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Prepare sua loja virtual para o Dia das Mães

Prepare sua loja virtual para o Dia das Mães

Prepare sua loja virtual para o Dia das Mães

Terminada a Páscoa, agora é hora de preparar sua loja virtual para o Dia das Mães. Saber aproveitar as datas comemorativas no e-commerce é essencial para a saúde finaceira de qualquer comércio eletrônico, pois é justamente nestas datas que ocorrem os picos de venda, portanto, não há tempo a perder.

No Brasil, o Dia das Mães é a segunda maior data em termos de faturamento no e-commerce. Em 2012, o faturamento das vendas online no Dia das Mães foi estimado em R$ 925 milhões, um crescimento nominal de 22%. Se tomarmos como base, uma média histórica durante os últimos cinco anos no e-commerce brasileiro, de 25%, é factível falar em um faturamento em torno de R$ 1,2 bi em 2013, principalmente em um momento sem turbulências econômicas.

Como não perder vendas no Dia das Mães

Se você ainda não terminou de preparar sua loja virtual para o Dia das Mães, vamos dar algumas dicas, que podem ser o seu check list, para uma das datas sazonais do e-commerce de maior faturamento.

O volume de acessos às vésperas do Dia das Mães é muito grande e chega a congestionar não só a banda da Internet como também os servidores onde as lojas virtuais estão hospedadas. Se lembra do Black Friday no ano passado? É bem isso. Se os servidores onde está hospedada sua plataforma de e-commerce não estiverem preparados, sua loja vai ter muitos problemas.

A primeira providência é verificar com o seu provedor, sobre como funcionará o suporte perto dessa data tão crítica para a operação da loja. Não custa nada lembrar, concorda? A segunda providência diz respeito a algumas questões técnicas no próprio site.

Tire ou desative qualquer tipo de recurso que possa vir a sobrecarregar seu sistema. Scripts de alerta de segurança, relógios de ofertas, janelas pop-up, Testes A/B e outros recursos que em épocas de menor movimento podemos usar e testar sem maiores prejuízos para o desempenho da loja virtual como um todo.

Agilize as formas de pagamento

Ao preparar sua loja virtual para o Dia das Mães, não se esqueça de fazer uma verificação profunda na parte dos meios de pagamento. Verifique se suas rotinas de pagamento online estão otimizadas para o máximo desempenho.

Outra providência é disponibilizar a maior variedade de formas de pagamento possível em sua loja virtual.

Logística em lojas virtuais no Dia das Mães

Outro ponto a ser considerado na hora de preparar seu e-commerce para o Dia das Mães, já que é um dos grandes problemas de uma loja virtual. Por se tratar de uma época de alta demanda, a logística precisa estar preparada para momentos de stress e probabilidade de erro elevada. Mas isso não é justificativa para entregar compras com atraso.

Se estiver trabalhando com um sistema de cross docking ou drop shipping, esse cuidado deve ser maior ainda. É bom levar em conta imprevistos como sobrecarga de pedidos nas transportadoras ou Correios e até mesmo problemas alfandegários.

No marketing digital também é melhor se planejar

Lembre-se que você não é o único que está preparando sua loja virtual para o Dia das Mães. Os recursos básicos de divulgação de lojas virtuais estarão sendo preparados e agendados por outros diversos lojistas online. Portanto, prepare-se para alguns pontos de estrangulamento.

É o caso de disparo de peças de email marketing. Esquematize-se para não enfrentar “filas” no servidor das empresas de disparo, principalmente, as de desempenho mais modesto.

Prepare-se também para a alta de preços nas principais palavras-chave no Google Ads relativas ao Dia das Mães e também, nos perfis mais previsíveis no caso dos Facebook Ads. Essa é uma época de preços caros em links pagos, sejam eles de marketing de busca ou mídias sociais.

O Dia das Mães é um verdadeiro Boing, em termos de faturamento no e-commerce. Portanto, crie seu check list e comece a preparar sua loja virtual para o Dias da Mães desde já.

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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