O F-commerce é uma tendência que veio para ficar, mas sua assimilação pelo público brasileiro ainda não é total. Vivemos em um mercado em amadurecimento e muitas pessoas ainda tem uma resistência muito grande em comprar pela Internet, principalmente o público que está começando agora a ter contato com o comércio eletrônico. Quando você adiciona a esse cenário a desconfiança em relação a segurança das formas de pagamento, o desafio ainda é maior.
Como o Facebook também se encontra em um momento de amadurecimento no Brasil, principalmente entre os internautas das classes C e D, o ambiente para o F-commerce no Brasil se torna um pouco hostil. ter uma loja virtual no Facebook é uma boa iniciativa, mas os resultados só virão a longo prazo.
Não estou dizendo, de maneira alguma, que não seja interessante criar uma loja no Facebook, mas que esse passo não deve ser cercado de grandes expectativas em termos de faturamento a curto-prazo. Ter uma loja virtual no Facebook é válido como aprendizado para um momento do social commerce que certamente acontecerá no Brasil, onde provavelmente veremos o F-commerce com uma boa participação percentual no bolo do faturamento da operação de e-commerce, mas no momento essa participação ainda é muito baixa. Em nossa experiência na consultoria para projetos de e-commerce temos visto com bons olhos uma taxa de 5%.
O Facebook tem um potencial espetacular para a geração de negócios, mas temos que dar tempo ao tempo. É importante para o lojista online estar presente nesse mercado para conhecer os meandros do negócio, mas dai a achar que o F-commerce será a tábua de salvação para a sua operação de e-commerce, vai uma diferença muito grande.
Se você está com problemas de faturamento em seu e-commerce, o F-commerce é uma opção para médio/longo prazo. Até lá aproveite as dicas que você encontra aqui em meu blog e em outros sites especializados e alavanque suas vendas.
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…