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Frete grátis como fator de conversão

Frete grátis como fator de conversão no e-commerce

O uso do frete grátis como fator de venda e forma de aumentar o faturamento de lojas virtuais é uma velha prática do e-commerce e que sempre rendeu bons resultados. Infelizmente sua utilização requer um bom conhecimento do estágio de compra em que o cliente está. Definir em quais situações devemos utilizar ou não o frete grátis como fator de venda é que é a grande dificuldade.  Usar o frete grátis como fator de venda é uma arte, pois requer um certo “feeling” e experiência.

Usando o frete grátis como fator de conversão no e-commerce

Existem momentos conhecidos onde o frete grátis como fator de venda funciona. Um exemplo clássico é quando o produto possui um alto valor agregado. Na cabeça das pessoas existe uma relação direta entre o preço do produto e o frete grátis. A coisa originalmente surgiu assim mesmo. Os cliente que compravam um alto valor na loja virtual, recebia o frete grátis como um prêmio pela compra. Só que, no Brasil principalmente, isso passou a ser uma regra geral.

Estabelecer uma política de frete grátis e essencial para o bom desempenho de uma loja virtual. É através dela que você terá um planejamento prévio das situações e produtos que podem receber este tipo de argumento de venda em sua loja virtual.

Uma outra situação onde o uso do frete grátis como fator de venda também funciona muito bem é quando a compra é reconhecidamente uma compra por impulso. Dentro do processo decisório do usuário, o valor do frete exerce uma função importante. Quando você elimina essa barreira com a oferta de frete grátis, as chances de conversão aumentam bastante.

Abandono de carrinhos e frete grátis

O uso do frete grátis como fator de venda se torna mais importante quando sabemos que as pesquisas demonstram que é justamente o valor do frete que provoca o maior número de carrinhos abandonados, o grande vilão do comércio eletrônico. Em nossa consultoria em e-commerce sempre verificamos esta hipótese na hora de analisar um problema de carrinhos de compra abandonados.

Um exemplo clássico dessa ocorrência é o de lojas virtuais de camisetas que não possuem uma estrutura de entrega com bons preços. Ao constatar que o valor do frete será quase a mesma coisa que o valor de uma camiseta, os clientes simplesmente abandonam o carrinho.
Controle de custos para implementação do frete grátis

Tudo gira em torno dos custos. A utilização de uma estratégia de frete grátis como fator de venda vai depender de um rigoroso acompanhamento dos custos de sua loja virtual. Em nosso curso Como Montar Uma Loja Virtual, fazemos questão de disponibilizar diversas planilhas de custos, porque sabemos de sua importância na tomada de decisões estratégicas e a adoção do frete grátis para aumentar vendas é uma delas.

O custo do frete mexe de forma violenta com a margem de lucro, mas ao mesmo tempo afeta também de forma significativa a taxa de conversão da loja. Por isso, a adoção de uma estratégia de frete grátis como fator de venda deve ser precedida por um rígido controle de custos para que o empresário não caia na armadilha de vender, mas com prejuízo operacional.

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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