No e-commerce moderno, a divulgação de lojas virtuais desempenha o papel mais importante para o sucesso de uma operação de comércio eletrônico.
Sem uma boa estratégia de marketing para e-commerce não adianta você ter preços competitivos, uma ótima logística ou atendimento se ninguém consegue lhe encontrar.
Portanto, a chave do negócio está justamente na divulgação que você consegue dar à sua loja.
A questão da divulgação de lojas virtuais é tão importante, que quando elaboramos um plano de negócios para e-commerce, na parte que se refere à alocação de recursos, costumamos direcionar aproximadamente 30% dos recursos para a parte de plataforma de e-commerce e sistemas acessórios e 70% da verba para o marketing digital. Essa fórmula funciona também para projetarmos o custo total do projeto.
Como em qualquer área do comércio eletrônico, o marketing digital de uma loja virtual precisa ser meticulosamente planejado.
Em nosso curso de introdução ao marketing digital falamos que qualquer outra etapa do marketing pode ser pulada, menos esta. A divulgação de lojas virtuais exige coordenação entre as diversas ações para que se crie uma sinergia entre elas.
O primeiro passo para atrair tráfego para uma loja virtual é identificar seu público-alvo e suas características para depois então pensar em que ferramentas irá utilizar. De nada adianta criar ações de marketing digital que não estejam integradas. Isso é simplesmente jogar dinheiro fora.
O processo de divulgação de um e-commerce começa já na parte do planejamento da estrutura da loja. Além dos cuidados referentes aos recursos disponíveis na plataforma de e-commerce, é preciso também planejar a estrutura da loja, principalmente no que diz respeito às técnicas de SEO que precisam ser aplicadas a elementos como departamentos, seções e página de produtos da loja.
A elaboração de um projeto de SEO é essencial para a encontrabilidade da sua loja virtual. A divulgação do e-commerce precisa ser pensada desde as etapas iniciais para que mais a frente você não tenha que refazer tudo, principalmente na parte do marketing de busca. Esse tipo de coisa, além de gerar despesas que podem ser evitadas, causa bastante transtornos para o dia-a-dia da sua loja virtual.
Como o trabalho de SEO demora um pouco, dois a três meses, para começar a mostrar resultados, a melhor opção para quem deseja divulgar sua loja virtual são os links patrocinados.
Os links patrocinados são anúncios pagos que você pode criar, como por exemplo, o Google Ads para que os links da sua loja sejam publicados em destaque nas páginas de respostas de pesquisa.
Existe também a possibilidade de fazer a divulgação de lojas virtuais através de banners através da Rede de Conteúdo do Google, composta por milhares de sites, que podem veicular anúncios neste formato.
Em termos de marketing de busca você está parcialmente seguro usando a ferramenta de links patrocinados, mas não se esqueça que os resultados de busca orgânica costumam ser melhores em termos de taxa de conversão.
Portanto, não se esqueça que para promover uma loja virtual, é preciso ter uma estratégia de SEO sólida.
Essa é outra área do marketing para lojas virtuais que devemos tratar desde o início. O email marketing é atualmente um dos melhores canais para divulgação de lojas virtuais, mas é preciso ter uma boa base de e-mails.
Se você tem um mailing captado em seu negócio físico, este já é um bom ponto de partida.
Além disso, é importante que você prepare estratégias agressivas de captação de e-mails para construir um bom número de cadastro para fazer a comunicação da sua loja virtual.
Atualmente, a divulgação de uma empresa na internet passa pela criação de laços de relacionamento cada vez mais fortes com seus clientes, e o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para isso.
Fazer a divulgação da sua loja virtual é uma tarefa que exige método e disciplina, mas os resultados valem a pena.
Publicado originalmente no Blog do Curso de E-commerce
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