Definir uma estratégia de marketing no Instagram é o primeiro passo para quem deseja usar essa rede para divulgar uma empresa ou até mesmo a sua marca pessoal.
Com o crescimento dessa rede no Brasil, muitas marcas vêm buscando no Instagram uma alternativa para a divulgação de seus produtos e serviços.
Moda, gastronomia, beleza e turismo, por exemplo, são setores que não podem ficar de fora do Instagram, por serem “a cara” dessa rede e por isso, encontram nela um ótimo lugar para a obtenção de leads.
O grande problema é que muitas dessas marcas estão partindo para o marketing no Instagram, ainda de uma forma amadora e improvisada.
Em um mercado tão competitivo como o do marketing nas mídias sociais, tratar uma conta de Instagram corporativa da mesma forma que você trata a sua conta pessoal é um verdadeiro suicídio estratégico.
Por isso, é importante que antes de mais nada, a marca se prepare, elaborando uma estratégia de marketing no Instagram, antes de sair por aí publicando qualquer coisa e rezando para ter algum resultado. Todos nós sabemos que isso não funciona.
Você verá que este planejamento básico de uma estratégia de marketing digital no Instagram não é tão difícil como pode parecer, mas certamente é fundamental para que a marca consiga bons resultados.
Abaixo você verá o passo a passo para elaborar uma estratégia de marketing digital no Instagram e projetar a sua empresa, ou marca pessoal nesta ferramenta.
O primeiro passo para montar uma estratégia de marketing no Instagram é entender o próprio conceito de marketing nas mídias sociais, que tem características bem diferentes de outras estratégias de marketing digital.
O marketing nas mídias sociais é baseado no relacionamento, ou seja, você em primeiro lugar cria laços de relacionamento com seus seguidores e fãs, para depois, de forma sutil, apresentar a sua proposta comercial.
Sendo assim, esta é uma estratégia de médio e por isso, você precisa começara agora para depois colher os frutos dessa estratégia mais adiante. Não existe resultado imediato no marketing em mídias sociais.
O marketing no Instagram, seja ele pessoal ou corporativo, obedece a regras próprias e compreender estas regras e características da rede é essencial para sua estratégia de marketing.
O Instagram é uma mídia, por definição, de entretenimento. Por isso, sua abordagem comercial deve ser a de display, ou seja, estar no lugar certo, para as pessoas certas, sem interferir na conversa natural da rede.
Como em qualquer outra plataforma de mídia social, ao traçar uma estratégia de marketing no Instagram você deve determinar de maneira clara quais são os seus principais objetivos com a presença da sua marca neste canal.
O marketing no Instagram não funciona ou funciona muito pouco em algumas situações, como a da venda direta, por exemplo. Por isso, a sua proposta deve ser a de criar uma alternativa às suas outras estratégias de marketing online.
Determinando de maneira clara os seus objetivos, você terá condições de selecionar suas métricas e fazer uma mensuração realmente técnica dos resultados. Não é por outro motivo que em nosso Curso de Instagram, colocamos esta questão logo entre os primeiros módulos do treinamento.
Outra característica interessante do Instagram é que ele é extremamente exigente em termos de conteúdo. Em nosso curso de marketing nas mídias sociais, sempre falo que o conteúdo é a principal ferramenta nesta área, e no Instagram não seria diferente.
Uma estratégia de marketing no Instagram, difere bastante do uso pessoas da ferramenta. Enquanto no uso privado, não temos muita preocupação com a sequência de ações, no caso do uso corporativo, tudo precisa ser pensado.
Por isso é importante que você estude as postagens de empresas da sua área que se destacam no Instagram, para entender a sua concorrência e também ver como o público reage a estas publicações.
O conteúdo é o grande responsável pelas interações no Instagram, portanto, acreditar que a marca poderá ter sucesso nesta área sem o devido cuidado na preparação prévia deste conteúdo é perda de tempo.
O Instagram, mais até que outras mídias sociais como o Facebook e Twitter, é um ambiente de conversas, por isso, você precisará ter uma estrutura de interação, caso contrário, todos os seus esforços para a criação de uma estratégia de marketing para Instagram serão desperdiçados.
As pessoas comentam e fazem perguntas em suas publicações, e é importantíssimo, para a criação dos laços de relacionamento que citamos no primeiro item deste artigo, que você esteja pronto para interagir com estes comentários e perguntas.
A pessoa responsável pela gestão de marketing nas redes sociais precisará estar totalmente alinhada com a estratégia de Instagram Marketing desenhada pela sua equipe, caso contrário, o potencial de conversão destas interações pode ser perdido, ou pior a marca pode acabar envolvida em uma crise nas mídias sociais.
Todos nós sabemos que o Facebook está totalmente integrado ao Instagram, e por isso mesmo faz todo o sentido você alinhe a sua estratégia de marketing no Instagram à sua estratégia de marketing no Facebook, de forma a criar uma sinergia de marketing digita entre elas.
Não que você vá replicar tudo o que faz no Instagram, na interface do Facebook, o que seria na verdade um grande erro, mas sim, fazer com que estas duas ferramentas interajam entre si, visando potencializar cada uma delas.
Só existe uma maneira de você analisar o sucesso de uma estratégia de marketing no Instagram, como em qualquer outro tipo de campanha online: Montando uma boa estratégia de monitoramento de conversões.
Um dos grandes problemas do Instagram é justamente a falta de links nas publicações pagas, eles só são permitidos em anúncios. Por isso, a maioria das técnicas de monitoramento de tráfego baseadas no Google Analytics, como UTM Tagging, ficam bastante comprometidas.
Por isso, você deverá criar um sistema de monitoramento diferenciado, através de Landing Pages específicas, enviadas em resposta às suas interações, para poder acompanhar a entrada de leads gerados no Instagram em seu funil de conversão.
Como você pode verificar, criar uma estratégia de marketing no Instagram não é tão difícil assim. É claro que estes são apenas os passos iniciais, mas sem eles, não há como ter sucesso neste canal. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos assinando a minha Newsletter.
Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing
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