no Facebook.
O caminho para a divulgação de pequenas e médias empresas no Facebook
Para que pequenas e médias empresas consigam um bom resultado em suas ações de marketing no Facebook, o caminho é uma atuação técnica e profissional. Fora isso, será apenas uma perda de tempo e desperdício de recursos.
Em primeiro lugar, é preciso criar uma Fan Page profissional, com atenção a detalhes de comunicação como elementos gráficos e configurações internas que possibilitem à marca extrair o máximo das opções de segmentação do Facebook.
O segundo passo no sentido do sucesso em se tratando de marketing no Facebook para pequenas empresas é a criação de uma base de fãs sólida que possa garantir um grau de engajamento alto na página. Muita gente se preocupa em aumentar a quantidade de fãs da página, mas ignora que o importante mesmo em termos de comunicação, é o engajamento.
De nada adianta ter apenas um grande número de fãs na página. É essencial que estes fãs interajam com a Fan Page e assim, através de um EdgeRank elevado, as publicações feitas na página passem a ser vistas por um número cada vez maior de fãs, mesmo quando não são impulsionadas.
Feito isso, vem a parte mais importante que é a geração de conteúdo de qualidade. Antes de pensar em divulgar seus produtos e serviços na página, a empresa deve se preocupar em produzir conteúdo que seja útil e de alto potencial de engajamento para os seus fãs.
Por fim, entra então a etapa de divulgação, onde a empresa deve estruturar ações para a divulgação de seus produtos, lembrando-se sempre de adequar as técnicas usadas nesta publicidade, ao ambiente de marketing de display que é o Facebook.
Como você pode constatar, são diversos itens a serem observados e também, várias técnicas envolvidas. Por isso, para que suas ações de marketing no Facebook sejam realmente eficientes, é preciso contar com pessoal capacitado para poder fazer com que tudo isso funcione.
O marketing no Facebook para pequenas e médias empresas é uma das opções mais baratas para se conseguir um bom resultado em termos de divulgação nas redes sociais, mas como tudo mais no marketing online, precisa de planejamento e capacitação.
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Publicado originalmente no blog da Academia do Marketing