O Business Plan para e-commerce é o primeiro passo no varejo online
A elaboração de um Business Plan para e-commerce é o primeiro passo que todo empreendedor deve dar na caminhada para inserção de sua empresa no comércio online.
Para que o empreendedor possa criar um negócio sólido, em primeiro lugar, precisa planejar muito bem o passa a passo para criação de uma loja virtual.
Todo negócio, seja no mundo físico ou online, precisa de um Business Plan, e o e-commerce não é nenhuma exceção.
Através da criação dele é que você terá uma ferramenta eficiente para poder projetar as diversas etapas de implementação, onde sua loja virtual pode chegar e servirá como um mapa para alcançar esses objetivos.
Em um segmento que muda tão rapidamente como o do comércio eletrônico, ter um plano de negócios bem estruturado é fundamental para para que a sua loja virtual possa responder rapidamente aos novos desafios e se adaptar a novas condições de mercado.
Além dessa questão estratégica, ter um Business Plan para e-commerce, é condição fundamental para que você consiga financiamento ou investidores para o seu negócio.
Para que qualquer investidor invista em seu negócio, você precisará mostrar que tem o caminho certo para torná-lo um empreendimento de sucesso.
O Business Plan como ferramenta de avaliação de viabilidade
Como um business plan para e-commerce pode ajudar o seu projeto e criar diretrizes para sua loja virtual
Uma outra função do Business Plan para e-commerce funcionar como ferramenta para definição dos recursos necessários para colocar o negócio no ar.
Quando você detalha em seu estudo, todas as variáveis de custo para criação do negócio, evita que despesas inesperadas ponham tudo a perder.
Um bom plano de negócio para e-commerce exige pesquisas de mercado para determinar se existe uma oportunidade real para criação de um negócio que seja rentável e duradouro.
Outro ponto importante é a elaboração de uma análise SWOT, estabelecendo quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao negócio, para ter uma noção clara do segmento em que se deseja estabelecer o negócio.
Em nosso curso de e-commerce damos uma atenção especial às diversas etapas do planejamento de uma loja virtual, pois entendemos que esse é o primeiro e mais importante passo para o sucesso do negócio. Fora isso, na base do improviso, é loteria pura.
Um plano de negócio para e-commerce estabelece metas
O plano de negócio para e-commerce também serve para definir as prioridades. Um Business Plan bem elaborado deve fornecer orientações operacionais para dia a dia. É fácil nos distrairmos com detalhes cotidianos ou emergências e perdermos o foco.
Um projeto de e-commerce não é um estudo para ser feito uma vez, usado e depois ser armazenado em uma gaveta.
É preciso revisitá-lo constantemente para verificar se o caminho planejado está sendo trilhado, ou se o caminho inicial precisa ser revisto em função de mudanças no cenário ou posicionamento da empresa.
Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Seu business plan deve descrever claramente onde sua empresa deseja estar daqui a três, cinco e dez anos.
Analise profundamente seus concorrentes e de que forma você pode se diferenciar. Defina qual será seu público-alvo, pois quando a intenção é de atender a todos, há um risco de não atender a ninguém direito.
Por isso mesmo é aconselhável que você tente trabalhar com nichos de mercado, que oferecem uma competição menor e portanto, são mais fáceis para se estabelecer.
Não se esqueça de incluir neste planejamento os custos de divulgação da loja virtual, pois sem isso não há como o negócio ir a diante, principalmente em um mercado tão competitivo como o que vivemos atualmente.
Valide sua ideia de negócio
Uma vez concluído seu business plan para e-commerce, é importante buscar a validação da ideia de negócio para ter uma ideia real sobre sua viabilidade ou não.
Compartilhe as informações com pessoas da sua confiança e que tenham experiência para criticá-lo. Ter uma visão alternativa sobre uma ideia é sempre enriquecedor.
Nos dias de hoje, onde o e-commerce surge como opção para vencer a crise, é importante que o seu projeto seja elaborado da forma mais profissional possível, pois não existe mais qualquer espaço para o amadorismo ou improviso no comércio eletrônico.
Publicado originalmente no Guia de E-commerce