Os principais erros que os empreendedores cometem nas redes sociais
Nosso assunto de hoje são os erros que os empreendedores cometem nas redes sociais, que muitas vezes acabam por arruinar todo um trabalho de divulgação nestes canais.
Entre os brasileiros que navegam na internet, a grande maioria se conecta às redes sociais. É o que revela o estudo “The Rise of Social Networking in Latin America” publicado pela comScore.
De acordo com o levantamento, os brasileiros gastaram, em junho deste ano, 12,5 bilhões de minutos em diversas redes sociais. Esse volume corresponde a 18,3% de todos os minutos gastos pelos brasileiros na internet.
Conforme é possível avaliar, as redes sociais abrangem um público extremamente interessante às empresas.
Pensando nisso, muito empresários aderiram a estas ferramentas para atrair mais público, tornar sua marca conhecida e até mesmo aumentar as vendas.
Erros nas redes sociais
Entretanto, na ânsia de estar presente na web, as empresas acabam cometendo alguns erros. Para descobrir quais são os dez principais erros comuns, o Portal InfoMoney conversou com o professor de Redes Sociais e Inovação Digital da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Gil Giardelli. Confira abaixo:
Não planejar sua presença nas redes sociais
Não é porque muitas empresas aderiram às redes sociais que necessariamente o negócio terá de ser cadastrado em uma. Segundo o especialista, as redes demandam conhecimento e planejamento prévio.
Tentar participar de várias redes simultaneamente
Quanto maior o número de redes onde a empresa estiver, mais tempo o empresário terá de se dedicar a elas. Mais ainda, nem todas elas rendem um bom retorno para o seu negócio.
Lembre-se de que as redes sociais são vitrines do negócio, por isso, devem ser atrativas e atualizadas, e isso dá trabalho e também requer investimentos.
Usar as redes sociais apenas para divulgar produtos e serviços
Ter informações somente sobre a empresa, produtos e serviços torna as redes desinteressantes. É como transformar os seus canais nas mídias sociais em um simples caixote para ficar anunciando os seus produtos.
“Se a empresa vender joias, além de falar do produto, conte sobre as pedras ou uma história interessante relacionada à peça”, exemplifica Giardelli.
Acreditar que o custo para estar nas redes sociais é alto
Na internet, é possível baixar ferramentas que podem contribuir para tornar o seu conteúdo mais interessante. Vale destacar que muitas são gratuitas, basta aprender a usá-las.
Que exitem custos sim para se desenvolver e manter uma estratégia de marketing nas redes sociais, não há dúvida, mas este custo, comparado a outras opções, não é tão elevado.
Deixar o trabalho a cargo de amadores
As redes não devem ser cuidadas por quem não conhece sobre o assunto, por isso, nada de delegar as funções para os sobrinhos ou filhos.
Hoje, existem profissionais especializados no assunto. Caso a empresa não possa pagar por este tipo de serviço, o empresário deve se aprofundar no tema por meio do estudo.
Esquecer que as redes sociais são compostas por pessoas
Quem está atrás dos computadores são pessoas. Por isso, gentileza e educação sempre caem bem. Redes sociais exigem um relacionamento de cordialidade e bom relacionamento. Se a empresa não compreende isso, melhor nem começar.
Ignorar opiniões contrárias
“As pessoas opinam sobre o que elas gostam. Caso contrário, elas não perderiam o seu tempo”, explica Giardelli. Não discuta assuntos polêmicos, assim como religião e futebol;
Levar as críticas para o lado pessoal
Críticas podem ajudar a melhorar o negócio. O empresário deve lembrar que a crítica não é contra ele, mas é sobre um produto ou um serviço oferecido pela empresa;
Falta de transparência
A transparência é palavra de ordem no mercado. Por isso, use o espaço das redes sociais para informar sobre a produção, crescimento e até mesmo faturamento. Isso garante mais confiabilidade do consumidor em relação à empresa;
Criar fakes para elogiar a empresa
Lembre-se de que o número de identificação IP aparece frequentemente em comentários de blog e sites, por exemplo. Ou seja, de nada adianta assinar diferentes nomes, criar usuários falsos e apenas falar bem da sua marca quando todos os outros internautas são capazes de facilmente derrubar essa máscara.
Isso não apenas destruirá a reputação on-line da empresa, como também poderá destruir as outras ações que, porventura, a empresa queira iniciar na rede. O melhor é ser objetivo e sincero, apresentando-se como representante da empresa e se mostrando sempre aberto a sugestões e críticas.
Fique atento a sua estratégia de abordagem nas redes sociais e evite esses erros mais comuns que os empresários cometem nas redes sociais.
Sabendo quais são os principais erros que os empreendedores cometem nas redes sociais é possível evitá-los e usar de forma adequada esse poderoso canal de comunicação.
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