Google Para Pequenas Empresas

Google para pequenas empresas – Veja as opções de ferramentas

As ferramentas do Google para pequenas empresas nunca foram tão procuradas como agora, neste tempo de crise.

A reação normal em um momento desses é justamente intensificar as ações de marketing digital, e para isso, o Google oferece inúmeras opções para ajudar as pequenas e médias empresas a divulgarem seu negócio.

Nós últimos tempos as atenções do Google se voltaram para o mercado que realmente sustenta o seu negócio de anúncios, as pequenas e médias empresas.

Neste sentido o buscador lançou o Google Express, uma versão light do Google Ads, aprimorou o Google Meu Negócio, lançou o portal Google Para Pequenos Negócios.

Do ponto de vista de gestão, o Google lançou também o G Suite e desenvolveu uma série de outras ferramentas para ajudar os pequenos empresários.

Infelizmente as ferramentas do Google para pequenas empresas ainda não são muito conhecidas pela maioria dos empreendedores. Por isso, neste artigo vou mostrar a você algumas estratégias para utilizar estas ferramentas.

Principais ferramentas do Google para pequenas empresas

Como disse anteriormente um dos principais focos do Google atualmente é ajudar empreendedores a darem seus primeiros passos em termos de marketing digital.

Pra isso a empresa vem oferecendo ferramentas simples, mas eficientes, para ajudá-los a divulgarem seus produtos e serviços.

Vejamos então quais são estas ferramentas e de que forma elas podem ajudar sua empresa a começar a jornada de descoberta do universo do marketing digital.

1 – Google Meu Negócio

A primeira ferramenta do Google para pequenas empresas, e talvez uma das mais promissoras para negócios locais, é o Google Meu Negócio, que possibilita a você, praticamente anunciar de graça no Google.

O Google Meu Negócio permite que as empresas se cadastrem, e depois de fornecerem algumas informações básicas do negócio, possam de destacar nas buscas locais, sem ter que pagar nada por isso.

Melhor ainda, permite que as pessoas façam avaliações do seu negócio e interajam com a sua empresa. Para isso, basta que estas pessoas “sigam” o seu negócio, como em uma rede social qualquer. Genial, não acha?

Para completar, você também pode criar catálogos de produtos, e exibi-los no perfil da sua empresa. Para saber mais sobre o Google Meu Negócio, clique aqui.

2 – Google Ads Express

Outra das ferramentas do Google para pequenas empresas que merece destaque é o Google Ads Express. Esta é o que podemos chamar de versão “light” do Google Ads, mas igualmente importante no processo de divulgação de uma empresa no Google.

O Google Ads Express é a ferramenta de publicidade online desenvolvida para que as empresas possam divulgar seus produtos e serviços nas páginas de respostas do buscador, na área de links patrocinados.

Para anunciar no Google, você precisará em primeiro lugar criar uma conta no Google Ads, definir as formas de pagamento e depois começar a criar os seus anúncios, de uma forma relativamente simples, quando comparada ao antigo Google AdWords.

Essa é uma das ferramentas do Google para pequenas empresas de retorno mais rápido, pois basta configurar os anúncios e em poucos minutos eles já estarão sendo veiculados e gerando tráfego para o seu site.

3 – Google Para Pequenos Negócios

Esta, talvez seja uma das ferramentas do Google para PMEs mais interessantes para quem deseja dar seus primeiros passos no universo do marketing digital. O portal Google Para Pequenos Negócios, funciona como um verdadeiro consultor de marketing digital.

Ao acessar o site você responderá algumas perguntas sobre o seu negócio, e a partir das suas respostas, o sistema cria um plano personalizado de marketing digital envolvendo as principais ferramentas da plataforma Google.

É das ferramentas de marketing do Google para pequenas empresas, mais básica, aquela que um leigo, e até mesmo profissionais qualificados, deve consultar, seja pelo menos para ter um primeiro plano de marketing.

Como o marketing digital para pequenas empresas, geralmente começa pela própria equipe da empresa, é uma ótima fonte de consulta para começar a organizar os seus negócios. Para conhecer mais sobre esta ferramenta, leia a apresentação clicando aqui.

4 – Google G Suite

O G Suite é um pacote de aplicações desenvolvido pelo Google, que permite integração completa de aplicativos em uma única plataforma. A proposta do pacote é dar agilidade as ações administrativas e gerenciais do dia a dia de uma empresa.

Com armazenamento de informações em nuvem, e conectividade completa de toda a equipe de colaboradores, o sistema do Google para pequenas empresas oferece uma série de soluções digitais como videoconferências, e-mail independente, agendas e muito mais.

O G Suite é uma ferramenta paga, mas vale a pena, pois a integração que ela promove faz com que o ganho em termos de produtividade supere em muito o investimento feito na aquisição da licença do pacote. Para saber mais, clique aqui.

Como você pode ver as ferramentas do Google para pequenas empresas têm ajudado muitas pequenas e médias empesas a fazerem uma imersão digital, seja na área do marketing ou na área administrativa.

A Academia do Marketing acompanha de perto todas estas ferramentas para que possamos manter nossos cursos de marketing digital sempre atualizados com o que há de melhor no mercado.

Para se manter em dia sobre as ferramentas do Google para pequenas empresas e marketing digital, assine a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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