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Como Divulgar Uma Loja Virtual No Instagram

Como divulgar uma loja virtual no Instagram

Para muitas marcas, saber como divulgar uma loja virtual no Instagram é fundamental, principalmente se estiverem nos segmentos de moda, acessórios, decoração e turismo, só para dar alguns exemplos.

Com o crescimento do Instagram no cenário das mídias sociais, principalmente aqui no Brasil, ficar fora deste canal é inconcebível em alguns casos.

A ferramenta, que era vista inicialmente apenas como uma brincadeira descomprometida de envio de fotos, ganhou o status de poderoso canal de marketing nas mídias sociais, junto com seu irmão Facebook e outros.

Por isso, se você tem um e-commerce em um dos setores citados acima, saber como divulgar uma loja virtual no Instagram é fundamental, caso contrário, você poderá perder ótimas oportunidades de negócio.

Por isso, a equipe do Curso de E-commerce pesquisou e apresenta aqui algumas dicas fundamentais para quem deseja divulgar um e-commerce no Instagram, de forma profissional e trazendo resultados reais, não apenas o famoso “mimimi”.

Para deixar este artigo mais didático, separamos nosso roteiro sobre como divulgar um e-commerce no Instagram nos seguintes tópicos:

  • Planejamento da presença da loja no Instagram
  • A questão das imagens e qualidade das fotos
  • Mostrando a cultura da marca no Instagram
  • Criação de legendas impactantes
  • O uso inteligente das #Hastags
  • Criando promoções exclusivas para o Instagram
  • Interagindo com os seus seguidores

Você vai ver que divulgar um e-commerce no Instagram pode ser uma atividade que vai muito além da publicação de ofertas. Em nosso Curso de Instagram, fazemos questão de deixar claro, que esta ferramente hoje em dia está cada vez mais profissional.

O passo a passo de como divulgar uma loja virtual no Instagram

Abaixo, listamos as principais dicas de como divulgar um e-commerce no Instagram, de uma maneira profissional, para transformar este canal em uma verdadeira máquina de vendas.

1 – Crie uma estratégia para divulgação do seu e-commerce no Instagram

Sair postando qualquer coisa no Instagram, só para mostrar os produtos da sua loja virtual e pedir para que as pessoas os comprem, simplesmente não funciona. Pior ainda, pode acabar gerando uma baita rejeição à marca.

É necessário que você crie uma verdadeira estratégia de marketing no Instagram e que alinhe esta estratégia, às outras que você já utiliza em seu e-commerce, como o marketing de busca para conseguir uma sinergia entre os diversos canais.

2 – Publique sempre imagens originais e inovadoras

Um dos principais pontos para obter um bom alcance e alto grau de engajamento no Instagram, é importante prestar bastante atenção nas fotos que você publica. Nada de sair pegando qualquer coisa pela web e dizer que isso é foto boa para o Instagram.

Fotos inéditas e até mesmo diferentes das que você publica em sua loja virtual, de preferência em uso, são uma ótima forma de se comunicar através das imagens no Instagram. O investimento vale a pena, pois cria um diferencial para o perfil da marca.

3 – Trabalhe com fotos de qualidade profissional

As fotos que você divulga em seu perfil no Instagram representam a qualidade dos seus produtos, por isso é preciso trabalhar sem com imagens de qualidade profissional impecável, pois todos nós conhecemos a importância das fotos no e-commerce.

Trabalhe sempre com imagens de alta definição e ângulos que explorem e valorizem ao máximo os seus produtos, pois isso se refletirá em engajamento e um conceito elevado para a sua marca.

4 – Publique fotos que reflitam a cultura da marca

Se você quer saber como divulgar uma loja no Instagram, esteja cinte desde já que esse não é um canal de vendas, mas sim de criação de laços de relacionamento e difundir o conceito da marca. Por isso, as fotos precisam refletir este conceito.

Publique fotos que remetam a um estilo de vida, uma proposta que a marca leva em consideração na hora de escolher os produtos que oferece a seus clientes no e-commerce. Vá além do produto.

5 – Crie legendas que incentivem a interação

Outra dica para quem deseja saber como divulgar uma loja virtual no Instagram é não manter o foco única e exclusivamente nas fotos, mas prestar atenção também nas legendas que são publicadas para complementar a imagem.

Legendas de grande apelo aumentarão as suas chances de divulgação no Instagram. Use bons Call to Actions em suas publicações e direcione seus clientes para o seu funil de conversão desenhado em sua estratégia.

6 – Crie hashtags poderosas para suas publicações

O marketing no Instagram passa muito pela sua compreensão e utilização das Hastags, principalmente agora quando a ferramenta oferece a opção de seguir, além de perfis, hashtags específicas.

Por isso, não desperdice esse outro elemento importantíssimo em uma estratégia de marketing no Instagram e monitore as expressões mais utilizadas para estar sempre em uma boa colocação neste tipo de busca.

O correto uso das Hastags é fundamental para a promoção de um negócio nesta rede. Não é à toa que os principais cursos de marketing no Instagram sempre colocam um módulo específico sobre o assunto.

7 – Crie promoções exclusivas para o Instagram

Outra dica para quem busca saber como divulgar uma loja virtual no Instagram, é criar ofertas exclusivas para os seus seguidores.

As pessoas gostam de fazer parte de grupos exclusivos, e ao saberem que seguindo o seu perfil no Instagram, terão oportunidades diferenciadas, isto funcionará como estímulo.

Pesquisas mostram que 41% das pessoas que estão no Instagram ou seguem ou então seguiriam uma marca para ter acesso a sorteios e promoções exclusivas. Por isso, faz todo sentido usar este sentimento como aliado da sua estratégia de marketing no Instagram.

Uma forma bem interessante e sutil para fazer a divulgação dos seus produtos é sobrepor a oferta a uma boa imagem, que de preferência tenha alguma relação direta com o produto ou serviço.

8 – Interaja com seus seguidores sempre que possível

Nossa última dica sobre como divulgar uma loja virtual no Instagram diz respeito à interação com a sua base de seguidores. Lembre-se que um dos pontos de uma estratégia de marketing nas redes sociais é justamente criar laços de relacionamento.

É preciso aproveitar toda chance de interação, como por exemplo, responder a comentários dos seus seguidores. Eles vão se sentir lisonjeados e de quebra, a sua marca tem a oportunidade de conquistar uma exposição maior.

9 – Transforme seus seguidores em parte do conteúdo

Outra forma interessante para divulgação de uma loja virtual no Instagram e fidelização de seus seguidores, é compartilhar o conteúdo dos seus seguidores em seu próprio perfil. Isso faz com que os seguidores se sintam honrados em seguir o perfil da marca.

Uma das vantagens deste tipo de estratégia é que trabalhando dessa forma você também irá ter conteúdo pronto para alimentar o seu Feed. Resultado, você ganha a simpatia dos seguidores e ainda por cima ganha em termos de produção de conteúdo.

10 – Crie um monitoramento de seus resultados

Nossa última dica de como divulgar uma loja virtual no Instagram diz respeito ao monitoramento das conversões, venham elas de publicações ou anúncios publicados no Instagram.

Você deve ter um especial cuidado na hora de fazer a correta atribuição de conversão no Google Analytics, para não perder as conversões que tiveram início nesta estratégia de marketing.

Agora que você já sabe como divulgar uma loja virtual no Instagram, o que acha de ajustar a sua estratégia às novas informações. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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