Muitas vezes quando as pessoas me perguntam sobre como montar um e-commerce com WordPress fico imaginando como evoluiu essa plataforma.
Há tempos atrás se você me perguntasse isso eu falaria para parar de delirar e atualmente é uma pergunta não só plausível como também altamente viável para quem deseja montar um e-commerce sem gastar muito dinheiro no início.
Para saber como montar um e-commerce com WordPress, em primeiro lugar você precisa dimensionar o seu projeto de e-commerce para saber se a plataforma de e-commerce do WordPress suporta as suas necessidades.
Embora uma loja virtual com WordPress seja uma solução em e-commerce bem avançada atualmente, existem restrições técnicas para algumas funções muito especiais.
Discussões sobre custos operacionais a parte, a verdade é que em função do mercado aquecido e demanda muito superior a capacidade de atendimento, até mesmos as lojas virtuais alugadas, no modelo SAAS estão com preços bem salgados, principalmente para quem possui pouco capital.
Esse movimento acaba viabilizando opções como montar um e-commerce com o WordPress por exemplo.
O sistema é gratuito e a grande maioria dos plugins também é. As templates, layouts para a loja virtual, podem ser compradas em sites especializados como o Theme Forest a um preço bem acessível.
O WordPress em si já é bastante fácil de trabalhar, reunindo todas as funções necessárias para gestão de um site em uma única plataforma e sem necessidade de conhecer nada de programação.
Quando essa facilidade de trabalho se alia a uma solução de e-commerce que facilita a administração de uma loja virtual, o resultado é uma loja de baixo custo, fácil operação e ótimos recursos.
Em nosso curso de e-commerce sempre fazemos questão de frisar que a melhor plataforma de e-commerce é aquela que se adapta ao seu orçamento e a solução usando o WordPress é um desses casos.
Os responsáveis pela transformação do WordPress em uma loja virtual são os plugins, acessórios que são facilmente incorporados à plataforma WordPress acrescentando novas funções ao sistema.
Os plugins de e-commerce para WordPress mais conhecidos são o WooCommerce, Jigoshop e o WP E-commerce, ambos gratuitos e com possibilidade de instalação em qualquer plataforma WordPress hospedada em domínio próprio.
Como em qualquer solução open source para e-commerce, é necessário conhecimentos básicos do funcionamento do WordPress para poder configurar os plugins e suas funções.
Confesso que quando montei minha loja virtual com WordPress para efeitos de estudos, fiquei impressionado com a quantidade de recursos que eu podia implementar nela. Fui aprendendo as configurações de cada plugin disponível e explorando seu potencial.
Hoje em dia utilizo essa plataforma de forma profissional para projetos de menor porte, sem dever nada para outras soluções de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado.
No início, quando foram dados os primeiros passos em direção a criação de lojas virtuais com WordPress, uma das principais críticas a essa solução era a carência do sistema em relação a funcionalidades comuns no e-commerce.
Naquela época montar uma loja virtual com WordPress era barato mas não era tecnicamente viável. A coisa mudou muito de lá para cá.
Graça a evolução dos próprios sistemas que permitem criar lojas virtuais usando o WordPress, e a uma centena de plugins que foram lançados nessa área, podemos montar um sistema de e-commerce completo e tecnicamente perfeito para um comércio eletrônico profissional, usando o WordPress.
Veja algumas funções de e-commerce disponíveis para uma loja virtual com WordPress:
Ter um e-commerce feito com WordPress é muito mais barato do que adotar outras soluções de e-commerce disponíveis pelo mercado, mas isso não que dizer que ela seja gratuita.
Para criar uma loja virtual com WordPress de boa qualidade, alguns itens como templates profissionais, layouts prontos para a loja virtual tem um custo.
No caso das templates, algo em torno de U$ 60 na maioria dos casos. O Theme Forest é um dos sites mais completos em termos de templates para lojas virtuais em WordPress. Existe também a questão da instalação do sistema.
Se você conhece o funcionamento do WordPress não terá nenhum custo de instalação e configuração do sistema, mas se você simplesmente não conhece nada sobre a plataforma, vai precisar contratar alguém para instalar a loja e depois lhe ensinar a trabalhar nela.
Além disso, alguns plugins também são pagos, girando em torno de U$ 100 cada um, mas é perfeitamente viável montar uma loja com os plugins gratuitos.
Como você pode ver, o que era uma utopia há tempo atrás agora já é possível. Se você queria saber como montar um e-commerce com WordPress esperamos ter lhe dado uma ajuda com essa matéria. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
Publicado originalmente no Blog do Curso de E-commerce
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…