Dicas de como se tornar um empreendedor digital
Com a explosão da economia digital é cada vez maior o número de pessoas que se perguntam como se tornar um empreendedor digital, é não é para menos, esse é um segmento que não para de crescer e parece não ter limites para essa expansão.
A cada dia surgem novos negócios online e relatórios dando conta do crescimento desse setor. Não é de se estranhar que a curiosidade a respeito do empreendedorismo online cresça a cada dia, pois ninguém que ficar fora desta nova onda econômica.
Talvez a primeira pergunta que você deva se fazer não seja a de como se tornar um empreendedor digital, mas sim se você tem o perfil de um empreendedor online.
Digo isso, não porque se transformar em um empreendedor na Internet seja algo extremamente difícil e complicado, mas é preciso ter, como em outras áreas, gosto pelo trabalho nessa área.
Porque as pessoas querem saber como se tornar um empreendedor digital?
A resposta para essa curiosidade pode seguir duas linhas de raciocínio, a primeira, porque está na moda e a mídia não cansa de citar os casos de sucesso. A segunda é que as oportunidades no mundo físico estão cada vez mais escassas e custosas.
No primeiro caso, posso dar um bom conselho: Cuidado com o Canto da Sereia. A grande mídia adora falar dos casos de sucesso, mas não dá uma única linha aos casos de fracasso. Nem todo mundo que investe no mundo online acaba “rico e poderoso”.
Os casos de insucesso são muitos, mas ninguém gosta de falar de derrotas, mas sim de vitórias. As mentiras sobre ganhar dinheiro na Internet se multiplicam por ai e o bom senso é a melhor arma para evita-las.
O empreendedorismo online vale a pena? Eu pessoalmente acredito que sim, pois não existe atualmente um mercado tão promissor quanto o digital, mas ele tem seus custos e cotas de sacrifício. Se você aceitar as regras do jogo, suas chances de sucesso são muito grandes, mas se vier para esse segmento achando que tudo é fácil, com retorno rápido e sem investimento… melhor procurar outra área, se é que existe uma com essas características.
Um mundo físico cada vez mais competitivo e custoso
Não é preciso retroceder muitos anos na história. Em meados do século IX, montar uma empresa de petróleo não era muito difícil, bastava ter um bom campo, como milhares nos Estados Unidos e pronto! Milionário instantâneo!
Bem, David Rockfeller mostrou que o buraco era mais embaixo. Além do investimento inicial na prospecção, você precisaria de um bom sistema de processamento e distribuição. Dai nasceu a Standard Oil, que já no nome mostrava a força da marca; um padrão na produção de óleo combustível. Você se aventuraria no mercado de exploração de petróleo hoje em dia? Teria dinheiro para isso? Teria profissionais para isso? Bem, Eike Batista achou que sim e …
O mundo virtual é diferente. O volume de capital envolvido para montar um negócio na Internet, nem sempre é tão grande assim, e a taxa de crescimento é muito alta. Em contrapartida, os riscos acompanham a curva de “facilidade” do negócio, mas quando este risco é calculado, devidamente dimensionado e tecnicamente equacionado, o sucesso é uma questão de tempo, trabalho e perseverança.
Crescimento acelerado
Imagine uma empresa que apresenta taxa de crescimento de 30% ao ano. Isso não é exceção nas .COM e muito pelo contrário. Se você tem um bom projeto, essa é uma taxa de crescimento, quase que moral, quando você tem uma equipe comprometida que veste a camisa e participa do retorno financeiro real.
Não se iluda com a questão do crescimento, pois ele as vezes soa como outro Canto da Sereia e acaba jogando as Startups na zona de conforto, o que é fatal nesse ambiente de negócios. É natural que em um primeiro momento, um negócio digital apresente uma explosão na taxa de crescimento, mas para manter o ritmo é preciso estar sempre inovando, surpreendendo seus clientes e agregando valor ao negócio.
Portanto, uma das dicas sobre como se tornar um empreendedor digital é: Esteja sempre se reinventando e surpreendendo seu público para não perder seu mercado.
Montar um negócio online é para você?
Talvez você tenha se afastado deste mercado por ter horror a programação, mas posso lhe adiantar que entender de programação não é condição fundamental para ser bem sucedido nos negócios online. Bill Gates não sabia nada de programação avançada quando lançou o Windows e até hoje não sabe.
Zukerberg sabe muito de programação, mas é um verdadeiro fracasso em finanças e marketing e nem por isso deixou de ser um dos empresários mais bem sucedidos do universo online. Steve Jobs nunca foi chegado a um código fonte, mas em compensação consegui perceber as necessidades do público digital.
Por fim, Steve Jobs nunca foi chegado a um código fonte, mas em compensação conseguiu perceber as necessidades do público digital. O que esses caras têm em comum? Simples, se cercaram de gente capacitada e com vontade de vencer. Não se trata somente de saber como se tornar um empreendedor digital, mas ter uma equipe tecnicamente capacitada para suprir lacunas de conhecimento que eventualmente você tenha.
Qual a receita para o sucesso?
Se você quer saber Como Se tornar Um Empreendedor Digital? Eu te devolvo uma outra pergunta: De que forma você pode acrescentar valor ao dia a dia das pessoas? Esse é o grande segredo dos negócios de maior sucesso na web, gerar uma proposta de valor sólida que seja facilmente reconhecida pelo público. Essa é a resposta que dou a todo mundo que me pergunta como ganhar dinheiro na Internet; ofereça algo inovador que ajude as pessoas de alguma forma.
Além disso, para se tornar um empreendedor digital é preciso conhecer bem as ferramentas disponíveis na Internet para criação do seu negócio, como plataformas e sistemas acessórios e se cercar de pessoas que dominem essas plataformas e não tenham medo ou preguiça de conhecer e explorar novas opções.
Agora que você já tem algumas dicas de como se tornar um empreendedor digital, o que acha de pesquisar em nosso site e ver as várias opções de negócios online que já cobrimos?
Publicado originalmente no Empreendedores Web