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Loja virtual grátis

Loja virtual grátis – Considerações sobre as plataformas de e-commerce gratuitas

Quando se fala em loja virtual grátis, muita gente se anima e começa a pensar que é possível montar um e-commerce sem gastar nada. Isso, infelizmente é apenas uma ilusão inicial.

Atualmente, encontrar uma opção de loja virtual grátis no mercado não é difícil, mas isso não quer dizer que você conseguirá montar seu comércio eletrônico sem investir nada.

Na verdade, a plataforma de comércio eletrônico é o menor dos custos de um projeto de e-commerce hoje em dia, se compararmos, por exemplo, ao custo do marketing digital necessário para tornar a loja conhecida.

Os tipos de lojas virtuais grátis

Para o leigo, compreender algumas sutilezas, embutidas dentro das ofertas de “lojas virtuais grátis” é realmente difícil, principalmente se não tiver acesso completo às condições de uso da plataforma e outras questões técnicas e financeiras envolvidas.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais é muito comum vermos pessoas chegarem achando que estes sistemas são realmente gratuitos ou que não precisam de qualquer tipo de suporte técnico para sua instalação, e descobrirem que a coisa não é bem assim.

Para facilitar a vida de quem está começando no comércio eletrônico, vamos colocar algumas questões a respeitos das plataformas de comércio eletrônico gratuitas, que devem ser bem analisadas. Para começar, vamos determinar o que pode ser considerado ou anunciado como loja virtual grátis:

  • Plataformas de e-commerce no formato open source
  • Plataformas de e-commerce sob comissão
  • Plataformas de e-commerce na versão Trial

Agora, vamos ver como cada um destes sistemas funciona e verificar se são realmente gratuitos.

Plataformas de e-commerce open source

As plataformas de e-commerce no formato open source são sistemas de comércio eletrônico, desenvolvidos por comunidades de programadores ou empresas de fomento do e-commerce, que têm seus códigos disponibilizados para download gratuito para qualquer pessoa que deseje utilizar o sistema. É o caso da plataforma Magento, um dos sistemas mais sofisticados do mercado hoje em dia e da Prestashop, isso para citar apenas dois exemplos entre as diversas opções do mercado.

Esses sistemas ficaram ganhara o apelido de loja virtual grátis, por não se pagar nada para ter acesso aos códigos, mas a expressão não corresponde à realidade econômica da situação. Os códigos podem ser gratuitos, mas a tal gratuidade se encerra por ai.

Por se tratarem de sistemas sofisticados, por mais intuitiva que possa ser sua instalação, é sempre necessário recorrer a um programador para configurá-las de forma a extrair o máximo de desempenho dos recursos disponíveis. Além disso, para se ter uma loja virtual Magento, por exemplo, com recursos de última geração, é quase sempre necessário adquirir plugins pagos para acrescentar mais recursos à plataforma.

Essa é uma das características do negócio que envolve as lojas virtuais open source. A coisa não é tão fácil como parece. É preciso ter um bom programador para ajustar a loja. É por isso que muitos fornecedores de plataformas de e-commerce utilizam esses sistemas como base das plataformas que oferecem. Além de modificações no sistema originais, eles também oferecem o suporte como parte do serviço.

Plataformas de e-commerce sob comissão

Este é um outro modelo de loja virtual grátis bastante conhecido e trabalha de forma bem simples. O desenvolvedor disponibiliza uma plataforma de e-commerce para você cadastrar seus produtos e efetuar vendas através dela e fica com um percentual dessas vendas como remuneração pelo uso da plataforma.

Como você pode ver, trata-se de uma loja virtual grátis, mas isso não significa que seu uso não acarrete custos para que o lojista efetue suas vendas. O acesso e uso da plataforma são gratuitos, mas os negócios realizados através dela geram um custo para o lojista, um detalhe sutil, que causa muita confusão entre os novos empreendedores.

Outros modelos de negócios

Existem ainda algumas propostas por ai que falam em lojas virtuais “totalmente grátis”, sem custo de uso ou comissão. Ora, não precisa ser nenhum expert em comércio eletrônico para saber que isso não existe. De alguma forma o desenvolvedor do sistema precisa reaver o investimento na criação da plataforma de e-commerce, para justificar e remunerar seu esforço. O problema está na comunicação.

Na maioria das vezes, na verdade, essas “lojas virtuais gratuitas” são na verdade versões trial de sistemas alugados ou proprietários, que o ofertante tem para negociar. O problema é quando essa Versão Trial é na verdade uma plataforma manca, que não possui todos os recursos necessários para o sucesso de um e-commerce como recursos de SEO, integração com redes sociais e outros tantos que fazem a diferença entre uma loja virtual de sucesso e uma experiência decepcionante com o comércio eletrônico.

Não estou com isso querendo dizer que esse tipo de loja virtual grátis seja sempre deficiente, mas, com raríssimas exceções, a estrutura é geralmente falha e não atende aos requisitos básicos de um e-commerce de sucesso. O problema, principalmente aqui no Brasil, é que o fornecedor ao invés de fazer com que o lojista ganhe dinheiro primeiro para então oferecer uma versão Premium do sistema, preferem privar o usuário de recursos para impor a versão paga da plataforma.

O resultado disso é que muita gente se decepciona com a experiência e acaba desistindo de ter uma loja virtual, por ficar com a impressão péssima sobre o negócio.

A loja virtual grátis existe?

Como você pode ver, não existem lojas virtuais totalmente grátis, a bem da verdade, a expressão “grátis” na internet atual é apenas um custo ao qual você ainda não foi apresentado. Se iludir com a perspectiva de ganhar rios de dinheiro no e-commerce sem fazer investimento algum, ou pagar qualquer tipo de comissão sobre transações é tentar construir castelos nas nuvens.

Pelo que foi visto, a loja virtual grátis não existe, mas existem sistemas que podem reduzir seu custo inicial do negócio. Basta agora verificar qual dessas opções você deseja adotar.

Publicado originalmente no Guia de E-commerce

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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