No desenvolvimento de um projeto de e-commerce a engenharia de vendas online nem sempre tem a devida atenção, mas essa é uma etapa fundamental de qualquer operação de comércio eletrônico. Não que seja um bicho de sete cabeças e que não possa ser resolvida por qualquer pessoa que tenha feito um bom curso de administração de empresas. A coordenação de processos de logística, tanto de entrega como de despacho, é uma tarefa inerente a qualquer negócio, e no e-commerce não é diferente.
O grande segredo da engenharia de vendas online é conseguir uma integração tal entre os processos, que possibilite um fluxo rápido e eficiente dos pedidos, visando o melhor padrão de atendimento possível em uma loja virtual, um dos principais diferenciais neste segmento. No nosso curso de criação de lojas virtuais chamo atenção para isso logo no início do treinamento, já que a questão essa é uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma operação de e-commerce.
Não adianta tentar mistificar a coisa, o segredo da engenharia de vendas online reside em um bom planejamento e do conhecimento do mercado. Durante a etapa de elaboração do plano de negócios para seu e-commerce, é necessário definir de maneira clara, quais são os elementos da cadeia de suprimentos do e-commerce e de logística de entrega para que todo o processo ocorra sem chances de ocorrência de gargalos que possam prejudicar a eficiência e consequentemente a imagem da loja virtual.
Se no mundo físico a engenharia de vendas merece toda atenção do mundo, no mundo online não é diferente. Vejamos então, quais são os fatores a serem considerados em seu e-commerce.
Fatores determinantes de uma boa engenharia de vendas online:
Como você pode ver, são questões simples e inerentes a qualquer operação comercial, seja ela física ou online.
Quando insisto em planejamento no e-commerce em meus cursos e palestras, sei do que estou falando. Nos mais de dez anos que atuo neste mercado, já vi projetos incríveis desmoronarem por falta de planejamento e as estatísticas revelam que a taxa de mortalidade de empresas que iniciam no e-commerce é inversamente proporcional ao grau de tempo gasto no planejamento de sua implementação e operação. Um projeto de e-commerce é muito mais que a simples criação de uma loja virtual, que a bem da verdade, é a etapa final.
Não se assuste com o dragão que volta e meia é pintado nesta área. Engenharia de vendas online é simplesmente uma questão de planejamento estratégico.
Publicado originalmente no Blog do Curso de E-commerce
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…