Loja virtual no Facebook não é a salvação

Loja virtual no Facebook não é a salvação

Ter uma loja virtual no Facebook é uma boa experiência mas não é a salvação para os problemas de faturamento no comércio eletrônicoTer uma loja virtual no Facebook, o já famoso F-Commerce, já está virando uma coisa normal no e-commerce, mas os motivos que tem levado, principalmente os empresários iniciantes, a criar essas lojas podem estar errados. Tem muita gente achando que criar uma loja virtual no Facebook é a “salvação da lavoura” quando na verdade não é. Estar presente no F-commerce é importante para qualquer lojista virtual, mas isso não significa que o Facebook irá provocar um incremento significativo em termos de faturamento a curto prazo.

O F-commerce é uma tendência que veio para ficar, mas sua assimilação pelo público brasileiro ainda não é total. Vivemos em um mercado em amadurecimento e muitas pessoas ainda tem uma resistência muito grande em comprar pela Internet, principalmente o público que está começando agora a ter contato com o comércio eletrônico. Quando você adiciona a esse cenário a desconfiança em relação a segurança das formas de pagamento, o desafio ainda é maior.

Como o Facebook também se encontra em um momento de amadurecimento no Brasil, principalmente entre os internautas das classes C e D, o ambiente para o F-commerce no Brasil se torna um pouco hostil. ter uma loja virtual no Facebook é uma boa iniciativa, mas os resultados só virão a longo prazo.

É importante começar agora para ganhar experiência

Não estou dizendo, de maneira alguma, que não seja interessante criar uma loja no Facebook, mas que esse passo não deve ser cercado de grandes expectativas em termos de faturamento a curto-prazo. Ter uma loja virtual no Facebook é válido como aprendizado para um momento do social commerce que certamente acontecerá no Brasil, onde provavelmente veremos o F-commerce com uma boa participação percentual no bolo do faturamento da operação de e-commerce, mas no momento essa participação ainda é muito baixa. Em nossa experiência na consultoria para projetos de e-commerce temos visto com bons olhos uma taxa de 5%.

O Facebook tem um potencial espetacular para a geração de negócios, mas temos que dar tempo ao tempo. É importante para o lojista online estar presente nesse mercado para conhecer os meandros do negócio, mas dai a achar que o F-commerce será a tábua de salvação para a sua operação de e-commerce, vai uma diferença muito grande.

Se você está com problemas de faturamento em seu e-commerce, o F-commerce é uma opção para médio/longo prazo. Até lá aproveite as dicas que você encontra aqui em meu blog e em outros sites especializados e alavanque suas vendas.

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