A palavra e-commerce incorporou-se definitivamente ao nosso dia-a-dia e a tendência é que se faça cada vez mais presente. Para grande parte dos brasileiros (32 milhões segundo as últimas pesquisas), o comércio eletrônico passou de uma curiosidade na Internet, para a figura de uma ferramenta que nos poupa muito tempo e dinheiro. A facilidade de poder comprar pela Internet deixou feliz não só os usuários pela praticidade, mas também empresários que viram a área de ação da sua empresa se expandir além de qualquer fronteira.
E-commerce é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. – Wikipédia
O crescimento do e-commerce parece não ter limites. A proliferação de lojas virtuais nos últimos anos foi de uma velocidade impressionante, e mesmo assim, especialistas e pesquisadores são unanimes ao concordar que ainda há muito espaço pela frente. Mas não foi só isso que mudou, a tecnologia também.
Ainda me lembro, quando há aproximadamente 12 anos comecei a trabalhar com sistemas de e-commerce, o acesso a esse tipo de mercado era simplesmente impensável e completamente inviável financeiramente. Hoje em dia, ter um e-commerce ou pelo menos um projeto de e-commerce, é uma obrigação de qualquer empresa, independentemente do porte. Em alguns casos, o e-commerce chega até mesmo a ser a única saída para o crescimento e a conquista de novos mercados.
Os custos de desenvolvimento e manutenção dos sistemas de comércio eletrônico simplesmente despencaram e passou a ser viável a opção de e-commerce para pequenos empresários. Aliado a isso, o aumento do número de pessoas com acesso a internet no Brasil e o volume de dinheiro (18,7 bilhões em 2011) que movimenta este mercado, fez ver aos empresários, o potencial do ecommerce.
Atualmente temos dezenas de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado brasileiro a preços que cabem em qualquer orçamento. A operação desses sitemas é cada vez mais simples e repletas de recursos.
Para quem ainda não sabe o que é e-commerce, essa cegueira pode sair caro, porque atualmente é uma opção, mas daqui a pouco tempo será uma questão de sobrevivência empresarial.
O E-commerce Brasil já chamou até a atenção de investidores internacionais que ou trouxeram ou se associaram a operações de e-commerce no Brasil.
A velocidade do e-commerce é tamanha, que ele já passa por um momento de reinvenção. A disseminação da tecnologia móvel é tão grande e rápida, que está criando novas oportunidades para vendas pela Internet no mundo inteiro. No Brasil, o m-commerce (Mobile Commerce) ainda é muito tímido, em função da precariedade do nosso sistema de telefonia, mas a tendência é de crescimento rápido em breve.
Uma outra renovação é também o s-commerce (Social Commerce) que aproveitou o fenômeno das redes sociais para criar um novo mercado. As lojas virtuais no Facebook, também chamado de f-commerce, são em número cada vez maior, o que comprova a força dessa tendência.
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