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Investimento em Marketing Digital

Investimento em Marketing Digital

Já há algum tempo, o investimento em marketing digital tem sido uma decisão fundamental para o crescimento, tanto de pequenas e médias empresas, quanto de marcas já consagradas.

O investimento em marketing digital no Brasil vem crescendo a cada mês. Na medida em que as pequenas e médias empresas se dão conta que precisam sim, migrar para o mundo online, a busca por este canal de divulgação de produtos ou serviços se torna maior.

Embora esta seja uma necessidade que vem se impondo nos últimos tempos, o investimento em marketing digital é ainda algo que assusta alguns empresários, por desconhecerem as opções disponíveis e como levar este desafio à frente.

Em outras situações, a resistência fica por conta de experiências mal sucedidas no passado, onde o investimento em marketing online, feito através de uma agência ou por conta própria, não trouxe um bom retorno.

Seja qual for o seu caso, vamos mostrar neste artigo que o investimento em marketing digital para sua empresa pode dar resultados concretos em termos de atração de novos clientes, elevação de vendas e exposição da sua marca.

É apenas uma questão de saber, a forma como você deve conduzir este processo e também como você controla o retorno sobre o investimento.

Por que as empresas devem investir em marketing digital?

Se essa é a sua dúvida, vou lhe ser muito sincero. Essa é a resposta mais fácil neste campo. Porque é uma questão de vida ou morte para o seu negócio. Não há como ignorar essa realidade nos dias de hoje.

É claro, que não vou cometer a leviandade de dizer que você deve considerar o investimento em marketing digital como única forma de divulgação da sua empresa, muito pelo contrário. No marketing digital moderno, pregamos justamente a integração entre as duas vertentes.

Vivemos em um mundo conectado, e investir em marketing digital para empresas não é mais uma questão de opção, mas sim, uma exigência das empresas que desejam se manter no mercado, em um mercado totalmente online.

Quanto custa investir em marketing digital?

Determinar o quanto investir em marketing digital não é uma questão fácil, pois não existe um número que seja uma referência, para todos os setores. O que eu posso dizer a você é que a questão na verdade não passa pelo valor, mas sim pelo retorno.

Muita gente avalia o investimento em marketing digital, de forma errada, pelo valor investido. O que você precisa avaliar é o retorno que este investimento está trazendo.

O marketing digital para pequenas empresas, até mesmo, pela natural escassez de recursos, principalmente em um momento de crise como o que passamos, precisa estar focado em resultados.

O investimento em marketing digital não precisa ser gigantesco para trazer resultados. Desde que você esteja trabalhando da forma certa, você pode começar com um investimento baixo e ir aumentando na medida em que os resultados aparecem.

Fica a pergunta: O que seria trabalhar da maneira certa? A resposta é muito simples:

    • Foque em seu público-alvo e não no marketing de massa;
    • Segmente as suas ações para quem realmente interessa;
    • Faça um acompanhamento minucioso do resultado de cada ação ou campanha.

Para conseguir isso, o primeiro passo é ter um bom plano de marketing digital, com objetivos bem definidos, e um planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo. Essa é uma etapa fundamental para o sucesso em marketing digital.

Não é por outro motivo que em nossos treinamentos sempre começamos por esta etapa, pois de nada adianta conhecer as técnicas e ferramentas de marketing digital, se elas não forem orientadas por um planejamento estratégico maior.

Onde devo anunciar minha empresa na Internet?

Essa é uma outra dúvida muito comum, e é claro, questão fundamental para orientar o investimento em marketing digital.

Mais uma vez, não existe uma resposta única. Atualmente o marketing digital se espalha por diversas dimensões, como por exemplo:

    • SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca;
    • Links patrocinados, os anúncios no Google e outros buscadores;
    • Mídias sociais como Instagram, Facebook e outras;
    • Marketing de conteúdo, ou Inbound Marketing como também é conhecido.

A questão principal do investimento em marketing digital é saber como alocar os recursos neste cenário. Todas as estratégias de marketing digital funcionam, desde que estejam no lugar certo e na hora certa.

De maneira geral, costumamos seguir a seguinte regra. Se o seu produto ou serviço atende a uma necessidade, a melhor opção seria investir em marketing de busca, pois as pessoas estarão procurando uma solução para um determinado problema.

Se o que você oferece satisfaz a um desejo, como no caso do setor de moda e acessórios, gastronomia, turismo, casa e decoração, entretenimento e outros, o foco do investimento em marketing digital deve ser nas redes sociais e mídias de display.

É claro que esta é uma abordagem inicial, pois na verdade, o uso de uma determinada dimensão do marketing digital, não exclui necessariamente as outras. Por isso, cada caso deve ser analisado de forma personalizada.

Vale a pena investir em marketing digital?

Indiscutivelmente sim, já que estamos em um momento em que todos estão conectados, de uma forma ou de outra. E o melhor do investimento em marketing digital é que ele pode ser totalmente mensurado, seja qual for o seu tipo de negócio.

Se você vender serviços, é possível mensurar exatamente quantos pedidos recebeu em função das suas ações de marketing online. Se o seu negócio realiza vendas online, também é muito fácil identificar as vendas geradas pelas suas propagandas.

Resumindo. Tudo pode ser mensurado em termos de marketing online. Por isso o investimento em marketing digital vem crescendo tanto nos últimos anos. É fácil de ser avaliado.

Como investir em marketing digital?

O investimento em marketing digital segue dois caminhos diferentes. A primeira opção, que em uma primeira abordagem, pode parecer mais óbvia, é a contratação de uma agência de marketing digital.

O problema com esta solução está, em primeiro lugar, encontrar a agência que possa atender da melhor forma possível às demandas do seu investimento em marketing digital. Uma agência que apresente resultados reais, com relatórios e métricas de acompanhamento do retorno.

Esses relatórios é que fazer toda a diferença, é o que mostram se o seu marketing digital é um investimento ou um gasto.

O outro problema está no custo, pois uma agência cobra, além dos investimentos feitos na veiculação de anúncios e o próprio planejamento estratégico e gestão, uma taxa de serviço que fica em torno de 20% do valor investido em anúncios.

Outro caminho, que tem sido a solução de marketing digital para diversas pequenas empresas, é fazer seu próprio marketing online, desde que se tenha pessoal qualificado para isso.

É uma opção bastante inteligente, afinal de contas, como eu sempre costumo dizer, ninguém conhece mais a sua empresa do que você e seus colaboradores, por isso, a melhor agência de marketing digital está na sua própria empresa.

Para a capacitação do seu pessoal, a Academia do Marketing oferece diversos cursos nesta área. O ideal, para quem está começando, é o Curso de Marketing Digital.

Neste treinamento o participante aprende o passo a passo para estruturar um plano de marketing digital profissional e conhece as principais estratégias e ferramentas do marketing online.

Para se manter em dia com esta e outras informações sobre o investimento em marketing digital, e assuntos relevantes sobre o marketing online, convido você a assinar a minha Newsletter.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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