Se você quer realmente saber como abrir uma loja virtual de sucesso, antes de qualquer outra coisa, o que eu recomendo é que você foque bastante no planejamento, pois ele é fundamental para o sucesso do seu negócio. No mundo virtual, como no mundo físico, o planejamento de uma operação de e-commerce é quem vai lhe dar as diretrizes, que além de garantirem a organização do processo, também vai lhe poupar muito tempo e dinheiro.
Não adianta tentar montar uma loja virtual só porque um amigo seu está ganhando muito dinheiro com isso ou porque você leu uma reportagem sobre o crescimento do e-commerce no Brasil. Ou você assume o projeto como um investimento sério ou então esqueça.
Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre enfatizamos que o plano de negócio é quem dita o ritmo do projeto, a começar pela questão financeira, os recursos necessários para abrir uma loja virtual e mantê-la.
Isso depende muito. O custo de uma loja virtual varia em função das opções de mercado que você vier a adotar. O primeiro investimento será na aquisição de uma plataforma de e-commerce, mas esse não é o único custo do negócio, já que os recursos para a divulgação da loja virtual não podem ser esquecidos. Leia mais sobre o custo de uma loja virtual neste artigo.
Em primeiro lugar, escolha uma plataforma de e-commerce que se encaixe em seu orçamento e que seja escalável, ou seja, que poderá acompanhas o crescimento do seu negócio. Abrir uma loja virtual de sucesso é apenas a primeira etapa do negócio, depois vem a etapa de manter esse sucesso durante o processo de expansão.
Esqueça soluções amadorísticas, do tipo Loja Virtual Grátis, ou outro tipo de fantasia nesse sentido. O investimento no e-commerce é menor que o feito na abertura de uma loja física, mas mesmo assim é significativo.
Uma resposta que costumo dar a quem me pergunta como abrir uma loja virtual de sucesso é: Invista em capacitação de pessoal. Não existe nada mais frustrante que ver um ótimo sistema de e-commerce ser desperdiçado pela falta de pessoal com capacitação suficiente para gerenciar todas as informações que ele pode fornecer.
O e-commerce brasileiro está cada vez mais profissionalizado e competitivo, o que força os participantes do mercado a investirem cada vez mais em pessoal. Cursos e seminário nas áreas de gestão de e-commerce e a capacitação em marketing digital são os verdadeiros ativos de uma loja virtual de sucesso.
A preocupação com o marketing de uma loja virtual é tanta que nos levou inclusive a desenvolver um curso de marketing digital com foco no e-commerce. Não é novidade que para abrir uma loja virtual de sucesso é preciso contar com uma boa estrutura de divulgação da loja virtual, mas nos últimos tempos, em virtude da competição no segmento, esse aspecto do negócio tomou proporções gigantescas.
O sucesso de uma loja virtual está diretamente relacionado a um bom planejamento no que diz respeito ao marketing digital e a análise dos dados gerados por estas ações.
Como você pode ver, não se trata apenas de saber como abrir uma loja virtual de sucesso, mas sim como estruturar essa operação em termos de planejamento e crescimento. O planejamento e estruturação do seu projeto de e-commerce são os pilares do sucesso do empreendimento.
Publicado originalmente no Blog do Curso de E-commerce
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