Posso garantir a você que esse é o caminho certo para projetar sua empresa na Internet, pois o Google é sem sombra de dívida a mais eficiente ferramenta do marketing digital.
Dentre as diversas opções envolvidas no Google Marketing, o marketing de busca é o canal de maior conversão no mundo online.
Para que você possa entender como divulgar uma empresa no Google, preparamos um roteiro básico sobre o que você precisa para colocar sua empresa em destaque nos grandes buscadores.
Existem diversas opções para a divulgação de uma empresa no Google, mas neste artigo vamos nos restringir ao marketing de busca, uma vez que falar sobre todas as opções, facilmente renderia um livro inteiro.
O marketing de busca é o canal de maior conversão do marketing digital, seja ela a captação de Leads ou a venda de produtos e serviços como no caso do e-commerce. Por isso, é um dos primeiros aspectos a serem levados em consideração na hora da elaboração de uma estratégia de marketing digital para qualquer marca.
Ser encontrado no Google é fundamental para o sucesso de qualquer empresa que pretenda fazer da internet um forte canal de divulgação. E não basta apenas estar listado no Google, é necessário ter uma posição de relevância nas páginas de respostas, já que a maioria das pessoas não vai além da primeira página do Google.
Em nosso Curso de Marketing Digital iniciamos o módulo de marketing de busca, também conhecido como Search Engine Marketing – SEM, dividindo este segmento do marketing online em duas dimensões: O SEO, sigla para Search Engine Optimization e os Links Patrocinados.
No caso do SEO, lidamos com técnicas que visam colocar um site e suas páginas nas primeiras posições das páginas de respostas do Google, na área de links naturais, também conhecida como Busca Orgânica, que ficam com mais de 60% dos clique dados nestas páginas.
Em Links Patrocinados, trabalhamos com um outro conjunto de técnicas que buscam conquistar posições de relevância nos resultados publicados na área de links pagos das páginas de resposta do Google, através do seu programa Google Ads.
São técnicas distintas com resultados distinto, mas com um objetivo em comum, conseguir posições de destaque nas SERPs – Search Engine Response Pages.
Para que quer saber como divulgar uma empresa no Google através de técnicas de SEO, devemos em primeiro lugar, avisar que essa é uma estratégia de médio/longo prazo, pois o trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca exige um prazo de maturação, mas isso não significa que não valha a pena, muito pelo contrário.
Em nosso Curso de SEO chamamos atenção para uma das grandes vantagens do emprego de técnicas de Search Engine Optimization, que é atrair tráfego constante e altamente qualificado para o site, sem custos diretos por clique ou exibição.
Não que SEO seja gratuito, muito pelo contrário, é um dos trabalhos mais caros do marketing digital e os profissionais de SEO formam um dos grupos de melhor remuneração na área. A vantagem de investir em uma estratégia de SEO é que o tráfego é constante e extremamente qualificado, apresentando a melhor taxa de conversão de todas as ferramentas utilizadas no marketing online.
Não importa se o seu objetivo é divulgar um site corporativo, de conteúdo ou loja virtual. Colocar um site entre as primeiras posições do Google é garantia de exposição constante e de altíssima conversão, seja ela qual for.
A outra opção para quem deseja saber como divulgar uma empresa no Google são os Links Patrocinados. Essa ferramenta é disponibilizada através do Google Ads, programa de publicidade online do buscador que insere links para os sites em uma área reservada no cabeçalho das páginas de respostas, nas laterais e também na última posição da listagem.
Para quem deseja divulgar sua empresa no Google, essa é uma solução imediata, pois basta criar a conta e os anúncios, pagar e em poucos minutos seu site já estará sendo exibido na área destinada a links pagos das SERPs. Parece fácil não é? Mas não é bem assim.
Como no caso do SEO, divulgar uma empresa através de links patrocinados requer muito conhecimento sobre as técnicas de seleção de palavras-chave e criação de anúncios. Além disso, como sempre ensinamos em nosso Curso de Google Ads, os links patrocinados trabalham em duas dimensões distintas, a da Rede de Pesquisa e Rede de Display, o que torna a técnica ainda mais elaborada.
O problema com Links Patrocinados está no custo. A cada vez que seu anúncio é clicado, você paga um determinado valor, previamente acordado com o Google, o que torna essas campanhas bastante onerosas, e a perspectiva é de ficarem mais caras ainda.
Com cada vez mais empresas buscando divulgação na Internet, o valor desses cliques, que são disputados em um sistema de leilão, tende a atingir níveis estratosféricos no Brasil a curto prazo.
Depende da situação. Se você precisa divulgar uma empresa na Internet em uma ação rápida e urgente, não há duvida que os Links Patrocinados se adequam muito bem ao seu caso, pois como dito anteriormente, seus resultados aparecem em curtíssimo prazo.
É o caso de lançamentos de produtos em lojas virtuais. Não faz sentido ficar esperando os resultados do trabalho de SEO começarem a surtir efeito, se a sua concorrência já está a todo vapor anunciando em links pagos. Nesse caso uma das melhores opções para divulgação de lojas virtuais está nos Links Patrocinados.
Para criação de uma estratégia de médio e longo prazo, que traga resultados constantes e de altíssimo potencial de conversão, sem dúvida alguma a alternativa do SEO é a melhor opção. Por isso mesmo, sempre recomendamos em nossos treinamentos na área de marketing digital e mídias sociais, que seja feito um planejamento de SEO logo na etapa de criação de um site.
Se você queria saber como divulgar uma empresa no Google, este é um bom caminho. É claro que existem outras opções, mas vamos deixá-las para uma análise posterior em outros artigos.
Publicado originalmente no Blog da Academia do Marketing
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