Contratar um bom sistema de ERP para e-commerce é uma das principais medidas a serem tomadas por quem deseja ter uma administração segura e eficiente da sua loja virtual. O acompanhamento de processos é parte fundamental da gestão moderna.
A implantação de um ERP para lojas virtuais traz muitos benefícios. O principal deles, como mencionado anteriormente, é permitir a gestão de todas as etapas do negócio em uma única ferramenta. A segunda é a economia de tempo que isso proporciona.
Além dessas vantagens, um sistema ERP elimina as chances de erros pela dispersão dos dados em diversas fontes. Em um mercado cada vez mais exigente como o brasileiro, cometer erros básicos como vender um item que não existe em estoque pode significar um grande destaque para a marca.
Vamos começar definindo o que é ERP e como ele funciona. A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, ou simplesmente Sistema de Integração de Gestão Empresarial. A função do ERP integrar todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema.
Através da utilização de um sistema ERP podemos concentrar em uma única ferramenta, todos os dados operacionais e gerenciais de uma empresa, garantindo a maior precisão das informações e facilidade em seu gerenciamento.
Se você está montando uma pequena loja virtual, em um primeiro momento, o ERP para e-commerce pode ser colocado como uma etapa posterior do seu business plan, já que geralmente sua contratação envolve um investimento considerável em aquisição e treinamento.
Com a evolução do negócio e consequentemente, crescimento do volume de informações relativas às diversas atividades envolvidas a aquisição de um sistema ERP será fundamental para a evolução da sua loja virtual.
Talvez a etapa mais difícil na implementação de um sistema ERP para lojas virtuais seja escolher entre as diversas opções disponíveis no mercado, uma ferramenta que se adapte não só às suas necessidades, como também à sua plataforma de e-commerce.
Quando em nosso curso de e-commerce enfatizamos a importância do planejamento no e-commerce, um dos fatores que levamos em consideração é justamente o do crescimento do negócio. Por isso, na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce, é necessário, entre outros fatores, verificar a sua compatibilidade com as opções de ERP disponíveis no mercado, para não ter surpresas futuramente.
Basicamente existem três opções para a implementação de um sistema ESP em uma loja virtual. A primeira é o desenvolvimento de sistema próprio, o que é praticamente impensável para o pequeno e médio empresário, em função dos elevados custos de desenvolvimento, teste e implementação.
A segunda opção é a utilização de um ERP Open Source, sistemas de código livre como o Odoo ou o ERP5, que podem ser integrado à sua loja virtual sem os elevados custos de um software fornecido por desenvolvedores formais. O grande problema com essa solução ERP para e-commerce é que nem sempre a integração com a plataforma é possível ou fácil.
A terceira opção é a contratação do sistema junto a empresas desenvolvedoras de ERP para e-commerce. Neste caso, você contará com orientação durante o processo de implementação e suporte no que diz respeito a treinamento e atividades do dia a dia.
Agora que você já sabe da importância de um sistema de ERP para loja virtual, pesquise o mercado e escolha a solução mais adequada.
Publicado originalmente no portal Guia de E-commerce
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…