Já há algum tempo, o investimento em marketing digital tem sido uma decisão fundamental para o crescimento, tanto de pequenas e médias empresas, quanto de marcas já consagradas.
O investimento em marketing digital no Brasil vem crescendo a cada mês. Na medida em que as pequenas e médias empresas se dão conta que precisam sim, migrar para o mundo online, a busca por este canal de divulgação de produtos ou serviços se torna maior.
Embora esta seja uma necessidade que vem se impondo nos últimos tempos, o investimento em marketing digital é ainda algo que assusta alguns empresários, por desconhecerem as opções disponíveis e como levar este desafio à frente.
Em outras situações, a resistência fica por conta de experiências mal sucedidas no passado, onde o investimento em marketing online, feito através de uma agência ou por conta própria, não trouxe um bom retorno.
Seja qual for o seu caso, vamos mostrar neste artigo que o investimento em marketing digital para sua empresa pode dar resultados concretos em termos de atração de novos clientes, elevação de vendas e exposição da sua marca.
É apenas uma questão de saber, a forma como você deve conduzir este processo e também como você controla o retorno sobre o investimento.
Se essa é a sua dúvida, vou lhe ser muito sincero. Essa é a resposta mais fácil neste campo. Porque é uma questão de vida ou morte para o seu negócio. Não há como ignorar essa realidade nos dias de hoje.
É claro, que não vou cometer a leviandade de dizer que você deve considerar o investimento em marketing digital como única forma de divulgação da sua empresa, muito pelo contrário. No marketing digital moderno, pregamos justamente a integração entre as duas vertentes.
Vivemos em um mundo conectado, e investir em marketing digital para empresas não é mais uma questão de opção, mas sim, uma exigência das empresas que desejam se manter no mercado, em um mercado totalmente online.
Determinar o quanto investir em marketing digital não é uma questão fácil, pois não existe um número que seja uma referência, para todos os setores. O que eu posso dizer a você é que a questão na verdade não passa pelo valor, mas sim pelo retorno.
Muita gente avalia o investimento em marketing digital, de forma errada, pelo valor investido. O que você precisa avaliar é o retorno que este investimento está trazendo.
O marketing digital para pequenas empresas, até mesmo, pela natural escassez de recursos, principalmente em um momento de crise como o que passamos, precisa estar focado em resultados.
O investimento em marketing digital não precisa ser gigantesco para trazer resultados. Desde que você esteja trabalhando da forma certa, você pode começar com um investimento baixo e ir aumentando na medida em que os resultados aparecem.
Fica a pergunta: O que seria trabalhar da maneira certa? A resposta é muito simples:
Para conseguir isso, o primeiro passo é ter um bom plano de marketing digital, com objetivos bem definidos, e um planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo. Essa é uma etapa fundamental para o sucesso em marketing digital.
Não é por outro motivo que em nossos treinamentos sempre começamos por esta etapa, pois de nada adianta conhecer as técnicas e ferramentas de marketing digital, se elas não forem orientadas por um planejamento estratégico maior.
Essa é uma outra dúvida muito comum, e é claro, questão fundamental para orientar o investimento em marketing digital.
Mais uma vez, não existe uma resposta única. Atualmente o marketing digital se espalha por diversas dimensões, como por exemplo:
A questão principal do investimento em marketing digital é saber como alocar os recursos neste cenário. Todas as estratégias de marketing digital funcionam, desde que estejam no lugar certo e na hora certa.
De maneira geral, costumamos seguir a seguinte regra. Se o seu produto ou serviço atende a uma necessidade, a melhor opção seria investir em marketing de busca, pois as pessoas estarão procurando uma solução para um determinado problema.
Se o que você oferece satisfaz a um desejo, como no caso do setor de moda e acessórios, gastronomia, turismo, casa e decoração, entretenimento e outros, o foco do investimento em marketing digital deve ser nas redes sociais e mídias de display.
É claro que esta é uma abordagem inicial, pois na verdade, o uso de uma determinada dimensão do marketing digital, não exclui necessariamente as outras. Por isso, cada caso deve ser analisado de forma personalizada.
Indiscutivelmente sim, já que estamos em um momento em que todos estão conectados, de uma forma ou de outra. E o melhor do investimento em marketing digital é que ele pode ser totalmente mensurado, seja qual for o seu tipo de negócio.
Se você vender serviços, é possível mensurar exatamente quantos pedidos recebeu em função das suas ações de marketing online. Se o seu negócio realiza vendas online, também é muito fácil identificar as vendas geradas pelas suas propagandas.
Resumindo. Tudo pode ser mensurado em termos de marketing online. Por isso o investimento em marketing digital vem crescendo tanto nos últimos anos. É fácil de ser avaliado.
O investimento em marketing digital segue dois caminhos diferentes. A primeira opção, que em uma primeira abordagem, pode parecer mais óbvia, é a contratação de uma agência de marketing digital.
O problema com esta solução está, em primeiro lugar, encontrar a agência que possa atender da melhor forma possível às demandas do seu investimento em marketing digital. Uma agência que apresente resultados reais, com relatórios e métricas de acompanhamento do retorno.
Esses relatórios é que fazer toda a diferença, é o que mostram se o seu marketing digital é um investimento ou um gasto.
O outro problema está no custo, pois uma agência cobra, além dos investimentos feitos na veiculação de anúncios e o próprio planejamento estratégico e gestão, uma taxa de serviço que fica em torno de 20% do valor investido em anúncios.
Outro caminho, que tem sido a solução de marketing digital para diversas pequenas empresas, é fazer seu próprio marketing online, desde que se tenha pessoal qualificado para isso.
É uma opção bastante inteligente, afinal de contas, como eu sempre costumo dizer, ninguém conhece mais a sua empresa do que você e seus colaboradores, por isso, a melhor agência de marketing digital está na sua própria empresa.
Para a capacitação do seu pessoal, a Academia do Marketing oferece diversos cursos nesta área. O ideal, para quem está começando, é o Curso de Marketing Digital.
Neste treinamento o participante aprende o passo a passo para estruturar um plano de marketing digital profissional e conhece as principais estratégias e ferramentas do marketing online.
Para se manter em dia com esta e outras informações sobre o investimento em marketing digital, e assuntos relevantes sobre o marketing online, convido você a assinar a minha Newsletter.
Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing
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