Identidade profissional no LinkedIn

Identidade profissional no LinkedIn – Você está realmente construindo a sua?

Criar uma identidade profissional no LinkedIn é um dos melhores caminhos para o desenvolvimento de um networking sólido nesta rede e criação de novas oportunidades de trabalho e negócios.

O problema é que muita gente acredita que basta preencher alguns campos no formulário de criação do perfil, e pronto! O LinkedIn se transformará em uma verdadeira máquina de contatos e oportunidades. Ledo engano…

A construção de uma identidade profissional no LinkedIn vai muito além disso. A criação do perfil é apenas uma etapa. O verdadeiro desafio para se destacar nesta rede está na capacidade de gerar bons contatos e interagir de forma construtiva, tanto em termos de rede como em termos de carreira.

O tempo do currículo digital já vai longe

Concordo que no início, o LinkedIn tinha muito de repositório de currículos digitais, como centenas de sites que fazem, em essência, a mesma coisa. Com o passar do tempo, as pessoas perceberam que uma presença profissional digital iria muito além de um simples currículo online e assumiria o formato de uma verdadeira rede de relacionamentos profissionais.

É nesse patamar que o LinkedIn se posiciona atualmente, muito mais uma plataforma de relacionamentos do que simplesmente um repositório de currículos.

Construindo sua identidade profissional no LinkedIn

O primeiro passo para a construção de uma imagem profissional no LinkedIn está no planejamento das suas ações. Em nosso curso de LinkedIn dedicamos um módulo inteiro a esse tema, justamente por acreditarmos que essa seja uma das principais chaves do sucesso nesta rede.

Um dos maiores erros que alguém pode cometer é sair preenchendo os campos do perfil no LinkedIn sem qualquer planejamento. É preciso, como em qualquer outro canal online, definir objetivos, público-alvo, metas e estratégias de comunicação. Sem isso, sua chances de extrair algo realmente proveitoso de uma estratégia de marketing pessoal no LinkedIn é muito pequena.

Separe o pessoal do profissional

Foque sua participação no LinkedIn em assuntos estritamente profissionais, suprimindo completamente questões relativas à sua vida pessoal. Opiniões políticas e religiosas também devem se veementemente evitadas, já que são tópicos que, em primeiro lugar, não contribuem para criação da sua identidade profissional no LinkedIn, e além disso, são assuntos que podem gerar discussões inúteis.

O LinkedIn é uma rede social vertical focada em assuntos e relacionamentos profissionais, o que traz o pressuposto de que assuntos pessoais estão completamente fora do escopo da rede. Outro cuidado que você deve ter, é evitar que conexões automáticas com outras redes sociais, como o Twitter, possam vir a interferir no seu trabalho de marketing pessoal ou empresarial nesta rede.

Trate seu perfil no LinkedIn como um canal de comunicação

Esse planejamento que citei anteriormente se faz necessário por um motivo muito simples. Seu perfil no LinkedIn não pode ser tratado como simplesmente uma “página” ou mais uma conta em redes sociais. Um perfil de sucesso no LinkedIn precisa ser encarado como um verdadeiro canal de comunicação entre você e os outros profissionais do mercado.

A construção de uma identidade profissional no LinkedIn passa por um intenso trabalho de comunicação e engajamento nesta rede, e para isso é necessário ter um perfil, e outras ferramentas internas do LinkedIn, muito bem estruturado, para que se crie um verdadeiro efeito

A interação é a chave da construção de uma identidade profissional no LinkedIn

Em qualquer estratégia de marketing em mídias sociais, a interação com os outros participantes da rede, exerce papel fundamental para o sucesso do projeto. Se a essência do marketing de relacionamento é justamente a interação com os contatos reunidos ao redor de uma determinada presença nas redes sociais, por que no LinkedIn haveria de ser diferente.

O networking no LinkedIn deve ser um dos objetivos de qualquer pessoa que adere a essa rede. Ter uma presença simplesmente figurativa, como um perfil estático e sem atualizações de conteúdo, perfil ou participação em Grupos de Discussão, simplesmente não gera qualquer tipo de retorno nesta rede, não o distingue como profissional e por isso, tem poucas chances de gerar oportunidades.

Faça seu trabalho falar por você

O que você coloca em seu perfil como informações pessoais merece credibilidade obviamente, mas suas realizações profissionais falam muito mais alto, por isso, para a construção da sua identidade profissional sólida no LinkedIn é importante que você coloque suas realizações profissionais como referências em seus dados do perfil.

É claro que essas realizações devem ser colocadas dentro de um contexto de histórico profissional, sem exageros e com o devido crédito para a equipe que lhe ajudou a alcançá-la. É muito mais fácil convencer às pessoas sobre seu valor profissional através de realizações, do que simplesmente de informações acadêmicas e histórico profissional. Seu marketing pessoal no LinkedIn precisa ser respaldado por fatos.

Como você pode ver, construir uma identidade profissional no LinkedIn não é tarefa difícil, mas você precisa seguir todo um planejamento, critérios técnicos e transformar seu perfil em um verdadeiro canal de comunicação.

Publicado originalmente no blog do Curso de LinkedIn

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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