Facebook

Como vender no Facebook

Como vender no Facebook – Transforme sua página em uma loja virtual no Facebook

Nosso assunto de hoje é como vender no Facebook, uma ideia de negócio online de baixo custo inicial e que pode se transformar em um ótimo negócio.

Não há como negar a importância do Facebook como ferramenta de marketing nos dias de hoje. Praticamente todo mundo tem um perfil nessa rede, e isso a transforma em uma ótima oportunidade de negócio.

Anteriormente aqui no Mulheres Empreendedoras, publicamos um artigo sobre Como Ganhar Dinheiro no Facebook, que teve uma repercussão muito boa entre nossas leitoras. Hoje iremos mais a fundo na questão e veremos como vender no Facebook.

Você verá que são dicas simples para organizar todo o processo de vendas no Facebook e deixar suas estratégias bem mais profissionais, gerando assim um retorno maior.

Dicas de como vender no Facebook

Listamos abaixo uma série de dicas para quem está em busca de saber como vender pelo Facebook e montar um negócio lucrativo com essa atividade. O caminho das pedras passa obrigatoriamente por cinco pontos principais:

  • Planejamento e estratégia para vender no Facebook
  • Criação de uma base de fãs segmentada para o seu produto
  • Criação de um processo de vendas fácil e ágil
  • Desenvolvimento de conteúdo não comercial
  • Relacionamento com a sua base de fãs

Vejamos então o que fazer em cada um desses casos.

Planeje as suas ações de venda no Facebook

A nossa primeira dica sobre como vender no Facebook é fundamental. Tenha uma estratégia de vendas. Não adiantará de nada você sair publicando suas promoções, se por trás disso não houver uma estratégia.

Analise o seu público através do Facebook Insights e descubra seus hábitos e costumes para conseguir ter um alcance mais segmentado. Além disso, crie um cronograma de ofertas, faça um planejamento editorial e automatize essas rotinas.

Crie uma base de fãs sólida

Outra dica fundamental para quem quer ganhar dinheiro vendendo no Facebook é criar uma base de fãs sólida para sua página. É clara que ter um número de fãs elevado é fundamental para quem quer vender no Facebook, mas é preciso que essa base de fãs seja segmentada.

Com uma boa estratégia de marketing no Facebook, você poderá criar uma base de fãs que esteja alinhada com os produtos que pretende vender no Facebook. Dessa forma, suas chances de venda aumentarão bastante.

Crie promoções exclusivas para os seus fãs

Uma das nossas primeiras dicas sobre como vender no Facebook é criar promoções exclusivas para os seus fãs. As pessoas gostam de se sentir especiais e este tipo de promoção tem esse efeito.

Estas promoções podem ir desde descontos especiais, vendas relâmpago, até promoções pontuais de serviços e produtos. Outra sugestão é fazer promoções para aniversariantes ou então algo que gire em torno de uma comemoração específica, como Dia das Mães por exemplo.

Invista em imagens de qualidade

As imagens exercem um papel fundamental no e-commerce e por isso, se você está pretendendo vender pelo Facebook, nossa dica é que você deve investir pesado nessa área para que o negócio dê certo.

Trabalhe nas imagens para que tenham uma boa definição e de preferência, use várias imagens, de ângulos diferentes, para que o comprador possa ter uma visão completa do produto, proporcionando assim uma experiência de compra melhor.

Forneça o máximo de informações sobre os produtos

Vender nos dias de hoje é dar informações, por isso, dê o máximo de informações possível nas suas publicações de venda no Facebook. Detalhes como omitir o preço do produto ou serviço na publicação podem fazer muita diferença na hora de fechar a venda.

Não colocando o preço você poderá perder muitos clientes em potencial e além disso, essa atitude irá gerar uma série de comentários ou mensagens em privado, as quais você terá que responder, aumentando o seu back office e gerando muito mais trabalho.

Facilite o processo de compra no Facebook

Outra dica fundamental para quem deseja saber como vender no Facebook é facilitar ao máximo o processo de compras, removendo barreiras que possam dificultar ou impedir a concretização do negócio.

Se você tiver uma loja virtual, crie um link direto para a página de detalhe de produtos, ou se não tiver uma loja, crie uma no próprio Facebook. Outra opção é criar um formulário de contato em sua própria página, através de um aplicativo.

Use os anúncios do Facebook – Facebook Ads

Outra boa dica para quem deseja saber como vender no Facebook é utilizar os Facebook Ads, os anúncios pagos no Facebook. Eles potencializam o alcance das suas publicações e fazem com que seus produtos sejam exibidos para um público segmentado.

Com um investimento relativamente baixo, você poderá alcançar um número muito maior de pessoas, e com a vantagem de escolher o perfil que mais se adapte ao seu produto. Dominando as técnicas de Facebook Ads, o resultado é simplesmente divino.

Desenvolva um bom sistema de relacionamento com os clientes

Ter uma loja virtual no Facebook é como ter um e-commerce independente. O atendimento ao cliente é fundamental. Por isso estabeleça uma rotina de gerenciamento da sua loja e relacionamento com seus clientes.

Responda a todas as perguntas o mais rápido possível e mantenha seus compradores sempre informados sobre o andamento de seus pedidos. Realizar vendas pelo Facebook é acima de tudo saber criar um bom ambiente de relacionamento.

  Leia também o artigo Como Ganhar Dinheiro na Internet em 2017

Com essas dicas sobre como vender no Facebook você pode dar o pontapé inicial para um negócio bastante lucrativo e prazeroso. Mantenha-se atualizado sobre este e outros temas ligados ao Facebook, assinando a minha Newsletter.

Por Josiane Osório na Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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